O interessante é que a idéia de "sub-promoção" já existia bem antes da "posição de Saavedra". O americano Sam Loyd compôs um problema (ressaltando que era bem mais simples e menos interessante) em que as brancas promovem a torre para conseguir ganhar um final. Lasker e Troitzky também já haviam composto estudos em que aparece a manobra do duelo entre rei e torre, que no caso de Saavedra "dança" de b6 até c2. O genial deste fantástico acaso que gerou a posição de Saavedra é a síntese das várias idéias com uma simplicidade e clareza únicas: literalmente a vida imitando a arte.
3 comentários:
Adoraria resolver...mas eu já conheço a solução.
É uma composição excepcional, Maia. Excelente escolha.
Este e os dois próximos são "filhos" da composição de Barbier, Saavedra.
Grande abraço!
O interessante é que a idéia de "sub-promoção" já existia bem antes da "posição de Saavedra". O americano Sam Loyd compôs um problema (ressaltando que era bem mais simples e menos interessante) em que as brancas promovem a torre para conseguir ganhar um final. Lasker e Troitzky também já haviam composto estudos em que aparece a manobra do duelo entre rei e torre, que no caso de Saavedra "dança" de b6 até c2.
O genial deste fantástico acaso que gerou a posição de Saavedra é a síntese das várias idéias com uma simplicidade e clareza únicas: literalmente a vida imitando a arte.
Postar um comentário