sábado, 30 de janeiro de 2010

530- Novo Guga!


Tiago Fernandes vence torneio juvenil do Aberto da Austrália

O brasileiro Tiago Fernandes, 17 anos, conquistou o título da chave juvenil do Aberto da Austrália, na madrugada deste sábado, após vencer o australiano Sean Berman por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3. Com o resultado, Tiago, treinado por Larri Passos, é o primeiro brasileiro a vencer um torneio juvenil de Grand Slam.

Até a vitória de Tiago, o Brasil somava seis vice-campeonatos: Edison Mandarino (1959), Thomaz Koch (1962 e 1963) e Luis Felipe Tavares (1967), em Roland Garros; Ivo Ribeiro (1957) e Ronald Barnes (1959), em Wimbledon.

Treinado por Larri Passos, ex-técnico de Guga, Tiago, que completou 17 anos na sexta, é o segundo mais jovem entre os 25 primeiros colocados no ranking mundial juvenil, para atletas até 18 anos.

O brasileiro, que era o 14º cabeça de chave, superou adversários teoricamente mais fortes, como o francês Gianni Mina (segundo favorito, adversário da semifinal) e o americano Mitchell Frank (quarto cabeça de chave, eliminado nas oitavas de final).

No ano passado o brasileiro tinha sido a grande surpresa do US Open juvenil. Mais jovem atleta inscrito no torneio, ele chegou às quartas e só parou quando enfrentou o australiano Bernard Tomic, que já era profissional.

Tiago Fernandes foi destaque pela primeira vez em 2008, quando, aos 15 anos, foi convidado por Gustavo Kuerten para disputar ao lado dele o torneio de duplas do Aberto de Florianópolis, última competição da carreira de Guga.

Pupilo de Larri
Nascido em Maceió, o jovem deu um passo à frente na carreira em janeiro de 2008, quando deixou a família em Alagoas e se mudou para Balneário Camboriú, onde está localizado o Instituto Larri Passos. Desde os primeiros treinos, o mentor de Gustavo Kuerten enxergou no novo pupilo um atleta "diferenciado", conforme disse ao Terra.

Do alto de seu 1,88 m, Fernandes tem como ponto forte em seu arsenal o saque, além da direita. A Melbourne, Tiago viajou com um dos treinadores da equipe do instituto, Marcos Barbosa, o Bocão.

Campeão, brasileiro cita "tio" Guga e promete mais empenho

O brasileiro Tiago Fernandes foi o primeiro jogador latino-americano a ganhar a chave juvenil do Aberto da Austrália, após a vitória sobre Sean Berman, que jogava em casa, por 7/5 e 6/3. Em um torneio dominado pelos jogadores australianos, Tiago precisou enfrentar altas temperaturas, que estiveram perto de 37º C, e a pressão dos torcedores, que acreditam que Berman será o sucessor de Patrick Rafter e Lleyton Hewitt.

"Talvez ele estivesse um pouco nervoso por jogar a final perante o público australiano, sua torcida", disse Tiago, que tem como ídolo o maior tenista brasileiro de todos os tempos: Gustavo Kuerten.

"É um 'tio' incrível, tanto fora quanto dentro da quadra", disse o jovem campeão, que jogou ao lado de Guga no último torneio de duplas antes da aposentadoria do ídolo, no Aberto de Florianópolis em 2008.

"Enquanto treinava na semana anterior, me sentia tão bem que pensava na final, e agora sou o campeão. Estou muito feliz. Foi uma semana incrível para mim. Todos os jogadores são muito bons, mas eu joguei melhor. E agora quero desfrutar deste momento", disse, sem falsa modéstia.

Tiago garante que não vai relaxar, e promete: "na próxima semana vou treinar ainda mais". A partir de agora ele deve intercalar torneios juvenis com alguns profissionais.

FONTE: PORTAL TERRA

Nenhum comentário: