segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

148- Feliz Natal e Poesia!

Desejo a todos os leitores deste blog e suas famílias um ótimo Natal, com paz e saúde!

Meu presente é uma poesia de uma amiga, educadora da cidade de Campinas, SP.




Meu presente de Natal

Vem chegando o Natal,

Uma data especial,

Não contenho a emoção:

Caneta e papel na mão!

Todo ano eu escrevo,

Para o bom velhinho...

Pois quero que ele saiba

Que tenho por ele um grande carinho!

Todo ano eu espero,

Meu presente ele trazer...

Este ano não será diferente,

Minha lista irei fazer!

Já pedi a bicicleta,

Patins, skate e boneco japonês...

Mas o que eu quero mesmo

É um tabuleiro de xadrez!

Este ano, a arte dos reis aprendi a jogar,

Vários lances meu avô fez questão de ensinar...

Na varanda passamos horas jogando,

E de longe, pensativo meu pai ficava olhando...



Tânia Mara Gonçalves




Tânia utiliza o xadrez como recurso pedagógico juntamente com a literatura, elaborando poesias, textos e crônicas para abordar questões éticas, sociais, comportamentais, morais...

Busca desenvolver valores e atitudes voltadas à convivência social e aprimoramento das habilidades individuais de cada educando, afim de que se tornem cidadãos e divulguem a arte do xadrez.

Ela afirma que "quando estou com meus alunos descubro que a arte de educar se dá quando entramos em uma mesma sintonia e discutimos juntos o aprendizado que está à nossa volta, pois é na teoria e na prática que trocamos experiências e sentimos prazer em separarmos alguns minutos do nosso dia para o lazer. Que pode se resumir em partidas de xadrez!"

Por ser apaixonada por xadrez a educadora deseja compartilhar seus trabalhos para que eles auxiliem na divulgação da modalidade e no trabalho pedagógico de outros educadores.

Tânia colabora com o Clube de Xadrez escrevendo poesias, que podem ser encontradas na seção "Crônicas".

Um comentário:

Gustavo Souza do Nascimento disse...

Parabenizamos Tania pelo grande trabalho realizado utilizando o xadrez de modo pedagógico, contribuindo para a formação total do ser humano. Com efeito, o xadrez estimula a reflexão, o planejamento e o autocontrole. São pessoas como Tania que nos fazem ter esperança num mundo melhor.