quarta-feira, 4 de junho de 2008

33- TEMPOS SOMBRIOS.........

"Começou" dia 31/05, segundo o site da FEXERJ, o Torneio FIDE Djalma Caiafa, no PSXC. Coloquei entre aspas porque já no dia 30 soube que houve jogador que já disputara 4 partidas do certame.
O evento tem apoio oficial da FEXERJ.
Legal, é bom que haja uma boa quantidades de torneios rating FIDE aqui no Rio.
Mas, nesta época de ciclones e tremores de terra no Brasil, preocupa-me a possibilidade da volta de fantasmas com rating FIDE alto, jogadores "fortíssimos" que nós, praticantes habituais do amado xadrez do Rio, nunca vimos, nem em sonhos. Estes fantasminhas, criaturas de um criador nada camarada, fizeram parte daquilo que considero as páginas mais tristes do AMADO XADREZ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Postei um comentário de Kant neste blog. Os indivíduos venais afetam o coletivo. Ninguém se mobiliza (só os venais com seus interesses mesquinhos) mas depois vem a queixa geral.
Haverá choro e ranger de dentes. Tempos sombrios se reaproximam.

3 comentários:

Anônimo disse...

Maia, a participação de competidores no processo diretivo de federações e confederações é um problema endêmico no Brasil.
De um lado a estrutura é tal que permite a criação de capitanias hereditárias na gestão do esporte e por outro nós que somos jogadores nos comportamos quase sempre como peças sem desejo neste jogo de xadrez.
Um grande abraço,
Stelling

Xadrez Opinião disse...

Isso quando, por cansaço, se esquecem o ardor juvenil que nos impulsionava a querer mudar o mundo, e, nos pegamos, sem o saber, entregues à pasmaceira e ao ceticismo, portadores da maior verdade: eu disse que não iria dar em nada!!

Blanco

Unknown disse...

Em alguns emails de meses atras alertei para isto em uma troca de emails com alguns dos protagonistas : FEXERJ (apoio oficial) e o organizador do evento