terça-feira, 1 de julho de 2008

47- NIMZO ERA UMA FIGURA!


Terminou (até que enfim!) a primeira enquete deste blog sobre se a leitura de Mi Sistema (editado pela primeira vez em alemão em 1925!) ainda seria válida nos dias de hoje. Tivemos um número de votantes expressivo: 28...! :)

9 votos para "Sim, os conceitos apresentados são eternos";
6 votos para "Sim, porque é uma obrigação ler os clássicos";
6 votos para "Não, porque é um livro ultrapassado no xadrez de hoje e alguns conceitos como "profilaxia" são melhores explicados em obras contemporâneas";
3 votos para "Sim, porque alguns conceitos estratégicos tipo "profilaxia" devem ser estudados a priori na obra de Nimzowitsch";
2 votos para "Mi Sistema? meu livro de cabeceira!";
2 votos para "Mi Sistema? isto é livro de xadrez? muito primitivo!"

Os números não mentem! Mi Sistema não é um livro de treinamento. Tem muitas variantes concretas furadíssimas (Nimzowitsch forçava um pouco a barra para demonstrar suas idéias) mas é um clássico que tem conceitos importantíssimos como bloqueio, profilaxia, sobredefesa,etc. Não é a toa que nas listas dos melhores livros de xadrez já escritos sempre aparece entre os primeiros (um outro "campeão" é o Zurich 53). Querem ver quem recomenda a leitura de Mi Sistema? olhem então o seguinte link: http://www.clubedexadrez.com.br/menu_artigos.asp?s=cmdview1070. Sim senhores, o badalado Mark Dvoretsky.
Há quem diga que Nimzowitsch era um embusteiro e que o "sistema dele" simplesmente não funcionava contra Alekhine e Capablanca (nunca ganhou umazinha destes monstros!) mas acho que não é bem assim. Acho que merecia ter jogado um match pelo Campeonato Mundial (até Janowsky jogou, meu Deus!).
E mais, o cara era engraçado! Mi Sistema tem umas tiradas divertidas! o cara era um "poeta"! vamos ver alguns gracejos ( retirados da tradução em português, da Editora Solis):

"Se eu tiver que disputar uma corrida com alguém, devo saber que não é oportuno perder parte do tempo assoando o nariz, sem que por isso pretenda criticar esse ato em si; mas se eu puder instigar meu adversário a fazê-lo, ele perderia tempo e eu obteria uma vantagem na corrida" =>SOBRE A VANTAGEM NO DESENVOLVIMENTO

"Quando um fazendeiro perde seus leitões devido a uma peste, lamenta não somente a perda dos leitões mas também da ração consumida" => SOBRE (NA ABERTURA) A TROCA DE UMA PEÇA QUE TENHA CONSUMIDO VÁRIOS TEMPOS POR OUTRA QUE CONSUMIU, NO MÁXIMO, UM TEMPO

"Quando um comerciante percebe que seu negócio vai mal, fará bem em liquidá-lo e começar com os meios que lhe restarem um outro negócio mais promissor. Lamentavelmente há também outra alternativa: o comerciante pede emprestado de um lado para pagar do outro, e assim faz tantas vezes até que não consiga pagar em nenhuma parte, o que não é muito correto" => SOBRE A LIQUIDAÇÃO (TROCA DE PEÇAS) PARA EVITAR ATRASO NO DESENVOLVIMENTO.

"O peão central móvel e livre do inimigo deve ser considerado como um criminoso temível (ou melhor, como um cavalo selvagem), contra o qual deve-se empenhar com todo furor" =>SOBRE O PEÃO CENTRAL QUE NÃO TEM OPONENTE NA MESMA COLUNA (MÓVEL).

"A coluna aberta é o favorito dentre os meus filhos espirituais" SAI DESSE CORPO QUE NÃO LHE PERTENCE!!

E POR FIM:

"Para mim, o peão passado, como os demais atores deste drama, tem alma, desejos nele contidos e temores cuja existência apenas suspeita" ERA UM FIGURAÇA!

Já ia esquecendo, em 1926, Capablanca aceitou um match pelo título mundial mas Nimzowitsch não conseguiu reunir a grana necessária dos patrocinadores!

É isso aí, pessoal!

Nenhum comentário: