quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

1169- Viva Raúl Perez Hernandez! Viva Guines!

à esquerda o super GM cubano Leinier Domíngues. À direita seu primeiro professor e treinador, Raúl Perez Hernandez

Foi realizado sábado passado na cidade de Guines, Cuba, um torneio de partidas blitz organizado por Raúl Perez Hernandez, primeiro treinador do GM Leinier Domíngues que é atualmente o melhor enxadrista da América Latina.
O torneio foi fortíssimo, contando com as presenças dos GM´s cubanos Leinier Domíngues e Holden Hernández (que são de Guines), do GM peruano Emilio Córdova,etc.
Foram jogadas 7 rodadas pelo sistema suíço e o campeão foi Leinier com 7 em 7! Em segundo chegou o MF cubano Henry Soto (também de Guines) com 6 pontos e em terceiro, empatados, o GM Holden e o MF mexicano Oscar Sánchez.
Estiveram presentes enxadristas de México, Venezuela, Peru e....Brasil! o amigo Gino Bastos da cidade de Bom Jesus de Itabapoana estava lá!
O 1º a esquerda é o Gino Bastos

Há anos que troco e-mails com meu amigo Raúl Perez. Ele é um expert em treinamento para crianças e jovens e já consolidou seu trabalho em Cuba, Venezuela e Espanha. No Brasil, ministrou treinamentos no Espírito Santos e proferiu uma palestra no Rio de Janeiro. Atualmente coordena o Xadrez Escolar de Trinidad-Tobago.
Lembro-me bem quando o visitei em Havana, foi uma tarde muito agradável, uma enciclopédia enxadrística estava conversando comigo!
Eu pude retribuir sua hospitalidade quando veio ao Rio de Janeiro a meu convite. Raúl deu uma excelente palestra sobre Xadrez Escolar no Tijuca Tênis Clube quando estive, interinamente, à frente do depto. de xadrez daquele clube.

Saúde e Vida Longa ao Raúl!!!

Bom xadrez numa tarde de sábado em Guines!

Um comentário:

patricio disse...

Verdade.Eu estive presente naquela palestra.Isso foi marcante.Vc propiciou um contato com o xadrez cubano e eu paguei apenas 10 reais por isso ! ! !