segunda-feira, 22 de setembro de 2008

86- É SÉRIO, PESSOAL!

RECEBI UM DESABAFO, POR E-MAIL, DE UM DOS PARTICIPANTES DO RECÉM-FINDO TORNEIO DE MESTRES, DA FEXERJ. É DE SE NOTAR QUE O AUTOR DO MAIL É UMA DAS FIGURAS MAIS RESPEITADAS NO XADREZ DO RIO, SENDO SEMPRE EQUILIBRADO E SERENO NAS SUAS ANÁLISES. REPRODUZO ABAIXO TRECHO DO E-MAIL:

" Está ficando decepcionante jogar torneios da Fexerj. Esse provavelmente foi o último que jogarei enquanto durar esse caos.
O tiro de misericórdia foi ter que ver um jogador do porte do Limp ter que que anotar os lances em uma folha de formulário contínuo em branco, por falta de planilhas,(as outras opções seriam guardanapos etc...), a ausência de tabuleiros e de material, na primeira rodada. O campeão do torneio, o Paulista Mário Galati, que ganhou do Limp, Teixeira e quase fez 100%, teve que empatar com o Nagib em posição vencedora, porque teve que jogar pela maior parte do jogo sem relógio!!!! e quando um relógio foi colocado na mesa horas depois, o Galati foi comunicado pelo arbitro que teria perdido pelo tempo!!!!!!!!!!! depois das óbvias reclamações do Galati, foi constatado que o Nagib é que teria perdido pelo tempo!!!!!!!!!
E Galati,sensibilizado pelo desespero do adversário e já chateado com a situação, resolveu empatar. O Arthur que tem que jogar nas 11, sendo jogador e reponsável pela federação, por tudo, caiu da bicicleta durante a semana e abandonou o torneio. Resultado: ficamos sem planilhas, tabuleiros, mais atrasos, troca de salas, ou seja o caos completo.
Querer jogar decentemente numa zona como essa fica impossível e o que se viu foi um festival de capivaradas em todo canto: Limp entregou uma peça contra o Galati, Arruda empatou com o Galati com mate em 3, e por aí vai..."

AS PERGUNTAS QUE SE PODERIAM FAZER SÃO AS SEGUINTES: 1) POR QUE O VALOROSO E OPEROSO ÁRBITRO AGOSTINHO, DE PETRÓPOLIS, NÃO FOI INFORMADO DO PROBLEMA OCORRIDO COM O SECRETÁRIO DA FEXERJ (QUE A PARTIR DE TERÇA, 16/09 NÃO MAIS COMPARECEU À FEDERAÇÃO, POR MOTIVO DE ACIDENTE)? EM SENDO INFORMADO PODERIA LEVAR MATERIAIS E PLANILHAS;
2)QUE EQUIPE É ESSA DA FEDERAÇÃO ("DESENVOLVIMENTO E AÇÃO") QUE NÃO ATUA NEM É DEMANDADA (SERÁ QUE O PRESIDENTE NÃO DELEGA OU NÃO HÁ EQUIPE?) QUANDO O PRESIDENTE VIAJA (BELÉM, SALVADOR) PARA FAZER CAMPANHA POR UM CANDIDATO DA CBX?

O QUE MAIS FALTA? JÁ SABEMOS QUE NOSSO CALENDÁRIO É CONDICIONADO A EVENTOS DE OUTRO ESTADO. AGORA UM TORNEIO QUE TEM STATUS DE "MESTRES" SOFREU AS CONSEQUÊNCIAS DE OPÇÕES POLÍTICAS, ALÉM DE UMA GESTÃO ABSURDAMENTE CENTRALIZADORA (SEM EQUIPE DE TRABALHO, SEM DELEGAÇÃO,ETC).

EM SALVADOR, SEGUNDO O SITE DA FEXERJ, FOI LANÇADO O PROGRAMA DE TRABALHO DO CANDIDATO VESCOVI. RESTA SER LANÇADO AQUI O PROGRAMA DE TRABALHO PARA O AMADO XADREZ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Nenhum comentário: