sexta-feira, 3 de junho de 2011

1002- DEPOIMENTO DO PROFESSOR ALFREDO SANTOS!!

Professor A.P. Santos


Depoimento do Prof. Alfredo Pereira dos Santos, uma das mais expressivas figuras no ensino do Xadrez no Rio de Janeiro (o MI Eduardo Limp, o MF Sadi Dumont, etc. foram seus alunos).


Devo dizer que mesmo de longe apoio os nomes do Mascarenhas e do José Costa para a direção da FEXERJ. Os dois exercem a engenharia há longos anos, um na Petrobrás e outro na Globosat mas sempre encontraram tempo para trabalhar pelo xadrez no Estado do Rio de Janeiro, confirmando o antigo provérbio árabe: "Quem quer fazer alguma coisa arranja um meio; quem não quer inventa uma desculpa".

Espero que os enxadristas do Rio de Janeiro tenham a clara percepção de que mais do que nunca É PRECISO MUDAR. Não a mudança pela mudança, como quem bota uma camisa agora e outra daqui a pouco, mas a mudança que implica em RENOVAÇÃO, a mudança de mentalidade e de prática. E RENOVAR aqui não implica, necessariamente, em coisa nova, como a etimologia da palavra poderia sugerir, mas, muito pelo contrário, o retorno a antigos conceitos e práticas que andam esquecidas. As velhas e boas práticas, que implicam honestidade, transparência, clareza e trabalho.

Como dizia Pascal, "Todas as boas máximas já estão no mundo; só nos resta aplicá-las".

Alfredo Pereira dos Santos

Vejam abaixo todas as postagens do Prof. A. P. Santos neste blog:

Viva A.P. Santos!

O Xadrez e os Meios de Comunicação

O Xadrez no RJ

Ah Xadrez do jeito que suncê tá

Os feudos e os privilégios do Xadrez

De omnibus est dubitandum

A Cartilha de Xadrez do Alfredo Santos!

Nenhum comentário: