quinta-feira, 31 de julho de 2008

63- INTERCLUBES, QUE FAZEM COM VC??

Li no site da Fexerj e fiquei perplexo: o outrora glorioso Interclubes foi "empurrado" para 6 e 7 de dezembro, um único final de semana. "Empurrado" pelos Jogos Abertos de SP, o que é mais triste.
Ano após ano temos visto uma crescente má vontade da Federação com o Interclubes. O único campeonato de clubes em nosso amado xadrez do Estado do RJ virou um fardo para nossa entidade oficial.Parece que é apenas uma obrigação pró-forma manter a competição no calendário. O Interclubes está servindo apenas para desfile de jogadores contratados, com equipes "fortíssimas" e dirigentes vaidosos e orgulhosos de tais contratações. Todos bobos, ouro de tolos. Só quem ganha são os contratados, o xadrez do RJ perde. Querer contratar, parecer profissional num clima e estrutura amadora é vaidade pura, é ter visão míope. Devem pensar: "nossa, que relação custo-benefício pequena fazer este evento. Arrumar espaço grande para aquela gente toda, reunir aqueles chatos, que dureza!"
Mas é proposital mesmo. Para que investir numa competição que fomente e incentive os clubes ao longo do ano, que os motive, para que?
O fato é que não devemos deixar morrer nosso Interclubes. Ainda mais numa época que os clubes lutam contra a modernidade (internet,etc). Não podemos deixar que seja jogado em apenas um fim de semana. Pelo contrário, devemos começar uma discussão para oxigenar o Interclubes, ampliá-lo.
E agora virou mania ficar refém de calendário dos Jogos Regionais e Abertos de SP. É o xadrez fraco se submetendo ao mais forte. Parabéns!

7 comentários:

Marcelo disse...

Apenas um comentario...independente da opiniao pessoal de cada um. Foi enviado e-mail aos clubes, sobre a realizacao do interclubes em um ou dois fins de semana, ja que nao ha feriados este ano. Independente de quando realiza-lo. Alguns ainda nao retornaram, mas ate agora praticamente todos, principalmente os clubes do interior, prefiram a opcao mais reduzida, devido aos custos,etc...Ainda faltam alguns e algumas definicoes

Anderson Morgado disse...

Sem dúvida que para os clubes do interior ir ao Rio com uma equipe jogar o Interclubes em um fim de semana já é difícil, imagine em dois. Infelizmente, sai caro se alojar e se alimentar, além da inscrição e transporte. Entretanto, diminuir o tempo de reflexão para 61min. colabora para a diminuição do nível técnico, o que é um contra-senso já que trazem "estrelas" tentando elevar o nível. O correto sería ter feito no 1º semestre, pois teve feriados prolongados. Além disso, é importante oferecer alojamentos para garantir a participação de um número maior de equipes.
A submissão aos Jogos de SP, revela a submissão ao poder da grana. Alguns renomados já fizeram sua opção...
O basket brasuca está fora de mais uma olimpíada. A equipe norte-americana estará completa em Pequim. Para eles, defender o país numa competição mundial vale mais do que jogar pela NBA. Os jogadores de xadrez daqui preferem os JAI. E a CBX prioriza exatamente esta turma...
Falta uma política nacional de estímulo aos talentos do xadrez. Como os "bambas" surgem em ações isoladas, geralmente patrocinadas pelos próprios familiares, fica difícil ter algum sentimento de pertença ao clube, à CBX ou ao país. E os cartolas daqui do Rio não tão nem aí... Querem ações de markenting.
Precisamos aprender com os cubanos a criar mestres sem "oba, oba" e "blá, blá, blás".
Abraços
Anderson Morgado

Marcelo disse...

A questao nao é quando ele é feito.E esta nao é a pergunta...A pergunta é,considerando tb que o Interclubes nao é so o Classe A,o que é melhor pro CFXC.Exerca seu direito da forma correta e responda ao e-mail...Esteja a vontade pra achar que prefere 61 min. Vc diz oferecer alojamentos...Aonde? Qual esporte faz isto? Vc arrumaria em Cabo Frio? ou acha que so se pode fazer na capital? Quando a SP concordo com vc,mas a questao é,vc muda a mentalidade dos jogadores? Vai quer comparar o sentimento nacionalista do esporte brasileiro ao americano ou dos cubanos?

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Detalhe: reminiscências de outras discussões, por mail,etc, estão fora deste tópico,ok?

Anderson Morgado disse...

Nosso modesto clube ainda não possui uma equipe classe A. Ano passado jogamos pela 1ª e infelizmente única vez este certame. Independente do resultado que nós alcançamos - 2º no C,5º no B (CFXC 3,5:0,5 HSCER)- para nós foi uma experiência interessantíssima jogar com 2 horas para pensar e pelo nosso clube, um dos poucos uniformizados. Depois deste cresceu em mim a vontade de realizar em CF um Interclubes. Se for jogado em um feriado prolongado e se os ventos da política soprarem à nosso favor, com certeza teremos enorme satisfação em acolher os clubes do Estado do RJ.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

A opção, por mail, dos clubes do Interior (se for procedente a informação) por um fim de semana é circunstancial, ou seja, é a opção diretamente proporcional ao desinteresse que a Federação tem demonstrado, ano após ano. Se as condições fossem outras, a opção decerto seria diferente.

Xadrez Opinião disse...

Por problemas no computador meu comentário nem chegou ao moderador. Volto, pois, tentando colocar algumas questões.
De fato, não há no calendário qualquer outro torneio equivalente ao ITC (=interclubes).
É verdade que se exige muito esforço para se realizar tal competição em condições satisfatórias. Todavia, os dirigentes da federação estão na área há bastante tempo para saber todos os senões que envolve o torneio.
Evidentemente, a informação dada por este blog está posta para se ratificar o esvaziamento do torneio. Ou alguém poderá negar que NÃO "havia" data no segundo semestre para a realização deste tipo de torneio. Ou alguém pode admitir discutir esse assunto agora em Agosto ? E por que jogar os problemas para os clubes, através de email, nem ofício se dignaram a fazer, quando, à toda evidência, as coisas foram encaminhadas para não se ter outra saída ?
É sem cerimônia que se planeja o esvaziamento do ITC utilizando-se como biombo a expressão vaga de clubes do interior solicitaram isso ? Quais clubes cara-pálida ?
Há muito se escamoteiam interesses menores sob o manto do “interior”. Sinceramente, o que é esse interior ? Para os macaenses ou campistas é muito melhor jogar na dita capital, vale dizer, na cidade do Rio de Janeiro que em Angra dos Reis ou mesmo Petrópolis, porque é mais barato! Apesar de serem cidades quase germinadas geograficamente, petropolitanos, teresopolitanos e friburguenses, por exemplo, preferem jogar no RJ que nas demais cidades serranas, pois a distância é proporcionalmente igual, sendo que para se deslocarem para a aludida capital do Estado há melhores condições de logística.
E o pessoal de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói, apesar de serem “interior”, certamente preferem uma competição no RJ muito mais pratica e mais accessível.
É salutar a ação, por exemplo, do Agostinho (CXP) que se propõe a organizar o Estadual A e, além de conseguir toda a logística, ainda se preocupa em criar o máximo de conforto para os competidores informando-lhes diligentemente endereços de hotéis, telefone, onde comer, etc.
O exemplo é difícil de seguir ? Talvez seja o caso de solicitar ao pessoal do CXP uma ajuda.
Infelizmente, me parece alguns clubes sucumbem a esse canto de sereia do contraponto entre capital x interior. O que temos, sem dúvida, são cidades com realidades díspares, mas nada como capital de um lado e o interior uníssono de outro.
Nós dá ALEX temos como princípio de honra prestigiar essa competição. Jamais faltamos a qualquer de suas edições. Seja no interior, como em 2004 quando participamos em Volta Redonda, e muitas cidades do interior não foram, seja como em 2007 quando sozinhos inscrevemos apenas 7 equipes no ITC que ocorreu na AABB-Tijuca.
Não custa lembrar que no final do ano passado se fez uma final de campeonato brasileiro cujo prêmio total (10mil reais) foi todo custeado pela entidade organizadora (federação do RJ). Essa verba não teria melhor utilização se servisse para melhorar a logística do ITC ?
Deve se ressaltar a baixa adesão dos próprios enxadristas da capital como espectadores daquele torneio e, a praticamente nula participação de enxadristas do interior.
Agora, há uma questão substantiva que se deve relembrar: os clubes do interior recebem um subsídio na forma de redução da anuidade que ajuda a minorar eventuais problemas para a participação no ITC, seja ele organizado na cidade do Rio de Janeiro ou numa das demais cidades deste Estado.
Infelizmente, jogar o ITC em 1 final de semana e com TR de 1h/jogador é tratar o ÚNICO TORNEIO DE CLUBES do calendário como um estorvo.