segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

1151- ESTAMOS ATENTOS PARA A TENTATIVA DE GOLPE

SENHORES ENXADRISTAS,

PAIRA NO AR UMA AMEAÇA GRAVE DE GOLPE NO XADREZ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. UM BAIXÍSSIMO GOLPE.

DESESPERADOS COM A IMINENTE VITÓRIA DO MF ALBERTO MASCARENHAS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES DA FEXERJ, TRAMAM (IMPÉRIO+3ªVIA) DESFILIAR A GLORIOSA ALEX COMO ENTIDADE FEDERATIVA COM O ÚNICO FITO DE IMPEDIR O ÊXITO DA CANDIDATURA PRESIDENCIAL DO ENXADRISTA ALEXANO.

ALEGARÃO COMO MOTIVAÇÃO AS AÇÕES JUDICIAIS IMPETRADAS PELA ALEX CONTRA A FEDERAÇÃO.
ALEGAÇÃO RASA E SEM O MENOR AMPARO LEGAL.

RESTA SABER COMO TENTARÃO DAR TAL GOLPE. SERIA VOTADO PELOS CLUBES?  AÍ SABERÍAMOS DE FATO O POSICIONAMENTO DOS MESMOS E MUITOS DISCURSOS (DEMOCRACIA, CENSURA, ETC.) CAIRIAM POR TERRA E TERIAM O SOM NADA AGRADÁVEL DA DEMAGOGIA OPORTUNISTA. A MESMA DEMAGOGIA QUE SE CALOU DIANTE DA BARBARIDADE COMETIDA CONTRA O CLUBE DE XADREZ DE MENDES. PARA O IMPÉRIO E 3ª VIA (TTC, ETC.) NÃO HÁ CLUBE IRMÃO, NÃO HÁ ESPAÇO PARA SOLIDARIEDADE COLETIVA. PARA ELES, OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS.

A ALEX É UM PEQUENO CLUBE, SÓ DE XADREZ, DE RESISTÊNCIA HISTÓRICA AOS DESMANDOS E ARBITRARIEDADES COMETIDAS PELA FEXERJ NA ÚLTIMA DÉCADA. ALÉM DISSO, É UM CLUBE COM UMA PRODUÇÃO FANTÁSTICA NOS ÚLTIMOS ANOS (TORNEIOS PARA TODAS AS CATEGORIAS DE JOGADORES, TORNEIOS FIDE COM TRANSMISSÃO ONLINE DOS JOGOS, ETC.) TANTO INTERNAMENTE COMO NAS INTERAÇÕES COM OUTRAS AGREMIAÇÕES.

É UM CLUBE ONDE PREDOMINA A HARMONIA E A AMIZADE ENTRE SEUS SÓCIOS E OS VISITANTES.
GLORIOSA ALEX, SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA, LOCALIZADA NO PALCO HISTÓRICO DE GRANDES LUTAS, A CINELÂNDIA, CENTRO DO RIO.

FIQUEMOS ATENTOS E VIGILANTES. É MAIS DO QUE CHEGADA A HORA DO BOM COMBATE NOS TRIBUNAIS. E PARA ISSO ME EMPENHAREI PESSOALMENTE. TOLERÂNCIA ZERO COM ESSA TURMA (IMPÉRIO+TTC) QUE HÁ DÉCADAS CONTROLAM O XADREZ DO RJ E QUE NÃO ADMITEM UMA SAUDÁVEL RENOVAÇÃO.

VOCÊ, DIRETOR DE CLUBE, QUE NÃO QUER SER AMANHÃ VÍTIMA IMPERIAL DO MESMO CONSTRANGIMENTO, DIGA UM NÃO À TENTATIVA DE GOLPE. MANTENHA SUA DIGNIDADE, RESPEITANDO A DIGNIDADE DOS CLUBES IRMÃOS E, ACIMA DE TUDO, O DIREITO À LUTA EM DEFESA DO RESPEITO AOS ESTATUTOS.

É UMA LUTA PELA LEGALIDADE!!

JUSTIÇA!! 

12 comentários:

amasca disse...

Maia,

bem aclarado o tema. Estamos preparados para tudo nesta reta final.

E para aliviar um pouco a tensão, responda-me que souber o que têm em comum a ALEX, o FLAMENGO e o LAKERS (maior vencedor dos campeonatos da NBA)?

Forte abraço,
Mascarenhas

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

ALEX, Flamengo e Lakers? hum, não sei.
Os palhaços desesperados de plantão poderão dizer que ambos têm "jabá".
Kareem Abdoul Jabah, ídolo do Lakers!!
KKKKKKKKKKKKKKKK.

amasca disse...

Nada disso Maia!

Além do fato em comum dos três serem grandes vencedores e de história e valores inquestionáveis, a singularidade bem interessante entre eles é que os três mudaram seu local de sede e mantiveram seus nomes originais!

o Lakers inclusive mudou de cidade!

Abs.
Mascarenhas

André Kemper disse...

Maia,

Qualquer tentativa desse nível será repudiada. Ainda que houvesse n ações infundadas ou não, de A contra B, a desfiliação é procedimento que exige o contraditório, em que seja permitida a ampla defesa.

A FEXERJ não tem Departamento Jurídico e a sua Diretoria não tem conhecimento para encontrar caminhos jurídicos válidos. O advogado que presta serviços para o Imperador pode tentar alguma medida judicial com o intuito de arrancar dinheiro do império, mas que não terão o efeito desejado.

Não vou ficar fornecendo elementos para os outros... Eu acredito que a convocação para a AGO não virá sem a devida provocação legal. Vamos aguardar um pouco mais...

Abraços,
Kemper

Thales Castro disse...

Mestre Maia .. peço sua licença para comentar a fala do Kemper, em especial, o segundo parágrafo.

"Meu Caro Kemper - A Mais Nova Revelação dos Blogs Enxadrísticos do Rio de Janeiro -

Eu defendi a FEXERJ, em um processo judicial e "todo mundo" sabe disso, principalmente o pessoal da Convergência. Fui contratado para uma ação, a qual já foi decidida na 1ª Instância, mas que ainda não transitou em julgado, portanto, ainda represento a Entidade naquele processo.

Bem, eu não sei se vc está falando de mim, tenho um feeling que não, mas, seja de quem for, acho que não fica legal(eticamente), um Advogado, como é o seu caso, falar que um outro colega ARRANCA DINHEIRO do cliente, e que seu trabalho profissional seria, ou será inócuo, e tudo isso feito publicamente.

Não quero falar de política, até mesmo porque não tenho peso político algum, quem manda em Três Rios é o PATRICK MONNERAT, mas acredito que o momento político do Xadrez do Rio de Janeiro exige, acima de tudo, serenidade de todos.

Curioso é que no seu blog, todos demonstraram essa necessária serenidade: Mestre Maia, Masca, Einhorn, Coutinho, Amorim, David, Porto, Renato, e todos os demais, independentemente se situação ou oposição, mas você, com a devida venia, não a demonstrou aqui :)

Ser sereno não significa ficar impassível diante de tudo, se verdade ou não, mas também não significa lançar mão de um discurso "eloqüente demais", para não dizer outra coisa, atingindo ou ofendendo, ou menosprezando, até mesmo, os próprios colegas da área do saber, sejam eles quem forem.

Eu ainda espero que vc não esteja falando de mim :)

Grande Abraço."

Mestre Maia, obrigado!

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Prezado Thales,

tenho a certeza de que o Kemper não se lembrou que tu patrocinaste a Federação. Mas, concordo contigo no teu argumento quanto à ética profissional.

Feliz 2012 para ti e toda família!!

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Prezado Thales,

esqueci de uma coisa. Vivo repetindo em comentários o seguinte: nunca dê muito crédito ao que os outros dizem. Nunca faça juízo de valor de uma pessoa sem antes conversar franca e pessoalmente com ela. Isso vale para a vida em geral mas muito especialmente neste nosso ambiente enxadrístico do RJ onde "queimar" os outros é um processo que envolve primariamente questões íntimas (frustrações, rancores,etc. Afinal, é um coletivo de pessoas competitivas por natureza) e secundariamente motivações políticas.

Dizem que censuro neste blog. Pois, acredite, sigo critérios. É assim porque senão vira zona. TODOS os comentários que censurei tinham carga ofensiva desnecessária. As pessoas que escrevem se esquecem que podem expressar suas "verdades" de várias formas. E, não escolhi "censurados", por exemplo, já "censurei" vários comentários do meu grande amigo Patrício!!
E o que as pessoas esquecem é que blog é um espaço de manifestação pessoal de seu autor. A determinação de publicar comentários ou não e o que publicar é dele e pronto (se não fosse assim não haveria um recurso automático de impedir quaisquer comentários), é natural ao espaço. Não existe como o Kemper falou de mandamento do blogueiro da dialética. É opção e não mandamento.
No mais, é demagogia, já houve censuras em outros blogs (o Patrick censurou um comentário do Mascarenhas, o Einhorn censurou um do Vilela,etc, são inúmeros casos de "censura").
Sou um cidadão Político. Política geral, Thales. Se eu mando mail para empresas de ônibus aqui do Rio porque ainda não tem frota necessária para deficientes estou fazendo Política. Se participo de reuniões de meu condomínio, faço Política. Nesta linha, meu blog tomou viés de uma causa que batalho há anos, a destituição da atual gestão da Federação de Xadrez do RJ. E as postagens seguem meu estilo, sou combativo mesmo. Só me arrependo de algumas postagens ofensivas que fiz em relação ao Marcelo Einhorn (e publicamente lhe peço desculpas) mas o resto republicaria novamente porque conheço as pessoas de quem escrevi, convivi com elas, não ouvi falar não!!
Thales, gostei de seu comentário anterior. Achei oportuno e importante do ponto de vista ético. Não tenho nem nunca tive qualquer juízo de valor sobre você porque sigo à risca o que escrevi acima: toda vez que A fala mal de B eu não faço juízo de B mas reflito as motivações de A!!

Fraterno abraço. Ainda iremos jogar (você está na ascendência e eu na decadência, deixe meu rei em paz!) e conversar!

Clube de Xadrez de Três Rios disse...

Maia, tudo bem? Todo mundo deve estar achando que eu desisti do xadrez, mas prometo que ainda esta semana retornarei a escrever no blog de Três Rios e também nos comentários nas diversas discussões que estão acontecendo. Só venho um pouco antes para esclarecer que nunca censurei qualquer postagem no blog de Três Rios, se algum comentário não foi publicado ou foi retirado, isso aconteceu pelo próprio autor da postagem ou outro diretor do CXTR o retirou, não eu. Concordo que você publique ou censure em seu blog. No blog de xadrez de Três Rios só retirarei um comentário se existir palavrões ou ofensas pessoais descabidas. No mais, aproveito para mandar um grande abraço para toda comunidade enxadrística do estado e ainda esta semana darei sinal de vida. Patrick Monnerat

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Fala Patrick!!

quem é vivo sempre aparece!!

O Mascarenhas teve um comentário, de fato, não publicado no seu blog. Foi sobre aquele campeonato feminino da CBX na ALEX. Ele lamentou a ausência da sua talentosa filha. Mas você já explicou, foi equívoco de outra pessoa que operou o blog, não seu.

Feliz 2012 para toda a sua família e comunidade enxadrística de Três Rios.

André Kemper disse...

Prezado Thales,

Confesso que não sabia que você algum dia defendeu a FEXERJ. Não sabia mesmo. Porém, posso te afirmar, COM CERTEZA, que isso não foi durante o período em que eu estava na Federação.

Naquela época, conheci o advogado que então prestava serviços para a FEXERJ e, justamente por saber de quem estou falando, considero que minhas palavras foram bem precisas.

Se eu estivesse falando de você, teria dito o teu nome... :):):)

Sobre o tom que utilizei, desculpe-me, mas é o que disse por lá: Trata-se de uma conversa entre pessoas, movidas por um assunto de interesse comum, sob a tônica daquele que mantém o blog. São blogs diferentes e objetivos diferentes. Quando estamos no cinema, usamos uma espécie de linguagem; diferente da usada no estádio de futebol, diferente da usada em um salão de torneio etc.

Repare que mesmo com o mesmo grupo de pessoas, o ambiente ao qual estamos submetidos interfere na forma como interagimos. Eu adoro o blog do Maia, por isso eu leio e comento. Eu só leio mais dois blogs: o do Amorim e o do Krikor. Em cada um, há uma forma de se manifestar.

Aqui, a crítica do blog é mais direta e incisiva. No meu, apesar de me posicionar a favor da Convergência, CLARAMENTE, busco a imparcialidade. Que é totalmente diversa da neutralidade.

Resumindo, desculpe se te ofendi, ainda que indiretamente. Não tenho a pretensão de acertar sempre. Gostaria que soubesse apenas que sei perfeitamente de quem estou falando - e não é de você...

Gosto muito de debater e busco diálogos objetivos. O meu comentário tem o intuito de desfazer o mal entendido e reafirmar o que disse, por mais que pareça antiético. Não sou corporativista e dou às pessoas o tratamento de forma individual, independente da classe que ocupam.

Desculpe novamente!

Abraço,
Kemper

Thales Castro disse...

Mestre Maia...
Peço licença para me dirigir ao Kemper, inicialmente..

"Kemper.. tá tranqüilo... eu imaginava mesmo que não era pra mim.. vc não ia mandar uma bomba daquelas em mim, mas mandou na Federação e em algum profissional. Eu não fiz, pelo que vc escreveu, juízo de valor algum sobre vc, aliás ele é positivo, só queria esclarecimentos pq me senti citado, vez que ainda presto serviços para Entidade no tal processo. Mas está tudo ok.. pelo menos comigo, não sei se pra quem vc dirigiu a provocação :) Geralmente não costuma ser muito bom provocar os outros, exemplo, o meu ingresso naquele caso surgiu de uma provocação lançada em um Blog de Xadrez (não foi o do Maia) e eu entrei com disposição total :) .. Se vc passar essa situação para o jogo, seja ele qual for, acho que ela se encaixa perfeitamente, no tópico "Respeito ao Adversário" :) ... Mas é isso aí Kemper, te agradeço o esclarecimento, as desculpas em geral e a gnt se vê lá no Xadrez Sem Demagogia, nos IRTs ou em algum Regional, de preferência, batendo no Marcelo :)"

Mestre Maia, eu ri muito quando vc falou pra eu deixar o seu Rei em paz... ahahaha .. essa é boa.. e se jogarmos vc sempre será o favorito, apesar de na próxima lista da Fide estarmos, praticamente, com o mesmo rating, já que "Uma vez Mestre sempre Mestre", independentemente da fase em que ele estiver... O Instinto Assassino de um Mestre nunca morre, eu já percebi isso. Quem sabe não acontece no próximo IRT da Alex!¿ Uma pena eu não ter me classificado para o ITT. Mas passei perto, mesmo jogando só dois IRTs :)

Eu tb não emprenho pelo ouvido e não faço juízo de valor precipitado sobre ninguém, concordo com vc. Também não dei crédito não... eu leio tanta coisa e nem falo nada, entretanto, no caso do comment do Kemper foi diferente, mas ele já esclareceu tudo. Bom que fica sempre um alerta para todos nós que é o cuidado ao escrever, escolher e colocar as palavras, e, pensar se elas são realmente necessárias.

Compreendi suas razões sobre a censura e fico feliz de não ter me censurado, e também feliz de vc humildemente ter pedido desculpas ao Einhorn ... esse é um ato de grandeza (tb do Kemper) que deveria servir de lição pra muita gente que erra e não tem coragem de se desculpar, ou alega não saber como fazer. Dá pra extrair das suas palavras que o seu arrependimento foi sincero, e isso é tudo. Marcelo é um apaixonado pelo Xadrez do Rio.

O lance do Masca só pode ter sido mesmo algum equívoco, pq ele é tão tranqüilo nos comentários, ainda mais que se tratava de um mais um elogioso às filhas do Patrick, como vc mesmo disse. Eu agradeço as suas ponderações e também as considero muito oportunas :)

Valeu Mestre.. tudo de bom em 2012, Paz, Saúde, e muito Xadrez ... a gente se encontra em algum Tabuleiro Eletrônico por aí.. de preferência.. hehehe.

Abraços.

Anônimo disse...

Faltou a pricipal comparação:
Os três foram penta!!

O lakers, como "Minneapolis Lakers" foi 5 vezes campeão.

A ALEX, com sede em Olaria, foi 5 vezes campeão da eficiência

Já o flamengo, sem estádio, diz que já foi 6 vezes campeão, mas, oficialmente para os vascaínos, só foi 5 vezes campeão brasileiro.......

Carlos fontes