sábado, 15 de novembro de 2008

127- Questões de Arbitragem XVIII (final)

Repetição de posição por 3 vezes, o árbitro pode decretar o empate ou depende de uma solicitação?

Pergunta 153: Caso a posição se repita por 3 vezes é empate imediato ou deve ser solicitado por um dos jogadores? Se deve ser solicitado como eu acredito, o que acontece se após alguns lances, o jogador peça empate (mesmo não sendo aquela posição no tabuleiro) alegando que já houve repetição de posição?
Resposta: A lei diz que a partida pode estar empatada se uma posição idêntica está por aparecer, ou apareceu pelo menos três vezes no tabuleiro. (art. 5.2, “d”)
Mas depende de uma reivindicação.
O artigo 9.2 da lei do xadrez, todavia, estabelece o seguinte ritual:
A partida está empatada, após uma reclamação correta do jogador que tem a vez de jogar, quando a mesma posição, por pelo menos três vezes (não necessariamente por repetição de jogadas)
a) está por aparecer, se o reivindicante primeiro anota seu lance na planilha e declara ao árbitro a sua intenção de fazer o referido lance, ou
b) acaba de aparecer, e o jogador que reivindica o empate tem a vez de jogar.
As posições conforme (a) e (b) são consideradas idênticas, se o mesmo jogador tem a vez, peças do mesmo tipo e cor ocupam as mesmas casas, e são as mesmas as possibilidades de movimento de todas as peças dos dois jogadores.
As posições não são idênticas se um peão que pudesse ter sido capturado ‘en passant’ não mais pode ser capturado ou se o direito de rocar foi alterado temporária ou permanentemente.
Conclusão: O árbitro só intervirá se houver uma reivindicação. Além disso, só decretará empate se a reivindicação estiver correta.

Repetição de posição por 3 vezes – Reivindicação de empate em partida com mais de 100 lances

Pergunta 154: O jogador reclama empate por repetição. Ocorre que a partida já ultrapassou 120 lances e não há tabuleiro disponível para reprodução da partida e verificação da exatidão da reclamação. Pode o árbitro verificar se a reclamação procede utilizando-se de um lap top?

Resposta: Normalmente o árbitro verifica tais pedidos reproduzindo a partida. Evidentemente será demorada a apuração se resolver reproduzir toda a partida. Acredito que o bom senso deva prevalecer e nada impede que o árbitro use um computador para verificar o andamento da partida e aceitar ou não a reivindicação

Resultado errado - O que acontece quando o jogador reclama de erro do resultado de uma partida disputada em rodadas anteriores?

Pergunta 155: Logo depois da cerimônia de encerramento de um torneio disputado no ritmo de xadrez rápido, de 5 rodadas, um dos jogadores reclama de um resultado errado de uma partida da terceira rodada. Confirmado o erro e constatado que se lhe fosse atribuído o ponto da 3ª rodada o jogador alcançaria a terceira posição e teria direito ao troféu do 3º lugar. Como o árbitro deve proceder numa situação dessas?

Resposta: “Dormientibus non sucurrit jus” O direito não socorre aos que dormem, é o que diz o aforismo jurídico.
Significa dizer que não devemos demorar para buscar a proteção dos nossos direitos.
Nos torneios de xadrez rápido e relâmpago a anotação é facultativa uma vez que os "jogadores não precisam anotar os lances da partida" conforme o estipulado no apêndice B3 da Lei do Xadrez.
Logo, é praxe internacional, o jogador que vencer a partida comunicar o resultado para a arbitragem.

Conclusão: É inconcebível que o jogador não acompanhe a divulgação dos resultados, pontuações e emparceiramentos das rodadas. Assim, considerando que o jogador não reclamou, em tempo hábil, o resultado registrado no emparceiramento da terceira rodada, mesmo que incorreto, deve permanecer mesmo porque o direito do referido jogador prescreveu pela inércia.

Retirada do salão de jogos sem comunicar ao adversário ou ao árbitro o abandono da partida

Pergunta 157: O que acontece com um jogador que está numa posição completamente perdida e se retira do salão de jogos sem comunicar o abandono da partida ou sem avisar ao árbitro?

Resposta: É considerado descortês o ato de um jogador que, não desejando continuar uma partida perdida, saia do recinto sem declarar que abandonou a partida ou avisar ao árbitro.
Poderá ser penalizado, a critério do árbitro, por falta de senso desportivo. (Fide Handbook C06.v.3)
Eis o elenco de penalidades do Art. 13.4 da Lei do Xadrez:
a) advertência,
b) aumentar o tempo remanescente do oponente,
c) reduzir o tempo remanescente do jogador infrator,
d) declarar a perda da partida,
e) reduzir os pontos ganhos na partida pelo jogador infrator,
f) aumentar os pontos ganhos na partida pelo oponente até o máximo possível para aquela partida,
g) expulsão do evento

Roque, erro no ritual - O que acontece se o jogador pegar primeiro na torre?

Pergunta 158: Quando o jogador ao realizar o roque, movimenta primeiro a torre, o adversário reclama, o que acontece? Qual deve ser a decisão do árbitro numa competição oficial, valendo rating FIDE? E nas competições escolares com crianças?

Resposta: Diz o artigo 4.4 "b" da lei do xadrez que: "Se o jogador, intencionalmente, toca numa torre e em seguida em seu rei, não pode rocar nesta ala nesta jogada, e a situação deverá ser regulada pelo Artigo 4.3 (a)."
O que o legislador quis dizer com isso?
Simplesmente, que se o jogador tocar primeiro na torre não poderá efetuar o roque e deverá jogar com a peça tocada, no caso, a torre! Trata-se de uma terrível punição que pode comprometer a segurança do seu rei.
Isso é aplicado pelos árbitros em eventos valendo norma ou rating FIDE, bem como nos torneios oficiais disputados por jogadores experientes. Mas, o próprio Comitê de Arbitragem da FIDE admite que os árbitros não devem ser tão rigorosos nas competições envolvendo jovens jogadores menores de 14 anos, deixando o jogador rocar e posteriormente explicar como deve ser feito o movimento do roque, como determina a lei do xadrez.
O ritual correto da feitura do roque está descrito no artigo 3.8 "a" "ii": ... é um lance efetuado com o rei e uma das torres, de mesma cor, na mesma fileira, levando-se em conta como um único lance de rei e executado da seguinte forma: o rei é transferido de sua casa original para duas casas em direção à torre, em seguida, a torre é transferida para a casa a que o rei acaba de atravessar.

Conclusão: O árbitro deve ser rigoroso em competições oficiais. Em eventos escolares, envolvendo alunos das primeiras séries do ensino fundamental, o árbitro não deverá intervir.

Sistema suíço de emparceiramento

Pergunta 159: Como se calculam os seguintes sistemas de desempate: Bulchholz Total, Bulchholz Mediano, Sonneborn-Berger e Progressivo.

Resposta: Buchholz Total ou Milésimo Total - é a soma da pontuação total dos adversários. Buchholz Mediano ou Milésimo Mediano - é a soma da pontuação total dos adversários, com o corte (do menor e do maior).
Sonneborn-Berger - é a soma da pontuação dos adversários que foram derrotados + metade da soma da pontuação dos adversários cujo resultado da partida foi empate.
Progressivo - depois de cada rodada o jogador terá um certo número de pontos no torneio. Esses pontos são somados para se obter a soma total dos escores progressivos.

Sistema suíço de emparceiramento – nº ideal de rodadas?

Pergunta 160: Existe uma fórmula para calcular o número ideal de rodadas?

Resposta:
O objetivo do sistema suíço de emparceiramento é indicar um vencedor no menor número de rodadas possível. A aplicação da fórmula da raiz quadrada tem o escopo de indicar um (único)
vencedor no menor número de rodadas possível que atinja o maior número de pontos alcançável.

Exemplificando: num torneio com 16 jogadores, aplicando-se quatro rodadas é perfeitamente possível chegar-se ao resultado pretendido: apontar-se um único vencedor.
Lógico que isso somente acontecerá plenamente se um jogador vencer todas as rodadas.
Alguns árbitros sugerem a fórmula matemática com depuração do resultado, ou seja, aplicação da raiz quadrada + (1 a 3) pontos.

Os árbitros que fazem emparceiramento manual geralmente não gostam de aplicar número par de rodadas, para evitar que um jogador jogue com as peças de uma determinada cor mais de uma vez do que com as peças da cor contrária.

Exemplo, evitar que um participante jogue num torneio (com 8 rodadas) 5 vezes de pretas e 3 vezes de brancas.
Nota: nos emparceiramentos feitos por programas de computador (swiss perfect, o mais usado no país) é raríssimo acontecer o desequilíbrio mencionado no exemplo acima.

Sorteio de critérios de desempate – Seria ético?

Pergunta 161: É correta a adoção de sorteio para a ordem de aplicação dos critérios de desempate?

Resposta: Sem dúvida, a exata ordem de aplicação dos critérios de desempate é informação relevante e deve constar do regulamento do torneio (válido para rating), em uma de suas cláusulas.
Se essa importante informação não estiver clara no regulamento do torneio, torna-se necessário que o assunto seja amplamente esclarecido e debatido no Congresso Técnico, que normalmente é realizado nas competições válidas para rating FIDE ou CBX, antes da primeira rodada.
Conclusão: Não me parece correto o sorteio de ordem de critérios de desempate; nem ético.
A transparência das regras é condição “sine qua non”, indispensável







Nenhum comentário: