domingo, 24 de janeiro de 2010

521- International Solving Contest- a dedicação dos solucionistas brasileiros!


Hoje na gloriosa ALEX (Associação Leopoldinense de Xadrez)foi realizado o ISC (International Solving Contest), competição internacional de solucionismo (em horário simultâneo). Às 8 horas da matina estávamos já todos quebrando a cabeça com mates em 2, 3, 4, mais de 4, estudos, helpmates e selfmates! A primeira sessão foi de 8 às 10, depois uma pausa para o café e, a seguir, mais uma sessão de 2 horas. Ufa!!

Competiram, além de mim, Roberto Stelling, José Blanco, Fernando Paulino, Fernando Madeu, Ricardo Vilela e Eric Bacconi. Estes dois últimos vieram de Ipatinga (MG) e São Paulo, respectivamente, demonstrando grande amor e dedicação ao solucionismo! A coordenação do evento foi do Leo Mano. O presidente da ALEX, Braulio dos Santos, também esteve presente.
Os problemas e resultados do ISC poderão ser vistos no site do Leo Mano.
Após a competição do ISC , tivemos bolo e refrigerantes, ofertados pelo Stelling para comemorarmos este ano os 50 anos da UBP (União Brasileira de Problemismo)!!
À tarde teve o primeiro Solving Show de Solucionismo no Brasil! Em matches eliminatórios, os participantes foram convidados a resolver problemas de mates em 2, no tempo de 180 segundos para cada problema. Quem soubesse a resposta apertava um botão de um dispositivo, componente de um excelente equipamento criado pelo competente Leo Mano. Participamos, eu, Stelling, Eric, Braulio, Madeu, Ricardo, Leo e o Sergey Patrício(apareceu à tarde). No final, o mineiro Ricardo Vilela mostrou que é rei no Solving Show, faturando o troféu de campeão e ganhando ainda um livro da série Meus Grandes Predecessores, do Kasparov!! Parabéns, Ricardo!!!
O Solving Show é muito emocionante e gostoso de jogar! tenho a certeza absoluta que pode vir a ser uma grande atração paralela em Opens de Xadrez tradicionais, o que poderia trazer novos adeptos ao solucionismo. Alô, organizadores de Opens: coloquem o Solving Show! sucesso garantido!!


Da esquerda para a direita: Roberto Stelling, Eduardo Maia, Sergey Patrício, Eric Bacconi, Ricardo Vilela (campeão do Solving Show!), Braulio dos Santos, Fernando Madeu e Leo Mano. Essa turma é boa!!

A final do Solving Show: Ricardo Vilela x Braulio dos Santos!! Leo Mano foi o mediador.

Mas Leo Mano também competiu no Solving Show. Aqui no match com Madeu.


A projeção dos problemas no Solving Show. Essa engenhoca do Leo Mano exclama!!

match entre Ricardo Vilela e Fernando Madeu (que é fera no Solving Show!)

match entre Braulio e Roberto Stelling. Zebra, Stelling eliminado!!

Match entre Leo e Patrício!

Após a derrota, Patrício dormiu..... Na mesma foto, Stelling e sua esposa Andrea

Eric Bacconi, de Sampa! Ao fundo, Fernando Madeu


Antes do Solving Show: Leo Mano inspeciona a engenhoca. Braulio observa e o mineiro Ricardo Vilela, relaxado, nem suspeitava que seria a sensação do Solving Show!

3 comentários:

Xadrez Opinião disse...

Pena não ter podido ficar para o solving show!
Mas, Maiakowski não competiu no solving show?
Bacana a integração da galera.
Blanco

Leo Mano disse...

Parabéns Maia, pelo seu desempenho no ISC e depois no Solving Show fazendo uma das finais com o Stelling.

Mas o Solving Show já tem um bixo-papão: é o mineirinho Ricardo "Comequieto" Vilela. O garoto tá muito afiado!

Tem bastante foto no site do ISC (tem link pro Pikasa lá...)

Tenho que agradecer ao pessoal da ALEX. Aquela sala tem um incrível alto-astral e o Bráulio também foi fantástico. Sem ele o evento teria perdido muito...

Creio que teremos muitos Solving Shows pela frente...

Leo Mano

Roberto Stelling disse...

Grande Maia.
Queria aproveitar aqui para agredecer a colaboração de todos em me deixar ganhar a "terceira edição" do Solving Show!!
Senão estaríamos todos na Alex até agora! :)
Um grande abraço e parabéns pela excelente performance no ISC!
Stelling