sexta-feira, 25 de julho de 2008

59- Questões de Arbitragem III

Armageddom – É jogado em que cadência?
13-Pergunta: Li que nos desempates de torneios Fide, pode ser decidido o desempate com base no armageddom. Em que ritmo é jogada esta partida?


Resposta: Nos desempates em torneios valendo rating FIDE, dois jogadores empatados em pontuação e em todos os outros critérios de desempate, devem para definir o 1º lugar jogar uma partida armagedom, também conhecido como morte súbita, brancas com 5 minutos, pretas com 4 minutos, brancas jogando para ganhar.



Art. 10.2 da Lei do Xadrez, o jogador está com peça a mais devido a sacrifício feito pelo adversário
14-Pergunta: Numa partida de xadrez pensado, o jogador das brancas sacrifica uma peça por ataque de mate. O jogador das pretas, com peça a mais, mas apurado no tempo, reivindica empate com base no art. 10.2. O arbitro adia a decisão determinando que a partida continue. As pretas não fazem o seu lance, aguardando a queda de sua seta (na expectativa da decretação do empate). O que o árbitro deve decidir?

Resposta: O árbitro agiu com bom senso ao adiar a sua decisão. Não poderia decretar o empate visto que o jogador das brancas sacrificou uma peça, está no ataque e tem material para dar mate.
Ao cair a seta das pretas o resultado da partida é logicamente a vitória das brancas.
O árbitro só poderia decretar o empate se as brancas na posição final não tiverem material para dar mate.




Artigo 10.2 não se aplica no caso de ‘morte súbita’ ?
15-Pergunta: Na final de um campeonato absoluto sub-20, dois jogadores terminam empatados no primeiro. Segundo o regulamento, o desempate deve ser efetuado em match de 2 partidas entre os jogadores, na modalidade morte-súbita. Na primeira partida, no ritmo de 15 minutos para cada jogador, o jogador A , que tem rei e torre, oferece empate. O Jogador B, que tem rei e cavalo recusa a oferta, uma vez que o adversário está apurado. O jogador A, então reivindica empate, no tempo regulamentar, com base no art. 10.2. O árbitro rejeita a reivindicação de empate afirmando que “a nova lei estabelece que não se aplica o art. 10.2 para partidas de morte-súbita”. Foi correta a decisão do árbitro?


Resposta: O tiebreak foi jogado no ritmo de 15 minutos para cada jogador que é considerado ritmo rápido, conforme o disposto no apêndice B. A reivindicação de empate, com base no art. 10.2, é factível tanto no ritmo pensado quanto no rápido. Só é vedado no ritmo de blitz, face ao disposto no apêndice C2.
Conclusão: A decisão do árbitro não tem amparo legal.



Art. 10.2 da Lei do Xadrez – Aplicabilidade no Nocaute – e no Blitz?
16-Pergunta: O artigo 10.2, segundo entendo, se aplica aos torneios nocaute, em que todos os lances devem ser executados em um tempo determinado. Não se aplica ao blitz, mas se aplica aos torneios com relógio digital. Está correto?


Resposta: O artigo 10.2 aplica-se à fase de uma partida em que todos os lances remanescentes devem ser efetuados num determinado período (limite) de tempo.

Exemplificando: Suponhamos que o torneio seja disputado na cadência de 2 horas para os 40 lances iniciais + 1 hora ‘quickplay finish’.
O torneio terá dois períodos bem definidos. Nas duas primeiras horas não será aplicável o art. 10.2.
No segundo período, que é conhecido como ‘quickplay finish’, o jogador, quando faltar-lhe menos de 2 minutos para sua queda de seta, poderá utilizar-se da prerrogativa do art. 10.2.

Realmente, o art. 10.2 não se aplica aos torneios de blitz (relâmpago), tendo em conta o disposto no Apêndice C2 das Leis do Xadrez.
Além disso, o art. 10.2 também não é aplicável nos torneios com relógios eletrônicos em que haja acréscimo igual ou superior a 30 segundos por lance executado, desde o 1º lance.
”C2 - ...Os artigos 10.2 e B6 não se aplicam.”


Art. 10. 2 Recurso – Cabe recurso sobre decisão do árbitro de empate
17-Pergunta: Cabe apelação sobre uma decisão do árbitro feita com base no artigo 10.2, ou melhor, pode o jogador envolvido acionar a Comissão de Apelação para recorrer da decisão do árbitro sobre o artigo 10.2?


Resposta: A decisão do árbitro será definitiva (não cabendo recurso) conforme o previsto no art. 10.2 “d" da Lei do Xadrez. Por isso recomenda a prudência que o árbitro adie sua decisão se não estiver absolutamente convencido de que a posição está empatada.
Vale lembrar que o empate pode ser decretado até mesmo depois da queda de seta.
Conclusão: O jogador não deve apresentar apelação porque a decisão do árbitro é definitiva, não cabendo recurso.
”Art. 10.2, b - A decisão do árbitro será definitiva (não cabendo recurso) quanto ao disposto nas alíneas a, b e c.”

Nenhum comentário: