quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

509- Aniversário do 1º Título de GM e viva a equipe brasileira no Mundial!!
















Ontem, dia 13/01/2010, se fez 38 anos da conquista do 1º título de GM do Brasil.
Nas imagens acima, o 1º GM do Brasil, Henrique da Costa Mecking, o Mequinho, em vários momentos de sua trajetória, que confunde-se com a trajetória do xadrez nacional. Tem Mecking jogando com Botwinnik, Kortchnoi e Spassky!

Viva Mecking!

E abaixo reproduzo um mail do Paulo Goulart, aqui do Rio de Janeiro, sobre a participação da equipe brasileira no recém terminado Campeonato Mundial por Equipes.

"Prezados enxadristas, depois de tantas emoções na participação da nossa equipe brasileira de Xadrez no mundial por equipes, quero dividir algumas impressões dessa performance: Esses caras fizeram história. Para estarem lá (e vejam quantos times conseguiram estar lá), tiveram que ganhar de Cuba, Argentina... Só por isso devem ser considerados heróis do Xadrez brasileiro.
No entanto, vemos o que? Análises, variantes, declarações de como deveriam ter feito para vencer... fizeram menos... coisas assim...
Existe uma cultura em nosso país que não honra as pessoas que nos ajudaram a construir o presente. Esquecemos facilmente seus grandes feitos.
Veja o Mequinho: Ele é o primeiro GM do Brasil. Isso em uma época em que não havia computadores disponíveis em terras tupiniquins. “ O Mequinho não joga tão bem assim”, alguns dizem... Você já deve ter visto algum maluco dizer que o Pelé não jogou tanta bola assim, que hoje em dia ele não teria feito tanto gol... é o mesmo com o Dinamite, com o Zico e outros...geração que “nunca ganhou nada”... Falam do Lula, um apenado da morte, mas que mudou a história de um país...
ISSO PRECISA ACABAR EM NOSSO PAÍS.
Por esse motivo, que conclamo os jogadores de Xadrez em todo esse Brasil : Vamos celebrar essa extraordinária participação de uma equipe brasileira!
Vamos festejar, honrar e declarar os grandes méritos desses guerreiros espartanos. Eles representaram com galhardia, honra e dignidade o presente e o futuro do xadrez brasileiro. Digo futuro por uma coisa simples: Eles já conquistaram mais do que qualquer um há 20 anos poderia sonhar e seus feitos oportunizam àqueles que os sucederão.
Eles chegaram lá porque acreditaram quando ninguém acreditou. Que tal acreditarmos mais? Por isso, moçada, vamos gritar em alta voz:

Parabéns equipe brasileira de Xadrez!
Vocês nos orgulharam!!"

4 comentários:

Luiz Francisco-nxn disse...

Concordo plenamente com o post. Vamos aplaudir vamos parabenizar, vamos apoiar ! O Mecking é "um monstro", o Pelé do xadrez nacional, quase campeão mundial (por pouco)! E esta turma: Vescovi, Fier, Leitão, Milos, Darcy...muito bons. Que estejam na próxima Copa ! Vamos Brasil !!

Rodrigo disse...

Apoiado!!!!!
Parabens aos nossos guerreiros!!
Gostaria de ter visto o Darcy Lima atuando mais, pois na única que jogou, fez uma "Imortal" pra cima do turco, tinha que ter ganhado um prêmio de Beleza!!!
Isso que é Xadrez!!!

joca dedeus disse...

Mainha, o vermelho!

Parabens pela lembranca, "o homem" é um marco, um Guga, um Pelé!
Lembro-me que há anos fui numa fabrica de pecas de xadrez e o fabricante me disse que na epoca do Henrique (assim o chamam seus poucos e restritos pupilos)a fabrica tinha três turnos e ele vendia de norte a sul.
Numa de minhas primeiras crônicas no blog (www.xadreztorneios.blogspot.com) conto que certa vez, num dos meus primeiros torneios no Paraguay querido, jogava blitz no meio de feras (Duje, Patriarca, Sosa, um MI cubano, dentre outros) quando um "borracho"se aproxima, sujo e cambaliante. Ao falar e ele perceber que eu era brasileiro, perguntou com aquele "sotaque manguaceiro":
-"E Mequiño, ainda juega?"
Incrível, até borracho paraguayo conhecia o Mequinho!
Hoje está mais simpático, acessivel (face aos anos morando em Sampa,claro, na bela Taubaté).
Poderia, sem dúvida, ter feito mais para popularizar a arte de Caissa no Brasi. Seus criticos mais fervorosos dizem que Mequinho só pensava em Mequinho...
Mas Mequinho é Mequinho!
Quer a imprensa, quer badalaçao no seu torneio?
Chama o Mequinho- sucesso garantido!
Vida longa Henrique!

saudaçoes tricolores!

Joca
(aparece no Estadual do Tijuca pra dar um abraço no Joca!)

joca dedeus disse...

Mainha querido,

Falei tanto do Mequinho que esqueci de comentar suas manchetes com relação ao desempenho da equipe brasileira na Turquia...
- puxa-saco e formiga dá em todo lugar...!
Esperávamos mais dos brasucas, mas o importante é que nào fatou luta!

abraços,

Joca