domingo, 18 de dezembro de 2011

1143- UM POPULAR NADA POP!!

Pessoal,

Esse capivara que vos fala tomou coragem e após convites insistentes do pessoal da Praça Edmundo Rego se inscreveu no Popular....

O formato de vários jogos de 1h KO no mesmo dia não me agradava muito mas resolvi encarar.

O local escolhido pela federação foi um salão no América FC.

Primeira rodada marcada para às 13:00hs! Como não queria perder nem 1 seg no meu relógio às 12:30 estava lá. A ante sala de espera era muito quente e ficamos ali um bom tempo. Lá pelas 13:40 chegam de elevador as cadeiras do evento.....Eu sei que a primeira rodada começou mesmo lá pelas 14:30...

Entramos no salão... Foi onde era o Bingo do América... tinha refrigeração sim mas o local era semi aberto o que prejudicava um pouco.. As rodadas foram se sucedendo com atraso e acabei a última partida às 22:30!!!!!!!!!!!!

Hoje, domingo, pensei, está tudo já montado e vai tudo começar na hora. Ao chegar o choque! O salão onde seria o campeonato popular foi totalmente modificado e nos foi informado que o local estava alugado para outro evento!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Confusão geral.... Muito atraso um calor dos diabos e  às 11:30 Com uma hora de atraso fomos transferidos para onde seria a boite do América com uma iluminação pífia e bastante calor. Depois da quinta rodada, exaurido resolvi puxar o meu barco pois realmente até para os adictos estava difícil jogar Xadrez com um mínimo de qualidade.

Obviamente teve o discurso de desculpas, que o América não tinha estrutura, etc......

Nem nas vésperas de eleição eles capricham! Sabem que infelizmente enxadrista não vota! Mas o sentimento geral que pude captar entre as pessoas foi a necessidade de mudança já!

Outro popular???? Nem pensar!!!!!

Abraços,
Big Alex

Resenha do enxadrista e grande músico José Alexandre Ribeiro, mais conhecido na praça Edmundo Rego, no Grajaú, como Big Alex.

 

8 comentários:

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Meu querido Blues Man!

quando eu era adolescente frequentei os bailes do América! era um calor dos diabos (símbolo do América!) mas eram bons!!

Agora discordo de você: com certeza você jogará outros Populares! Bem organizados e com um carinho bem especial com os jogadores como você (um rol que os maldosos alegam que a Convergência não se preocupa...).
Do jeito que está a coisa não pode ficar. A situação (continuidade) não sabe se vai com: a)o Imperador que arruinou a Federação esportivamente, financeiramente, juridicamente e moralmente; b) o candidato da 3ª via (que nem joga xadrez!) que já foi presidente por duas gestões (82/84; 85/87), na primeira quase sofreu impechmeant dos clubes e na 2ª "delegou", nem aparecia (o que todos agradeciam!), quem foi o presidente de fato foi o vice-técnico chamado Carlos Cleto.
Por isso apoio o mf Alberto Mascarenhas para a presidência da Fexerj, um cara íntegro, honesto, apaixonado pelo xadrez e um gestor altamente preparado!

Curioso, falam muito da organização do Mundial da Juventude da FIDE. Já pensou um evento desse (mais de 1000 atletas, fora pais, treinadores, etc.) nas mãos dessa turba da situação? se no Popular impera essa zona imagina numa competição de alta magnitude da FIDE?

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o Alex, Tudo que ele falou eu presenciei no Popular deste sábado e domingo, o mais incrivel e ver gente que faz parte da organização dizer que "se recusava a comentar" tirando literalmente o corpo fora quando indagado sobre a impossibilidade de se jogar debaixo de uma iluminação para lá de pífia, os problemas ja haviam começado na propria inscrição, os emails fornecidos para inscrição pela Fexerj retornavam e o fax disponivel para mandar o comprovante de pagamento "obrigatoriamente até quinta feira" estava quebrado, teve uma amigo meu que nem viu seu nome na lista de inscrito ao chegar ao rescinto do jogo, pois é, é sempre a mesma coisa, a desorganização tipica e o atraso que considero um desrespeito total com os competidores são "constantes do universo" dessa turminha que infelizmente rege o xadrez em nosso estado, fiz exatamente o mesmo que o Alex, capi fora logo apos a quarta rodada, já estava com dor de cabeça, por forçar minha vista no tabuleiro escuro....
lamentável, desculpas explicam mais não justificam.

Reinaldo Mano disse...

Pessoas certas nos lugares errados.

É impressionante o quanto a vontade de acertar pode produzir desastres. Como enxadristas todos concordamos que um único movimento errado, por mais correto que tudo tenha ocorrido até então, põe a perder todo o jogo . Uma vez derrotado de nada adiantou todo o brilhantismo até aquele fatídico lance. E como diz o professor, não existe vitória feia, feio é não ganhar, as glórias todas vão para o adversário. A ânsia da vitória às vezes é um grande culpado.
A vida diária, que os tabuleiros imitam com perfeição, nos dá exemplo. Imaginem alguém querendo fazer uma grande festa, que se vangloria de obter um excelente local para a mesma, preparando uma grande sensação. Não bastando o enorme número de convidados, providencia presentes para serem distribuídos entre alguns afortunados. Mas no desejo de não querer partilhar com ninguém a glória de dar tal grandiosa festa, não bastando ser o grande anfitrião, resolve ele mesmo, sem a participação de mais ninguém, fazer todos os ajustes para o evento. Resolve então não contratar um aparato de festas com Buffet especializado, garçons, decorador, música, recepcionistas: ele daria conta de tudo.
Quando chegam os convidados, na hora combinada, qual surpresa em se encontrar o salão da festa fechado, olhando na fresta da porta vemos o anfitrião no meio do salão, sozinho, sem mesas, cadeiras, nem nada para servir. Tentando entrar ele lhe pede educadamente que esperem um pouquinho que já vai ficar tudo pronto. Após 2 horas imagine que os convidados, fiéis como cães ainda aguardavam, pois realmente queriam se divertir e acabam até por se satisfazer com o que encontram apesar dos percalços.
Agora imagine na saída o seu anfitrião lhe dizer “amanhã tem mais, venha!”. Mesmo desconfiado, você resolve ir e no dia seguinte você chega e dá de cara na porta, na mesma situação do dia anterior. Pergunto ao leitor, o que você faz? Sai e vai embora decepcionado, porque se você quer diversão, certamente não seria ali que você ia encontrar, pois já estava irritado de ser feito de bobo?
Aos que ficaram para participar do torneio popular de Xadrez fica minha mescla de decepção e solidariedade. O xadrez é maior sem dúvida, mas certas atitudes são inaceitáveis.

Reinaldo Mano
Classe C
Abandono antes do inicio da 4º rodada.

André Kemper disse...

Meu caro Maia,

Em 25 anos de Xadrez e torneios, posso te garantir: Foi o PIOR torneio de minha vida.

Meu blog foi retirado do ar, por uma falha administrativa... resolvi retomar a partir do zero, tamanha a minha insatisfação com o ocorrido.

Fiz questão de antecipar o post e te peço que coloque o link do meu blog, aqui no seu.

Vamos na batalha!!

Grande abraço,
André Kemper

xadrez-semdemagogia.blogspot.com

Fernando Garrido disse...

Quando pensamos que a coisa está ruim demais, nos surpreendemos e constatamos que infelizmente pode ser pior!
A atual Diretoria da Fexerj parece se superar a cada evento.
Me lembro que no ano passado joguei o Popular que foi realizado na AABB Lagoa. Na ocasião aconteceram problemas semelhantes, atraso no início da 1ª rodada, calor, problemas com iluminação que fez com que a 3ª rodada começasse muito tarde. Me lembro que meu adversário também preocupado com a hora me ofereceu empate logo nos primeiros lances, o que foi aceito prontamente mesmo assim cheguei em casa perto da meia noite, imaginem se tivesse jogado a partida e consumido as 2 horas!
No domingo pela manhã um amigo me convida para um churrasco num sitio com piscina etc. Não tive dúvidas e não fui ao restante do torneio.
Pelo tanto que amamos o xadrez, entendo que devemos sim deixar de lado alguns prazeres para praticar o nosso amado esporte, porém isso não pode significar sofrimento.
A participação em torneios tem que ser acima de tudo um prazer.
Pelo relato dos colegas, este ano conseguiram fazer pior, além de continuar promovendo um torneio desgastante com 3 rodadas de 1 hora ko num único dia, conseguiram um local bem pior, sem as mínimas condições de conforto.
Os fatos apresentados dispensam mais comentários, é preciso dar um basta nisso!

Cristiano disse...

Um fracasso total e absoluto o Popular de 2011 realizado pela nossa Federação de xadrez.A incompetência e a mediocridade da atual gestão saltam aos olhos da comunidade enxadrística do RJ,é preciso uma mudança imediata,precisamos apoiar as pessoas que verdadeiramente amam o xadrez e incentivam a sua prática de forma eficaz e reiterada.Não é mais possível que o amadorismo e a falta de planejamento continuem a imperar no xadrez do nosso Estado.Como participante de diversos Populares,tendo vencido o de 2004 na Classe A,somente posso lamentar pelos jogadores que foram desrespeitados pela péssima organização deste evento tão significativo para o xadrez do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

realmente este foi o pior torneio da fexerj que já participei! péssima iluminaçao,parecia até a bat- caverna!foi a primeira vez que joguei xadrez as cegas! rsrs sem falar no super-atraso para o inicio das rodadas, no sábado modificaram o emparceiramento 3x!!! mudanças já !

Big Alex disse...

Xadrez as Cegas?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Enfim um pouco de humor nessa tragédia toda!