sábado, 1 de novembro de 2008

111- Miniaturas Notáveis IV

Diagrama 1: G. Barbier, F. Saavedra, 1895. Brancas jogam e ganham.


Diagrama 2: final da partida Fenton-Potter, 1875.


O diagrama 1 é um estudo com somente quatro protagonistas e é muito famoso. Muitos enxadristas o conhecem. É um dos mais antigos sobre o tema promoção débil. Em toda a literatura enxadrística não se acha um final tão engenhoso com material tão limitado.
O que poucos sabem é a história de nascimento deste estudo (o Roberto Stelling deu uma breve explanação desta história na sua palestra no II Memorial Severino Sombra, Vassouras, out/08). A história foi a seguinte: a partida Fenton-Potter, disputada na Inglaterra em 1875, terminou (vejam diagrama 2) com uma posição parecida com o nosso estudo. Fenton aceitou tablas sem notar que após 1-b7-Ta6+; 2-Rc5-Ta5+; 3-Rc4-Ta4+; 4-Rb3-Ta1; 5-Rb2 ganhava!! prontamente J. Zukertort (adversário de W. Steinitz no primeiro match pelo campeonato mundial) publicou em sua coluna de xadrez a posição da partida, indicando o método simples de triunfo das brancas. Vinte anos depois, ao saber da morte do mestre Potter, um professor de francês, G. Barbier, recordou a velha partida e baseado nela compôs e publicou o estudo do diagrama 1 com uma diferença: as brancas jogam e as negras fazem tablas!! Barbier, "se achando", concluiu que tinha descoberto uma idéia inesperada de afogado que empatava a partida para as negras!!
O abade Saavedra leu o jornal onde saiu o estudo de Barbier, consagrado a Potter. Ao resolver o estudo o ilustre desconhecido Saavedra achou uma idéia fantástica para aquela época!! Quando Saavedra visitou o clube de xadrez de Glasgow ,comunicou aos membros a sua sensacional descoberta, graças a qual se fez célebre em todo o mundo enxadrístico. Assim, uma só jogada deu a Saavedra a imortalidade! Admirável caso na história do xadrez!
Ainda que edições populares deste estudo o chamam de Posição de Saavedra, é justo considerar este estudo como uma obra de dois autores: Barbier e Saavedra.
Mais tarde, este estudo histórico se aperfeiçoou reiteradamente e como resultado disto, em sintonia com a idéia principal, cada vez foram aparecendo elementos adicionais (os próximos três estudos que este blog postará são belos exemplos disto).

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