sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

501- Democracia ainda que tardia

Há 23 anos na CBAt, Gesta de Mello abre direito de voto a atletas, técnicos e clubes

O mais democrático de todos os esportes está prestes a inaugurar um revolucionário modelo eleitoral e de gestão entre as modalidades olímpicas do país. Depois de 23 anos à frente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e sem pretensões de assumir o oitavo mandato em 2013, o presidente Roberto Gesta de Mello anunciou, na última terça-feira, mudanças radicais na Assembléia Geral da entidade - até então formada apenas pelos líderes das 27 federações estaduais. Dará direito a voto igualitário aos 11 medalhistas olímpicos da modalidade, a quatro técnicos de medalhistas individuais e aos cinco clubes mais bem classificados a cada ano no Troféu Brasil.
A decisão será referendada durante a reunião da assembléia, dia 6 de março, em Manaus. Gesta garante que vai pôr seu atual mandato em votação para o novo colegiado. Se não obtiver maioria na urna, ele promete renunciar à presidência.
_ Vou pôr meu cargo à disposição. Não teria legitimidade a permanência da nossa diretoria sem a aprovação deste novo colegiado - afirma o dirigente, lembrando que novos medalhistas em edições futuras dos Jogos também passarão a ter direito a voto. _ De que adianta permanecer numa função sendo contestado, sem apoio da comunidade que represento?
Num país em que dirigentes se perpetuam à frente das entidades esportivas, sempre respaldados pelo apoio político de suas assembléias gerais, a mudança no estatuto do atletismo surpreendeu até mesmo quem ganhou direito a voto. Reconhecido por sua vocação diplomática, Gesta, de 65 anos, pode acumular novos desafetos em entidades coirmãs se medalhistas de outras modalidades iniciarem movimento pleiteando o mesmo direito. Vale lembrar que o próprio Ministério do Esporte já aprovou texto para limitar o número de reeleições em confederações.
_Sempre tivemos o desejo de aumentar nossa participação na CBAt. Mas jamais imaginaria que nos dariam direito a voto, com o mesmo peso das federações_ disse Nélio Moura, técnico da campeã olímpica Maurren Maggi, contemplado junto com Carlos Alberto Cavalheiro, Luiz Alberto Oliveira e Ricardo D´Ângelo.
Gesta afirma ter consultado 26 dos 27 presidentes de federação., antes de anunciar a mudança. À frente da Federação do Rio, Carlos Alberto Lancetta confirma ter sido procurado por Gesta e manifestado seu apoio à mudança. Entretanto, ele acredita que a decisão pode esbarrar em questões jurídicas. Isso porque tanto os medalhistas olímpicos quanto os treinadores votantes recebem recursos da Caixa Econômica Federal, patrocinadora da CBAt, através do Programa Heróis Olímpicos, com vencimentos entre R$ 4 mil e R$ 10 mil mensais.
_ Acho que pode não haver amparo legal para a mudança. Os remunerados pelo patrocinador da entidade não devem ter direito a voto. A não ser que abram mão do benefício_ lembrou Lancetta.
Para o ex-velocista Robson Caetano, bronze em Seul-1988 nos 200m rasos e no 4x100m em Atlanta-1996, a conquista dá mais legitimidade às decisões da CBAt, mas aumenta a responsabilidade dos medalhistas no esporte. Além dele também estão na lista Maurren Maggi, André Domingos, Arnaldo de Oliveira, Claudinei Quirino, Cláudio Roberto Souza, Edson Luciano, Joaquim Cruz, Nelson Prudêncio, Vanderlei Cordeiro de Lima e Vincente Lenilson:
_ Não é brincadeira. As decisões podem mudar a vida de crianças.
Claudinei Quirino, prata em Sydney-2000 no 4x100m, não esconde a possibilidade de o novo colegiado motivar bancadas bairristas:
_ Agora, temos eu, Edson, André, Maurren, Nélio, todos de São Paulo. Antes, era só um voto.
A predominância paulista se reflete nos cinco clubes com direito a voto hoje: BM&F Bovespa, Rede Atletismo, Pinheiros, Funilense e Santa Mônica, este último do Rio.


MATÉRIA DO JORNAL O GLOBO, 08/01/10, PÁG. 36 (grifos meus)

muito bonzinho esse Gesta.......

E por falar em medalhista olímpico, vejam o
vídeo onde aparece o André Domingos (é São-Paulino...) de camiseta branca dando gargalhadas para Smigol, repórter do melhor programa da TV brasileira: Pisando na Bola!!



Nenhum comentário: