quarta-feira, 4 de maio de 2011

980- Definidas as candidaturas da CONVERGÊNCIA para as próximas eleições

Em reunião realizada hoje à noite foram definidas as candidaturas da CONVERGÊNCIA à Presidência e Vice-Presidência da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro.

Candidato à Presidência: MF ALBERTO PINHEIRO MASCARENHAS
Candidato à Vice-Presidência: MF JOSÉ COSTA FERNANDES JR.

Candidato à Vice-Presidência, MF José Costa Fernandes Jr.

O MF José Costa Fernandes Jr. tem 54 anos e é Funcionário de Carreira da Petrobrás (vejam entrevista com ele na edição nº 138 da Revista da Petrobrás ). Tem mais de 40 anos de dedicação ao Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, com títulos importantes como jogador. Como Gestor, administrou na década passada o Projeto de Xadrez Escolar em Niterói, envolvendo 6.000 crianças no biênio 2006/2007. Foi presidente do NXN (Núcleo de Xadrez de Niterói) e ex-dirigente da Federação (rompendo em 2009).
Como Vice-Presidente, ajudará nos projetos de incentivo ao Xadrez Escolar, além de projetos e atividades ( por exemplo, a reativação do Campeonato Interclubes do Interior)que fortalecerão sistematicamente o Xadrez no Interior do Estado do RJ.
Possui vastos conhecimentos de legislação que possibilitarão a captação de recursos públicos e privados.



MF Alberto Pinheiro Mascarenhas, candidato à Presidência

MF Alberto Mascarenhas tem 54 anos e é Gerente de Sistemas da Globosat. Tem mais de 40 anos de intenso amor com o Xadrez.
Foi Diretor da Área Internacional do CXEB e um dos sócios fundadores da ALEX.
Idealizador e líder do Movimento Convergência é um Gestor que demonstra ampla capacidade de trabalho, articulação e diálogo, além de possuir uma rede de contatos que possibilitarão a captação de recursos da iniciativa privada.

José Costa, eu e Mascarenhas na reunião de hoje à noite

A escolha dos candidatos obedeceu ao princípio da Convergência de equilíbrio de forças entre a Capital e o Interior do Estado do RJ.
Os candidatos não apareceram ontem no Xadrez do RJ. Não são aventureiros. São muito bem sucedidos nas suas profissões, amam intensamente a prática do Xadrez e têm uma longa estrada, sejam como jogadores, sejam como gestores.
Com eles, o amado Xadrez do Estado do Rio de Janeiro voltará a ocupar o espaço que merece no cenário nacional. Uma gestão moderna, competente, auto-sustentável e transparente.

E então? com quem vocês querem estar a partir de 2012?


COMPETÊNCIA COMPROVADA!
SEJA MAIS UM!!!

14 comentários:

Leo Mano disse...

Parabéns aos Convergentes que, com esta decisão, selam definitivamente seu compromisso com o xadrez do RJ. Abre-se, verdadeiramente, uma opção para que todos possamos praticar o direito de escolha.

Desejo muitas felicidades ao Mascarenhas e ao José Costa que, neste momento, devem estar refletindo sobre o longo e tortuoso caminho à frente. Mas vocês não estarão sozinhos!
Leo Mano

Paulo Goulart disse...

Falar dessa candidatura é compartilhar a emoção do que o Xadrez Carioca pode viver nos próximos anos.

Paramos de reclamar dos que nada faziam e passamos a querer mais, desejar mais, sonhar mais e fazer mais...

Falavam do Xadrez Carioca o mesmo que a imprensa falava do Futebol Carioca com seu Caixa D'água: Está Falido! Esqueceram que uma paixão não pode ser destruída a não ser por aqueles que a deixam de venerar, cuidar, amar...

E o que mais poderíamos esperar quando começamos a sonhar juntos? Oportunidade de levar o nosso Xadrez no Rio de Janeiro a um Novo Nível, sem desprezar o que já acumulamos, mas nunca paralisados por essas conquistas...

A decisão de Alberto Mascarenhas e de José Costa alegram meu coração, inspiram minha vida e indicam que vale à pena sonhar...

Sei que muitos conselhos serão dados aos representantes do Movimento Convergencia. Longe de mim imaginar ser mais sábio para candidatar-me ao privilégio de ser um desses conselheiros. Contudo arrisco-me a indicar um caminho: O Xadrez do Rio precisa de Pacificação.

Essa guerra divisionista só interessou aos pequenos e particulares interesses; afastou as famílias, as crianças, as mulheres e os que só queriam diversão em um mundo cheio de possibilidades que é esse mundo de Caíssa.

Pacificar e trazer a alegria, o entusiasmo, a dedicação são pilares nesse novo tempo que colhemos no Xadrez Carioca. Essa candidatura é o coroamento de uma ação articulada, pacífica, sincera, honesta que motiva, anima e nos enche de esperança, agrega e ilumina todos os que Amam o Jogo dos Reis.

Parabéns Rio de Janeiro, Voce merece isso também!


Paulo Goulart

joca dedeus disse...

Parabéns pelos grandes nomes!
Sempre torci pelo "paulista" (é preciso frisar!)Mascarenhas, uma quase unânimidade!

Que tenham bons projetos e seria interessante que publicassem sua "plataforma de governo".
Desde já, coloco o espaço do meu blog à disposição.

Boa sorte e que tenhamos uma grande eleição com pessoas verdadeiramente comprometidas com nosso amado esporte!

sucesso!

Joca
www.xadreztorneios.blogspot.com

Big Alex disse...

Agora é pra valer?

Uma pergunta burra: Quem é que vota nesta eleição? Os clubes ou os enxadristas?

silvio henriques disse...

O Clube de Xadrez Vassouras – CXV – é filiado à FEXERJ desde 2001. Apesar de, no começo, firmar parceria com a administração de então, praticamente a mesma de hoje (o presidente ainda é o mesmo), logo ficou claro que os interesses eram divergentes. Nunca houve compromisso com a renovação do xadrez fluminense, muito menos com uma administração profissional, que buscasse, por exemplo, recursos junto à iniciativa privada. Ora, se não havia projeto algum, como buscar parceria com empresas privadas que, ao contrário dos órgãos governamentais, não são atraídas por investir recursos “a fundo perdido”? Nunca houve um projeto de reestruturação do xadrez do estado, que objetivasse resgatar a época em que o Rio de Janeiro era sinônimo de excelência no xadrez brasileiro.
Durante esses 10 anos que o CXV é filiado à FEXERJ, aconteceram duas eleições para a presidência. Em 2004, em assembléia realizada em Miguel Pereira, o CXV não compareceu nem se fez representar porque não havia chapa concorrendo com a “situação”. Em 2008, compareceu, mas não votou na única chapa que se registrou para concorrer – de “situação”, novamente. Em todas as duas oportunidades, bem como em todos os outros anos após sua filiação, o CXV sempre esteve apto a votar, apesar de não ter faltado manobras com o intuito de impedi-lo.
Desta vez será diferente!!
Há projeto!!
Há seriedade!!
Há envolvimento e, consequentemente, compromisso!!
Trabalhei no Banco do Brasil por 10 anos. Saí com o intuito de ser empresário. Falhei. Decidi, então, enveredar por uma atividade que sempre me atraiu. Hoje sou um apaixonado professor. Comecei a dar aulas de xadrez em 1999. Construí um salão com 60m², que é sede do Clube de Xadrez Vassouras. Fiz curso de arbitragem e pertenço ao quadro de árbitros da federação desde 2001. Já organizei aproximadamente 40 eventos enxadrísticos. Fiz outra faculdade e hoje também sou professor de geografia. Alguns alunos meus conquistaram títulos estaduais. O Clube de Xadrez Vassouras foi vice-campeão Classe C duas vezes e campeão Classe B uma. Uma aluna minha foi bi-campeã brasileira escolar e 3ª no pan-americano escolar realizado em Mendes (RJ). Sou um profissional do xadrez, mergulhei de cabeça e muito me interessa que o xadrez do estado progrida.
Briguei bastante com a atual administração da FEXERJ e custei a aceitar a idéia de que ser paciente é diferente de ser fraco. Hibernei.
Agora agradeço a oportunidade que a Convergência, através do Mascarenhas e do José Costa, e do Maia, claro, está me dando para poder sonhar com um futuro melhor para o xadrez do nosso estado.
A anuidade está paga, participaremos do INTERCLUBES e, novamente, o Clube de Xadrez Vassouras estará apto a votar. Quero mudanças!! O crescimento do xadrez do Rio de Janeiro vai nos encher de orgulho, mas também vai me beneficiar profissionalmente.
Em 2012, você que é representante de clube com direito à voto, vote CONVERGÊNCIA, vote Mascarenhas para presidente e José Costa para vice!! É assim que o CXV vai votar!!

Silvio Henriques – Presidente do Clube de Xadrez Vassouras e Professor de Xadrez

Chess is my life disse...

Mascarenhas!

A tempos que eu vinha torcenco por uma renovação na Fexerj, com um novo olhar holístico, deu um todo! para todos! e naum parcial! para poucos!.
Acho que a Convergência naum poderia apoiar candidato mais capaz do que vc, pela sua sinceradade e pela sua natureza de fazer o bem em prol do nosso amado esporte.
Fico feliz que vc tenha tomada esta atitude, ousado e destemida, e que ficarei na torcida pelo seu êxito em sua empreitada.

Um forte abraço,

Sérgio Murilo.

Luiz Francisco disse...

Ambos competentes, que muito fizeram e fazem em prol do xadrez, juntamente com outros nomes como, para citar alguns, o Élcio Mourão, Maia, Gm Darcy, José Blanco e outros valorosos companheiros. Parabéns ! Sucesso !

Xadrez Opinião disse...

Vem de longe o esforço da ALEX em batalhar por melhorias no xadrez deste Estado.

Evidente que nunca foi um esforço isolado. Todavia, apesar das incompreensões, sempre buscamos vocalizar, em todos os fóruns possíveis, as nossas desavenças com a política implementada. Não para nos beneficiarmos isoladamente, uma vez que cremos que um ambiente enxadrístico mais pujante e instigante é o principal fator que ajudará a todos os segmentos deste nosso esporte a melhor se desenvolverem harmonicamente.

De principal força nacional, fomos sendo relegados a posições cada vez mais subalternas.

Isso apesar de certos setores se jactarem de trazer GMs e MIs para inflarem o ITC com seus times biônicos.

Aqui e acolá os descontentes fomos nos soerguendo e hoje podemos, vivamente, nos expressar através da chapa MF Mascarenhas e MF José Costa.

Não começaram ontem, e, portanto, não são aventureiros no xadrez.

O que de antemão é uma garantia!

A ALEX já se decidiu!

Se os demais clubes precisavam de algum sinal para mudarem o estado de coisa atual, com o lançamento da candidatura de 2 Mestres Fides, não há mais porque duvidar.

Cerremos fileiras em prol do xadrez deste Estado com MF Alberto Mascarenhas e MF José Costa.

Não nos iludamos que a vida será dura, duríssima; mas, quando construímos o futuro, o presente passa a ser uma realidade e o passado já foi ultrapassado.

Blanco

Marcos Diaz disse...

Prezado blogueiro e enxadrista Maia,

Finalmente chegou a hora de os enxadristas do Estado do Rio de Janeiro com uma história de compromissos e comprometimentos com a arte de Caissa, tomarem para sí os destinos da FEXERJ. Com o Mascarenhas posso dizer que estou representado na direção.
Parabéns a voce Maia, ao Blanco e aos companheiros que estiveram diuturnamente a frente desta trincheira. Teremos com certeza uma reoxigenação, já que ar estava rarefeito. Contem comigo nesta luta.

David Borensztajn disse...

Finalmente uma chapa de peso.
Com Masca e J.Costa (a quem não vejo há séculos)o xadrez carioca só tem a ganhar.

XADREZ CARIOCA disse...

Caríssimos Masca e Zé,

o ponta pé inicial do resgate da seriedade e organização do enxadrismo fluminense foi dado com a criação da CONVERGÊNCIA. Agora mais um passo rumo a consolidação destas conquistas se apresenta com o lançamento da chapa encabeçada por vocês. Têm os dois o meu total apoio e tenho confiança que sairemos vencedores. Nos próximos dias estarei postando em meu blog um comentário mais detalhado sobre as eleições que se aproximam, a do Conselho de Árbitros e do Administrativo.

Vamos em frente, porque de passos de tartaruga já estamos fartos.

Abraços e boa sorte!

AMORIM

Marco Maia disse...

Prezados,

Desejo sorte aos amigos e fortíssimos jogadores Mascarenhas e Zé Costa. Que tenham a mesma categoria apresentada no tabuleiro também como dirigentes, caso saiam vencedores no pleito.

Aquele abraço,

Marco Maia

XADREZ CARIOCA disse...

Caros Masca e Zé,

está dada a largada para a retomada da seriedade e organização a tempos perdidas pela FEXERJ. Não resta em mim dúvidas do sucesso desta empreitada.

Abraços e boa sorte!

AMORIM

Adriano Saldanha disse...

Prezado MF Alberto Mascarenhas,
Escrevo estas linhas em tributo a ti, notável do xadrez fluminense que tornou possível à Justiça Federal homenagear, in memorian, o Gigante Luciano Belém em março deste ano.
Assim, se já não fossem tantas as razões, sua competência, simpatia, e dinamismo empreendedor, com todo o respeito que merecem todas as candidaturas, nós só podemos ser Masca 2011!