quarta-feira, 12 de novembro de 2008

124- Questões de Arbitragem XV (pontuação 310 e o encrenqueiro)

Peça solta entre 2 casas - Caracteriza-se como lance ilegal fazer um lance posicionando uma peça metade numa casa e a outra metade na casa ao lado?

Pergunta 92: Numa partida de blitz, o meu adversário faz o roque posicionando o rei em g8 e a torre metade na casa f8 e a outra metade na casa e8 e aciona o pino do relógio.
Isto configura-se num lance ilegal? Posso reivindicar a derrota do meu adversário?

Resposta: Não é permitido ao jogador colocar uma peça entre duas casas. Esse procedimento é considerado lance ilegal e o árbitro deverá decretar a perda da partida por parte do infrator se houver reclamação do oponente.




Penalidades – Art. 13.4 – Estabelecimento do Quantum ... a ser aplicado.

Pergunta 93: O Art. 13.4 permite ao árbitro aplicar como pena, entre outras, o acréscimo de tempo ao adversário do infrator e a redução do tempo desse último. Não especifica, no entanto, tempos de acréscimo ou de decréscimo limites (nem mesmo em termos percentuais). Nota-se que o mais comum é o acréscimo de 2 minutos ao tempo do oponente, à semelhança do que se faz diante da execução de lances ilegais em partidas normais ou rápidas, sem considerar-se o peso da pena, face ao tempo restante a ambos os jogadores. Pergunta-se: É possível o acréscimo de tempo ao oponente em valor diferente de 2 minutos (maior ou menor)? Em caso afirmativo, pode o árbitro ponderar a dimensão da pena considerando sua importância relativa ao tempo restante do jogador penalizado (percentual) e, assim, tentar evitar que ela seja determinante do resultado?

Resposta: O art. 13.4 faculta ao árbitro, entre outras, acrescentar tempo (ao adversário) ou diminuir tempo (do infrator), sem estabelecer o 'quantum'.
Conclusão: cabe ao árbitro 'calibrar' a dosagem do bônus ao adversário ou da punição de tempo ao infrator. Em suma: o árbitro deve usar e abusar do bom senso para não interferir no resultado da partida. Se o jogador estiver apuradíssimo no tempo e o árbitro conceder um bônus de 2 minutos ao adversário ... estará agindo atabalhoadamente ...
sem dúvida ... interferindo no resultado.
OBS: A concessão de 2 minutos ao adversário é obrigatória nos casos de lance ilegal. Neste caso o árbitro não poderá aplicar valor diferente. Deve seguir a determinação legal (alínea b do artigo 7.4)

Art. 7.4, alínea b: Após a adoção das ações descritas no Artigo 7.4(a), para os dois primeiros lances ilegais feitos por um jogador, o árbitro deverá dar dois minutos extras ao oponente, a cada instância; para o terceiro lance ilegal efetuado pelo mesmo jogador, o árbitro deverá declarar a partida perdida para este jogador.



Penalidades - O árbitro tem de aplicar primeiro a pena de advertência?

Pergunta 94: No apuro de tempo, na segunda infração cometida, o árbitro parou o relógio e deu dois minutos para o adversário. Está correto este procedimento, uma vez que o jogador não foi advertido quando cometeu a 1ª infração? Qual é o ritual da pena de advertência?

Resposta: De acordo com o art. 13.3, "o árbitro deverá observar as partidas, especialmente quando os jogadores estiverem apurados no tempo, fazer cumprir as decisões que tenha tomado e impor penalidades aos jogadores, quando apropriado."
Por sua vez, reza o caput do art. 13.4 que o árbitro pode aplicar uma ou mais penalidades elencadas nas alíneas a até g. Isso significa que, dependendo do grau da infração, o árbitro tanto pode advertir como pode aplicar outra penalidade mais severa (por exemplo, dar 2 minutos de tempo para o adversário) logo na primeira infração que o jogador cometer.
O ritual normal de aplicação da penalidade de advertência é o seguinte: o árbitro para o relógio e avisa ao jogador-infrator que lhe está sendo aplicada a pena de advertência a que se refere a alínea "a" do artigo 13 da Lei do Xadrez) e no caso de reincidência poderá ser aplicada penalidade mais severa (o árbitro especificará a pena que poderá ser aplicada e acionar de novo o relógio para que a partida continue.
Conclusão: A decisão do árbitro no caso em questão foi correta uma vez que vai ao encontro das disposições contidas nos artigos 13.3 e 13.4 da Lei do Xadrez.
"Art. 13.4 - O árbitro pode aplicar uma ou mais das seguintes penalidades:
a. advertência,
b. aumentar o tempo remanescente do oponente,
c. reduzir o tempo remanescente do jogador infrator,
d. declarar a perda da partida,
e. reduzir os pontos ganhos na partida pelo jogador infrator,
f. aumentar os pontos ganhos na partida pelo oponente até o máximo possível para aquela partida,
g. expulsão do evento."



Planilha – Anotação de partida – Jogador pula lances ao anotar as jogadas?

Pergunta 95: Deve o árbitro intervir quando observa que um jogador pula lances e passa a anotar os lances do adversário na coluna onde deveria anotar seus próprios lances?

Resposta: A lei do xadrez estabelece que a cada jogador é requerido anotar na planilha prescrita para a competição, em anotação algébrica, os proprios lances e os do adversário, de maneira correta, lance a lance, tão claro e legível quanto possível.
Logo, se o árbitro receber uma reclamação ou observar faltas deste tipo tem a obrigação de chamar a atenção do jogador determinando que corrija a planilha em seu próprio tempo.
Claro que a intervenção do árbitro só pode ocorrer na vez de jogar do faltoso. É importante mencionar também que o jogador só pode reclamar na sua vez de jogar, nunca na vez de jogar do adversário, pois, destarte, estará cometendo infração passível de punição.

Planilha - É ilegal o jogador cobrir a planilha no 'apuro de tempo'?

Pergunta 96: O jogador não apurado no tempo anota o lance, mas coloca a sua caneta sobre a planilha para que o adversário não saiba o número de lances executados. É ilegal tal procedimento?

Resposta: Está previsto no art. 8.2 da Lei do Xadrez que durante a partida a planilha deverá estar sempre visível para o árbitro. Como se pode observar o legislador não menciona no texto se a planilha deve ficar visível para o adversário.
Não há, portanto, nenhuma ilegalidade no ato de um jogador esconder a planilha do campo de visão do adversário, que não esteja anotando a partida devido ao ‘apuro de tempo’.
O árbitro pode, entretanto, intervir se o referido procedimento estiver causando embaraço à arbitragem.
Considera-se embaraço a arbitragem quando o jogador cobre a planilha ocultando ao árbitro o número de lances executados. Ou quando o árbitro fica impossibilitado de verificar se o jogador está anotando os próprios lances e os do oponente, de maneira correta, lance a lance, tão claro e legível quanto possível, conforme o disposto no caput do artigo 8.1.
"Art. 8.1 - caput . No decorrer do jogo a cada jogador é requerido anotar na planilha prescrita para a competição, em notação algébrica (Apêndice E), os próprios lances e os do oponente, de maneira correta, lance a lance, tão claro e legível quanto possível."
“Art. 8.2 - Durante a partida a planilha deverá estar sempre visível para o árbitro”.




Pontuação por vitória - O árbitro tem poderes para diminuir o escore de um jogador encrenqueiro?

Pergunta 97: Num torneio em que o organizador adota um sistema de pontuação 310 (três para vitória, 1 para empate, etc...) pode o árbitro decretar que um jogador "criador de casos" receba somente 2 pontos ao invés dos 3 pontos regulamentares?

Resposta: Pode parecer estranho à primeira vista, mas o árbitro tem poderes para tanto, respaldado pela Lei de Xadrez atualmente em vigor. O árbitro pode penalizar um jogador encrenqueiro atribuindo-lhe pela vitória 2 pontos ao invés dos 3 pontos previstos no regulamento do torneio (sistema ‘310’), por exemplo. (art. 13. 4 “e”)
"13. 4 - O árbitro pode aplicar uma ou mais das seguintes penalidades:
a) advertência,
b) aumentar o tempo remanescente do oponente,
c) reduzir o tempo remanescente do jogador infrator,
d) declarar a perda da partida,
e) reduzir os pontos ganhos na partida pelo jogador infrator,
f) aumentar os pontos ganhos na partida pelo oponente até o máximo possível para aquela partida,
g) expulsão do evento."




Nenhum comentário: