quinta-feira, 31 de julho de 2008

64- INTERCLUBES II

Idéias não faltam para se fazer um Interclubes ao longo do ano, por meio de seletivas, com os clubes se visitando e culminando com uma finalíssima na capital ou interior com os vencedores das seletivas. Isto traria um maior contato entre os clubes e reduziria as contratações, obrigando a jogar com a "produção" do próprio clube. Mas tudo só daria resultados com o fomento e incentivo da federação às competições entre os clubes do Rio, o que hoje é uma utopia. Ao contrário e de forma pensada, desqualificam, ano após ano, a única reunião esportiva entre os clubes do RJ. O quadro é claro. O calendário é um mosaico estratégico de consolidações políticas de forma regional. A capital do Estado enfrenta uma situação caótica, jamais vista, de ausência de torneios.
A discussão está aberta a meus diletos leitores.
Aviso: modero as mensagens. Tergiversações e enrolações que levam a lugar nenhum não serão publicadas.

Um comentário:

Xadrez Opinião disse...

O calendário foi construído para propagandear a quantidade de competições.

Outro dia ouvi a seguinte piada: se tiver 20 é sucesso estrondozo e se divulgam quase imediatamente o resultado; se tiver mais de 10 é sucesso e após alguns dias se divulgam os resultados; se tiver menos, a informação é só dos 4 primeiros, isso, quando o torneio não é cancelado unilateralmente se avisando aos eventuais inscritos em cima da hora.

Quando há um regional, por exemplo, nenhuma outra competição é realizada!

Como o calendário agora está cheio de torneios regionais importantes para o desenvolvimento do xadrez local, outras regiões e a capital, são convidadas ao silêncio reverencial.

Paulatinamente os grandes jogadores do Estado foram se afastando aumentando o esvaziamento do xadrez estadual. Paralelo, a inexistência de renovação só demonstra que estamos cada vez mais indo para um beco sem saída.