terça-feira, 28 de outubro de 2008

110- Ele voltou! Entrevista relâmpago com Diego Di Berardino



Nosso querido rubro-negro está de volta, após brilhante excursão internacional!Fez a gentileza de arrumar tempo e responder a uma entrevista-relâmpago para este blog.


1-Você evidentemente obteve uma grande experiência enxadrística nesta viagem ao exterior. Porém, queria saber um pouco das impressões de um jovem enxadrista quanto aos aspectos culturais. O que você aprendeu, observou de outras culturas, outros povos? Alguma coisa lhe impressionou de forma positiva ou negativa?

Estou impressionado com a Holanda. É um país sensacional, o povo é extremamente educado e cordial , todas as pessoas (desde as mais humildes até os mais ricos) falam inglês!
Por exemplo: no último torneio que jogamos (Essent) na frente do local de jogos havia bandeiras de todos os países participantes. Eu tirava foto do Krikor com a bandeira do Brasil e da Armênia(por causa da origem dele) e ele tirava foto minha com a bandeira do Brasil. De repente um cidadão holandês, que nem enxadrista era, e estava dentro do seu carro do outro lado da rua saiu de seu carro e veio até nós perguntar se queríamos juntos na foto,pois ele tiraria para nós! Além do que é um país extremamente liberal(por exemplo,vc vê mulheres fazendo topless nos parques,entre outras coisas,rsrs) .Também a organização dos torneios lá é espetacular e eles nos elogiaram bastante quando na última rodada do torneio em Vlissingen, eu fui emparceirado com o Fier, (se ele ganhasse ele era campeão e ganhava uma bolada e seu ganhasse faria norma de GM (norma de apoio)), daí lutamos bravamente até empatar no fim e eles nos elogiaram por não fazer "marmelada",rsrs. Já na China , fiquei impressionado com a infra-estrurura dos Jogos Olímpicos ,com as construções monumentais como o estádio olímpico " Ninho de Pássaro" e como o povo é determinado e trabalhador. Foi lá também que obviamente tivemos as maiores dificuldades de comunicação,pois puquíssimos falam inglês,rsrs. Lá fomos numa feira de comidas exóticas,onde havia ,baratas,cobras, estrela-do-mar,etc... Experimentei apenas um pedaço de cachorro,que era impossível saber a raça e um crocante escorpião no espeto,rsrsr.


2- Você já é um profissional de xadrez ou quando retornar ao Brasil vai prosseguir seus estudos de informática? Fazer bem as duas atividades é possível?

Me considero um sem- profissional de xadrez,pois seguirei com a faculdade de Sistemas de Informação e pretendo me formar. Acredito que é possível terminar a faculdade sim,embora estejamos pensando em repetir a experiência da viagem ano que vem, o que possa atrasar um pouco mais minha o término da faculdade,mas não tenho pressa para isso.

3- Poderia dizer quais foram as contribuições de todos os professores e treinadores de xadrez que passaram por sua vida?

Tufic Derzi me apresentou as primeiras lições de xadrez e me apresentou ao mundo dos torneios escolares. Com Renato Carvalho comecei a levar o xadrez mais a sério e a importância de estudar sozinho. Sílvio Mendes me ensinou a extrema importâcia dos finais de partida e sua personalidade sempre alegre é muito marcante para mim. Com Limp me reforcei nos finais ,e tive os primeiros contatos do estudo de abertura e com ele aprendi muito sobre muitas coisas extra-xadrez,pois viajamos muito juntos e nossas conversas foram muito importantes para mim. Com Darcy aprendi me aprofundei no estudo de aberturas e nos exercícios de cálculo em posições complicadas. Com o GM Rafael Leitão,meu treinador atualmente, nos aprofundamos cada vez mais nas aberturas,e tentamos progredir muito no cálculo de meio-jogo,que em minha opinião ,melhorar este aspecto, é o que mais faz melhorar o jogo em geral.

4- Além do aspecto financeiro e patrocínios, que fatores fazem a diferença entre o padrão de organização de torneios na Europa e o padrão do Brasil?

A antecedência com que as coisas são feitas. Desde de Maio já tínhamos os convites para os torneios que jogamos na Europa. Assim,os torneios começam em horário e tudo sai conforme o previsto.

5-Acompanhou o Mengão pela internet? está animado? acha que a turma de Max, Sambueza,etc ainda levanta o caneco do Brasileirão?

Estou sim! Embora quando sai daqui tinha um time e quando voltei tinha outro totalmente diferente estou animado para o hexa!
Só fiquei chateado no jogo contra Atlético-MG no Maracanã.Acho que se o Mengão maneirar no oba-oba, o time vai brilhar na reta final!


Diego, obrigadaço, sou seu fã!

11 comentários:

XADREZ CARIOCA disse...

Bom ter o Diego de volta. Parabéns a Di Berardino pela merecidíssima norma e ao Mainha por nos proporcionar essa rápida, porém proveitosa entrevista com nosso MI.

Abraços!

Anônimo disse...

Parabéns pela entrevista Maia, e ao Diego, parabéns é o mínimo que se pode dizer.
Chegar ao nível que ele chegou com tão pouca idade não é só questão de talento, mas também muito esforço pessoal e dedicação.
Infelizmente temos poucos torneios de norma de MI e GMI no nosso país, o que faz com que nossos jovens valores tenham que fazer esforços hercúleos para buscar as normas na Europa.
O Parabéns também é devido aos Pais do Diego, pelo apoio e dedicação na formação do filho.
Valeu Diego!!! Tomara que as próximas normas de GM saiam antes da próxima viagem à Europa. A ALEX pretende fazer torneio com norma de GM.
Abraço, Kleber Victor

Migueis disse...

amigo Maia! Como não tenho a sorte que vc tem, ao entrevistar o nosso menino DIEGO, por favor, permita-me reproduzir a entrevista no meu blog. Um abraço, Migueis [repasse para o Diego, ele já esteve aqui em NI].

Migueis disse...

Maia, boa atrde. Parabens pela entrevista. Por favor, autorize-me a reproduzi-la no meu blog. DIEGO é um menino que muito nos honra! Repasse, também, a ele. Um abraço, Migueis.

Anônimo disse...

Prezados colegas enxadristas,
Parabéns ao Diego pelas brilhantes partidas que tanta alegria e orgulho trouxeram ao nosso país. Eu acompanhei todos os torneios através do blog do Krikor e torcia por toda equipe. Ao autor deste blog uma saudação cordial pela excelente e descontraída conversa com nosso brilhante MI. Parabéns!!! E DÁ-LHE MENGO!!!

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Caro Miguéis,

Pode reproduzir à vontade. Este blog é do amado xadrez do RJ!
Abração a todos de Nova Iguaçu!!

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

André,

Obrigado pelos elogios. Por gentileza, divulgue este blog aí pros mineiros!

Grande abraço.

Anônimo disse...

Parabéns ao Diego pela norma e excelentes resultados!
Certamente esta viagem é um marco na carreira do jovem flamenguista! :)
E obrigado, grande Maia, pela entrevista. Sou admirador dos dois.
Abração,
Stelling

Marco Cordeiro disse...

Parabéns ao Diego, um dos mais valorosos talentos da atualidade no Brasil..
Tomara que consiga seu título de GM o mais breve possível, pois vem fazendo por merecer...
Abraço,

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Amigo Marco Cordeiro!

Poste sempre seus comentários!
Divulgue este blog aos amigos de Santa Catarina!

Grande abraço.

joca dedeus disse...

Parabéns ao entrevistado e entrevistador - muito bom!
Diego, continue animado e muito sucesso!

joca