domingo, 4 de dezembro de 2011

1132- E-mail de Hélio Motta, um dos fundadores da ALEX e um pouco de cultura enxadrística.

Saudações

Como mencionado na mensagem abaixo, antigamente o interclubes era disputado com os clubes se visitando em turno e returno. Por exemplo JTC x ALEX no turno era no Jacarepaguá e no returno nos recebíamos o pessoal do JTC na ALEX.

É óbvio que era muito melhor pois havia mais congraçamento entre os clubes.

O problema foi que muitos não aceitavam ir jogar em "buracos" como Olaria, Jacarepaguá, Nova Iguaçu. Claro que estas pessoas não viam problema algum em o pessoal de Olaria, Nova Iguaçu etc deslocarem-se todas as semanas  para o mundo civilizado.

Em determinado ano vários clubes simplesmente não foram a Volta Redonda, preferindo perder por WO o que, além de antidesportivo, era extremamente deselegante. A ALEX, que não tinha nem uma fração dos recursos de alguns clubes, enviava as equipes a Volta Redonda sem problemas. A coisa ficava pior quando os nobres se deslocavam até Olaria e perdiam. Inaceitável.

Não faz qualquer sentido um campeonato interclubes não ser disputado nos clubes. É claro que a infraestrutura dos clubes varia muito e vários são muito modestos ou pobres mesmo, mas a ideia é exatamente promover o xadrez em várias regiões e , para isto, é preciso incentivar estas regiões e reconhecer os esforços e méritos de quem, apesar das dificuldades, busca desenvolver o xadrez. Numa situação profissional talvez isto não se aplique, mas entre amadores assim deveria ser.

Sempre houve bom senso. Na ALEX frequentemente esperávamos que o pessoal que vinha de longe, Volta Redonda por exemplo, chegasse antes de acionar os relógios, ao invés de nos aproveitarmos das dificuldades de acesso para levar vantagem no tempo. O mesmo ocorreu para visitantes de outras partes da cidade (desnecessário dizer que tal cortesia para com nossos visitantes nem sempre era retribuída).

Quando o jogo era à noite e o acesso seria difícil acertávamos, se possível, outra data  com horário mais conveniente. E por aí em diante. Até que conseguiram acabar com isto e concentrar os jogos em um só lugar com as justificativas mais constrangedoras possíveis.

Enfim, continuo achando que deveria ser daquela forma.

Lembranças

                          Hélio


E agora um pouco de cultura enxadrística. A imagem acima é de um grande torneio recente, 1929 !! fortíssimos jogadores. Quem identificar 5 deles (tem dois campeões mundiais, diletos ignaros!) ganhará bacalhau (VICE DE NOVO!) para o Natal!!
O meu "guru enxadrístico e espiritual" é o 3º terceiro sentado da direita para a esquerda.

6 comentários:

patricio disse...

Só para lembrar que o Flamengo tem mais vices que o Vasco.Parece que alguns no meio do futebol estão fazendo igual ao barata - deturpando a verdade.

AF Paulo C. Levy disse...

Em pé 3ªfila:
1-?;2-?;3-?;4-?;5-Euwe;6-?;7-?
Sentados:
1-Vera Menchik;2-Tartakower(?);3-Vidmar;4-Capablanca;5-?;6-?;7-Nimzowitsch;8-?;9-Maróczy

Quero o meu bacalhau!!!
Rsrsrsrsr ...

wagnerovsky disse...

no confronto somente entra Vasco e Flamengo , o numero de vices do vasco é bem absurdo. obviamente se vc colocar outros times o Flamengo terá mais vices , pois nessas competições o Vasco estaria lá em baixo.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Levy, tô impressionado!
Parabéns!!!

À Gomes de Sá?

Fraterno abraço.

AF Paulo C. Levy disse...

O Bacalhau pode ser de qualquer jeito, só pode ter coentro nem azeite de dendê!! Rsrsrsrs ..

Capablanca e Nimzowitsch foram fáceis, Euwe cronologicamente fácil, pois em 1929 ele tinha 28 anos.
Vera Menchik foi a única mulher a jogar o Torneio.
Maróczy e o seu 'cabelinho' inconfundível.
Vidmar foi uma 'quase' certeza, e Tartakower parecia, mas com dúvida.

patricio disse...

Wagner : Não é verdadeira esta informação.

O jornal extra levantou o histórico de decisões entre Vasco e flamengo - todas as decisões do século e o total no confronto direto foi:

Vasco fez o fla 26 vezes vice.

fla fez Vasco vice 23 vezes.