sábado, 10 de setembro de 2011

1073- Intercâmbio Brasil x República Tcheca


O amigo Claudio Ferreira deu a notícia de que Guarapari, Espírito Santo, recebeu treinadores da República Tcheca, em um evento que reuniu cerca de 1.000 pessoas.


Guarapari foi o primeiro município a receber o desafio internacional com mestres da República Tcheca. Nos dias 5 e 6 de setembro de 2011, estudantes e enxadristas locais participaram de palestras sobre conceitos fundamentais para o desenvolvimento do xadrez, treinamentos e partidas simultâneas com dois grandes nomes desse esporte no mundo: os tchecos Petr Velicka e Teresa Olsarova. Petr Velicka é enxadrista profissional que já participou de campeonatos em diversos países, como Suíça, Espanha, Alemanha e França, além de ter conquistado o título de Grande Mestre Internacional. Já Tereza, conquistou, em 2010, o título de Mestre Internacional.

O evento foi prestigiado pela presença do Cônsul da República Tcheca em Brasília, Viktor Dolista e pelo Cônsul Honário da República Tcheca, no Espírito Santo, Odilon.

O evento atingiu, aproximadamente, 1.000 pessoas, principalmente estudantes e professores que estiveram presentes na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Zilnete Pereira Guimarães, localizada na Praia do Morro e no Instituto Educacional Jesus Menino, localizado no bairro Muquiçaba.

No dia 6, Petr Velicka deu um treinamento para alguns dos principais enxadristas da Cidade Saúde, os quais tiveram a oportunidade de medir o nível de jogo, participando de uma simultânea com a WIM Tereza Olsarova. Claudio Ferreira foi o único a empatar com a mestra.

O Desafio Internacional de Xadrez foi patrocinado pela MICROLINS e apoiado pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Educação, Hotel Porto do Sol, Instituto Educacional Jesus Menino e promoção da Embaixada da República Tcheca, Consulado da República Tcheca no Espírito Santo e Federação Espírito Santense de Xadrez.

Vejam a notícia completa no blog Xadrez em Guarapari.

Nenhum comentário: