segunda-feira, 26 de outubro de 2009

401- Interclubes RJ-miscelâneas

De Maiakowsky

Estive pouco no Interclubes, um pouco no sábado, um pouco no domingo. Minhas impressões: o Tijuca exclamou na organização, decoração,etc. Good job do Sérgio e Reynaldo, Parabéns!!
Sobre o Império: desgastou, ninguém aguenta mais tantos absurdos, tanta inépcia. Está tudo desagregado. É Teoria dos Jogos: o Império maximizou tanto seu interesse que há um desequilíbrio nos interesses coletivos. Ouvi dizer que o imperador afirma que não aguenta mais também mas que não tem ninguém de confiança para "entregar o cargo"!! que tamanha arrogância e soberbia!! agora qualquer mudança tem que estar submetido à "confiança" do imperador e não aos interesses coletivos do amado xadrez do RJ??
Clubes, jogadores, acordem!! professores, instrutores, se unam para um projeto comum de difusão do xadrez no Estado.
Clubes se unam para discutir um novo projeto de GESTÃO para o xadrez do RJ. Do jeito que está todos estamos perdendo.
Ter medo não é ter respeito!

De Celso Renato


O interclube carioca deste ano, igualmente como no ano passado teve vários problemas, confusões, ameaças de brigas constantes, pois os ânimos estavam alterados, longos atrasos como de costume, o que já se tornou marca registrada nas competições organizadas pela entidade maior do xadrez carioca, e pasmem até mesmo no Domingo (segundo dia do evento) a rodada que estava prevista para começar ás 10:00hs, na verdade só iniciou-se ás 11:30hs, pois o dirigente da Federação Carioca que mais cedo chegou ao local da competição, pisou no salão de competições ás 10:45hs. Absurdo! Demostrando uma falta de respeito muito grande aos enxadristas presentes e causando revolta no assessor técnico Sérgio Dias (TTC) que alegou que foi o primeiro a chegar, mas que não dependia dele, pois estava ali apenas como responsável pela equipe do TTC na competição. Faltou até papel oficio para imprimir os resultados. Vou deixar registrado aqui meu comentário, sabe por que tal balburdia acontece sempre? Porque os clubes são omissos e seus presidentes covardes, isso em qualquer lugar do “PLANETA” jamais aconteceria 2 (duas) vezes, mas os desmandou só aumentam, até quando ficará essa situação que chamaria de calamitosa, está muito difícil participar de competições organizadas pela Federação, uma competição deste nível tivemos até jogador arbitrando como árbitro. Os árbitros também não se entendiam, pois o “coitado” do Marcelo Einhorn não conseguia impor sua autoridade como árbitro principal, ficava igual “barata tonta” pra lá e pra cá, tendo que atender vários chamados ao mesmo tempo, e cada um fazia o que bem queria, lamentável!

Da Fexerj

Grande Festa do Xadrez!

O 34º Campeonato Estadual Interclubes bateu o recorde, e alcançou 56 equipes participantes, lotando o salão nobre do TTC.
Presença de 4 MIs no classe A, que conta com 13 equipes. Classe B 20 e Classe C 23!

Mais uma vez o Interclubes se destacou pela confraternização e a alegria do encontro entre os diversos Clubes e seus atletas. No ano de 2006 fizemos no salão nobre do Iate Clube da Ilha, em 2007 e 2008 realizamos o Inter no excelente salão nobre da AABB Tijuca e novamente em 2009 não foi diferente, o salão foi excelente, com muito boas condições a todos.

Na cerimônia de abertura tivemos uma grande festa com direito a participação da banda da Polícia Militar do Rio de Janeiro, bolo de aniversario da FEXERJ e coquetel para os jogadores. Agradecemos o apoio do Presidente do TTC, Victor Cézar Pereira Freitas para a realização desta bela festa.

Após a disputa da última rodada, os campeões de cada Classe do Interclubes foram:

Classe A - CXGR com MI Dragan, MI Perdomo, MI Limp, MF Sadi e Marcelo Santos, TTC I vice e CMUN1 3º.

Classe B - TTC1 campeão com Romildo Santos, Fernando Madeu, Alexandre Lima, Leonardo Mano, Sérgio Gonçalves e Miguel Ângelo, CXP1 vice e CFCSN 3º.

Classe C -AABB2 campeã com Jonathan Gonçalves, Jackson Vieira, Marcos Vinicius, Thiago da Gama, Túlio Fernandes, CMUN1 vice e JTC1 3º.

Veja resultado completo de todas as equipes no link de Waldemar Costa.

O troféu geral, que computa a melhor participação nas três classes ficou com o TTC seguido do CMUN.

No domingo tivemos a importante presença do AI Freiderich Alfred Salamon, prestigiando o evento.
Este belo número de participantes é fruto do excelente trabalho dos Clubes do Estado junto com a FEXERJ no desenvolvimento do xadrez em todas as regiões
.

De José Blanco


SEMPRE MAIS DO MESMO
Pelo que tenho ouvido, SIMPLESMENTE, o INTERCLUBES deste ano está sendo o PIOR dos desastres.

Não fosse o esforço dos tijucanos, e, mais do que esses, dos clubes que estão fazendo um esforço hercúelo, acho que o torneio nem terminaria.

Começar com 1 hora de atraso já era um grande prenúncio do que viria.

Soubesse que 1 hora se transformaria em 2 horas, sinceramente, teria pedido que as equipes da ALEX não fossem emparceiradas nas rodadas subsequentes.

É uma desfaçatez o que fizeram e estão fazendo com o ÚNICO torneio de clubes do calendário.

Tão bons e experts são aqueles que lá estão, e, continuam a repetir os mesmos erros ridículos de sempre.

DE QUALQUER FORMA, vamos terminar essa competição com sobranceira tranquilidade de que tentamos mais uma vez prestigiar o xadrez, não o deixando entregue aos interesses menores que insistem em nos cercar.

De Marco Coutinho


O Interclubes realizado este ano nos leva, certamente, a profundas reflexões. No quesito estrututa, excepcional, com exceção da iluminação. O TTC se supera a cada evento, de forma positiva, com participação fundamental do Sérgio Dias.
Quanto à parte técnica, alguns comentários. Havia poucos árbitros, sendo que alguns mal preparados. Faltou também disciplina. Não pode um árbitro discutir com um atleta. O recomendável é chamar sua atenção, de forma educada, em voz baixa. Se este persiste na reclamação, existem as penalidades aplicáveis a cada caso. Se um enxadrista levanta a voz perante o árbitro deve ser imediatamente retirado do torneio e expulso do salão. No caso de Interclubes, até a equipe é passível de punição.
Para se haver um Interclubes mais organizado, creio que deve existir um Congresso Técnico, no mínimo uma semana antes, com a presença da diretoria da FEXERJ, do Conselho de Árbitros e dos presidentes das agremiações que disputarão o certame. A data limite de inscrição para o campeonato tem de ser respeitado e, um dia após o término das inscrições, publicado na página eletrônica da FEXERJ, com a composição das equipes. Evitaria que, conforme aconteceu com a AXXM,um atleta sem rating, quarto tabuleiro, jogasse no primeiro tabuleiro, pois tinha o famoso "grampo" (atleta que não é federado, disputa alguns torneios e seu nome não sai na listagem). E o que é pior: sequer fomos avisados, nem por telefone, e-mail, msn, torpedo, pombo-correio, nada. Será que também seria o caso de publicarem os rating's de jogadores não-federados? Isto tudo pode ser objeto de discussão e votação na próxima Assembleia da FEXERJ.
Os campeonatos devem começar estritamente na hora. Um atraso de dez minutos, quiçá uma hora na primeira rodada, não é o ideal, mas é tolerável. Além disto, é um completo desrespeito com as agremiações, salvo motivo de força maior. Um aspecto técnico que não está sendo levado em consideração: se o evento está marcado para iniciar às 13:00 h, por exemplo, começa às 14:00h, o enxadrista que comparecer ao salão de jogos apenas às 14:05h deverá perder os pontos por wo. Isto já aconteceu e deveria continuar sendo desta forma. Mas isto é tarefa para o Conselho deÁrbitros.
O árbitro que chega atrasado deve ser suspenso preventivamente. No caso de reincidência, afastamento por um ano. Acontecendo novamente, o árbitro deverá ser excluído do quadro de arbitragem, pois demonstra completo desrespeito, despreparo e irresponsabilidade, atributos estes que justificariam sua eliminação do quadro.
Existe ainda outro problema: a conduta de atletas e de espectadores. Houve um Regional, em Três Rios, no qual uma espectadora "acusou" a queda de seta. No Interclubes, atrás da mesa 1, na quarta rodada, match entre AXXM e CXGR ( a AXXM liderava com 3 pontos), um senhor bradava entre altos berros com sua equipe B. Será que não havia lugar melhor para este senhor bradar, de forma ensandecida, com seus atletas? Ou seria uma provocação com os atletas da AXXM? Quem conhece a história, sabe do que estou falando. Se o Barata estivesse gritando atrás da mesa 1, em um match, por exemplo, ALEX x CXM, será que pensariam que foi uma atitude despercebida, ou que seria uma afronta?

De Joca de Deus

Amandos, malamados, barraqueiros de todos os quadrantes, o que prometia virou festa das grandes....

A grata surpresa do esquecido xadrez carioca foi o "Interclubes 2009”- show, sem exageros (digo melhor, com alguns sim....).
Comandada pelo gentleman Reynaldo Velloso, tivemos um dos melhores palcos onde este pobre escriba já tenha empurrado madeira....

Lindas recepcionistas; coquetel de primeira linha; bolo de aniversário (parabéns Fexerj 34 anos!) refris e até shoppinho gelado, é mole!
Se soubesse traria dois 2.600 pra festa: -Jacóia e Crisolon...aquele abraço!

Tivemos banda da PM para o hino nacional (e até o do Flamengo do Paulinho Goulart....), mesinhas com toalhas, ar condicionado....um capricho só – parabéns ao querido Tijuca TC !
Destaque à ilustre visita do árbitro Friedrich Salomon, ícone da árbitragem carioca - vida longa!

Figuraças? Ah! Todas lá....desde o “procurado por marido bravo” (não deixaram o bichinho jogar, muito menos arbitrar – o jeito é voltar a nadar rapaz....), passando pelo “colosso de Niterói” e sua garra costumeira; o entusiásmo do professor Tarchess; o baladeiro de Nova Iguaçu; e ele.... a imponente figura do “barraqueiro do Tijuca”....esse deu o que falar...

Com 2.600 no quesito, fomentou paixões: - desde a “musiquinha brega” até “a vaia com relógios parados”.....e, sempre repito, a gente pensa que já viu tudo nesta vida de 64 casas...

O figuraça encrencava com alguma ou qualquer coisa...ninguém sabia o certo o por quê, mas ele estava lá: confusão a cada rodada...e vê se tinha alguém pra segurar o portentoso...

Lá pelas tantas, rodada correndo, dedo em riste, olhar 47, bradava...”eu não gosto de você” (sic) a um dos principais dirigentes do torneio. E vocês acham que a cariocada perdeu a oportunidade? Ecoou no salão de festas do Tijuca TC a musiquinha....

“...você não vale nada mas eu gosto de você; tudo o que eu queria era saber porquê....”

http://www.youtube.com/watch?v=FRRW1dh2CIM


E ninguém acalmava o bichinho:-a cada rodada lá estava ele....até que no ponto alto dos ânimos este pobre capivara viu a galera toda parar os relógios e soltar aquela vaia digna de Maracanã lotado.... já vi gente parar relógios pra tudo, desde chorar meio pontinho a reclamar do barulho; do celular; de tudo, mas uma parada geral? Esta foi inédita, com certeza!

Imaginem, amantes de todos os tabuleiros, o que seria se naquele épico "Ogro da Planilha x Spider man", tivessemos a participação e intervenção do "Barraqueiro do Tijuca".....moçada, hoje o Hotel Nacional de Americana não estaria de pé.....com certeza não!

Bom torneio com ótimas equipes separadas pelo critério carioca de “classes” A, B e C, conforme rating local (neste, devem ter inaugurado o “sem classe” com certeza...)

Na Classe A, a mais concorrida, venceu a sempre “Grande Roque”, uma espécie de “clube fantasma”, sem sede, sem sócios, sabe como é....coisa de carioca....

Ela ganhou com méritos, formada pelo Dragão Stamenkovic; Leo Perdomo; Edu Limp (agora hospede da linda Petrópolis) e o figuraça do Sadi Dumont – parabéns aos campeões!


Nosso IBC de tantas glórias (Alexandre Campos; Joca; Josimar Castro e Célio Antunes) chegou em meritório 4º. lugar dentre 13 ótimas equipes – nos aguardem em 2010!

De Eduardo Arruda

o Interclubes desse ano tb foi recorde de recursos para o Conselho de árbitros, 3 antes de começar e 2 no evento, recursos esses que o Salamon deu liminares e que até agora não foram questionadas, caso venham a ser , será necessário convocar o conselho de Árbitros.
( pelo que o Salamon me contou, acredito que o CXGR, poderia perder seu titulo uma vez que a sumula foi assinada por pessoa com total impedimento para fazê-lo, e em vez de ter empatado de 2 a 2 com o TTC perderia de 4 a zero)
Aproveito tb, para corrigir o Amigão Joca, foi o 34º interclubes da FEXERJ, mais o 33º aniversário, teve interclubes no ano zero.
Vamos ver se a entidade vai fazer o que esta em sua pagina:
" ...A maioria dos campeonatos de nosso calendário inciam nos horários marcados, mas infelizmente temos algumas poucas exceções, inclusive por atraso do árbitro.
Faremos uma fiscalização rigorosa, inclusive solicitando ao Conselho de Árbitros, advertências e até suspensão do atrasado. "
Aproveito para lembrar que qualquer atleta ou Clube participante do Interclubes, pode informar ao Conselho de Árbitros, sobre atrasos da arbitragem, comportamentos inadequados e etc.

De Carlos Amorim

Caros amigos,

decidi postar meus comentários sobre o Interclubes somente hoje para que a emoção não sobrepujasse a razão na hora da análise.

Façamos esta análise como o sub-título deste post pede: prós e contras.

Comecemos pelo lado bom!

PRÓS

. SALÃO DE COMPETIÇÃO: Sem dúvida a melhor estrutura física em que tive a oportunidade de disputar o Interclubes. O Tijuca ofereceu aos enxadristas fluminenses o belo salão nobre bem decorado, falhando um pouco na iluminação, mas dando um banho nos espaços de anos anteriores.

. CAMPEÕES: Os vencedores fizeram por merecer seus títulos; na Classe C o meu AABB-Rio (não é AABB-Lagoa, amigos!) fez 5,5 em seis e levou o caneco; na Classe B a equipe tijucana dos amigos Madeu e Levy e dos boas praças Romildo e Alexandre faturaram o título; na Classe A, nenhuma surpresa com o Grande Roque chegando em primeiro; O campeão geral foi o TTC e o Municipal ficou o o vice. Parabéns aos tijucanos Reinaldo Veloso e Sérgio Dias e, também, ao Silvio Rezende e Selmo Bastos pelo segundo lugar do CMUN.

. VISITA DE SALAMON: Foi muito bom rever o velho! Ao que parece o xadrez do Rio ainda precisa e muito de Friedrich! Retarde sua aposentadoria Salomão!

. HOMENAGEM A FEXERJ: Muito boa a ideia de fazer um bolo para comemorar o aniversário da Federação. Com atitudes como essa os jovens enxadristas podem conhecer um pouco da história da FEXERJ.



E agora os...

CONTRAS

. ATRASOS: É incrível que torneios arbitrados pelo Sr. Marcelo Einhorn sempre (sempre mesmo!) começam com atraso. A primeira rodada estava marcada inicialmente para às 13:45h, depois transferiram para 14:00h, mas só começou depois de 15:30h. Os jogadores que disputaram a terceira rodada até o apuro sairam do Tijuca após ás 23:00h. Desrespeito com os atletas e com os clubes! Um absurdo!!!

. COQUETEL COM CERVEJA: Alguém da organização devia ter o bom senso de perceber que não se deve servir bebida alcoólica antes do início do torneio. Vi vários entornando muitoss copos e isso poderia gerar confusão mais a frente. Felizmente nada neste sentido aconteceu, mas a falta de entendimento de que esporte e bebida não combinam foi uma bola fora.

. DISCURSOS DEMAIS: Fui atleta e tenho pelo TTC e alguns de seus dirigentes um carinho muito grande, em particular o ex-presidente José Vicente que foi um grande incentivador do enxadrismo cajuti. Mas a profusão de discursos antes do início do certame contribuiu e muito para o atraso de uma hora e meia. Não dá pra ficar ouvindo todo mundo falar! Que se ouça um ou dois discursos, vai lá, é de praxe, mas eram necessários tantos?

. GRITOS NO SALÃO: O que foi aquilo que todos nós fomos obrigados a presenciar no sábado, com jogos em andamento? Perderam a noção de civilidade? Bagunça assumida? Não somos obrigados a ver dois senhores aos berros enquanto tentávamos praticar nosso jogo; que fossem para outro andar, pro corredor ou até pra rua para resolverem suas diferenças. Triste esporte que tem dirigentes como esses!

10 comentários:

Paulo Goulart disse...

Prezado Mestre Maia,
escuto há muito tempo esse debate. Pena que duvido muito que surta efeito, enquanto os top team do Rio não tomarem uma decisão, pois são eles os maiores prejudicados. Enquanto não existir um acordo não mudará nada.

Seremos eternos torcedores dos grandes eventos que acontecem fora do RJ, ou dependentes de iniciativas de corajosos empreendedores de Caíssa, vide Leo Mano e o mundial de solucionismo, que se dependesse da estrutura que se diz oficial, nunca aconteceria.

patricio disse...

Concordo em gênero, número e grau com meu amigo Paulo Goulart ! ! !

Marcelo disse...

Paulo e Sergey
Apenas uma reflexao sem replicas...(game over)
Ate que enfim alguem disse algo que ha muito queria ouvir... "acordo"...e completo..bom-senso. Uma questao apenas de se definir OBJETIVOS que atentam a todos e da melhor forma.Apenas isto.

MI-AF Eduardo Arruda disse...

Caro Maia

Parabéns pela excelente cobertura , o Interclubes desse ano tb foi recorde de recursos para o Conselho de árbitros, 3 antes de começar e 2 no evento, recursos esses que o Salamon deu liminares e que até agora não foram questionadas, caso venham a ser , será necessário convocar o conselho de Árbitros.
( pelo que o Salamon me contou, acredito que o CXGR, poderia perder seu titulo uma vez que a sumula foi assinada por pessoa com total impedimento para fazê-lo, e em vez de ter empatado de 2 a 2 com o TTC perderia de 4 a zero)
Aproveito tb, para corrigir o Amigão Joca, foi o 34º interclubes da FEXERJ, mais o 33º aniversário, teve interclubes no ano zero.
Vamos ver se a entidade vai fazer o que esta em sua pagina:
" ...A maioria dos campeonatos de nosso calendário inciam nos horários marcados, mas infelizmente temos algumas poucas exceções, inclusive por atraso do árbitro.
Faremos uma fiscalização rigorosa, inclusive solicitando ao Conselho de Árbitros, advertências e até suspensão do atrasado. "
Aproveito para lembrar que qualquer atleta ou Clube participante do Interclubes, pode informar ao Conselho de Árbitros, sobre atrasos da arbitragem, comportamentos inadequados e etc.

Eduardo Arruda

Paulo Goulart disse...

Prezado Maia,
acredito que a palavra do Marcelo é uma luz no fim do túnel...uma deixa para uma articulação séria de re-fundação do Xadrez no RJ.

Vamos aproveitar o momento em que o RJ torna-se o centro de convergência do marketing esportivo e dos seus recursos nada pequenos para mudar essa realidade.

Paulo Goulart disse...

Maia
aproveite e de uma olhada no link abaixo: essa notícia é para se postar no blog...com a seguinte expressão: qualquer semelhança, é mera conscidencia...
http://www.canchallena.com/1191288-ajedrez-juvenil

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Caro Paulo Goulart,

Quanta ingenuidade sua!! ainda se deixa enganar pela retórica do cortesão?

Caro Arruda,

Obrigado pelas informações mas você acredita que o Império cumpre alguma norma?? não lembra da última assembléia? a norma é a vontade do imperador, com voz alta e soquinhos na mesa. E o mais triste: com a complacência e risinhos na cara dos cortesãos.

NINGUÉM AGUENTA MAIS!!!

AF Paulo C. Levy disse...

Caro Maia,
excelente seu resumo de opiniões sobre o 34º Interclubes.
Infelizmente o Sérgio Dias perdeu a linha, e eu tive que me desdobrar para acalmá-lo várias vezes.
Mas o pior disto é que o Sérgio tinha razão em todas as vezes que se exasperou, não no comportamento, mas sim nas alegações.
Na arbitragem só tínhamos o Marcelo para tomar decisões confiáveis. Lamentáveis as ações do Renato, que aliás não é árbitro, mas posa como tal, e já tem uma coleção enorme de reclamações nos torneios em atuou.
Registro também a triste e ilegal atitude da dupla Sérgio Murilo e Henrique da Hora, que foram os únicos a jogar "ping" durante a execução do Hino Nacional.
Infelizmente não vi o Salamon, pois como 25/10 é meu aniversário, só joguei a 1ª rodada, mas aqui fica minha saudação ao nosso "guru" da arbitragem.

Abraços,
Levy.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Poxa Levy, obrigado pelo comentário.
Sinto que temos muitas afinidades intelectuais mas as circunstâncias (ou avaliações erradas) nos tornaram distantes.
Proponho-lhe interações mais constantes.

Grande abraço.

Maia.

patricio disse...

Não acho que jogar ping, durante a hipocrisia da federação de tocar o hino nacional, seja uma triste atitude.
O Sérgio Murilo honra muito mais o Brasil em não aceitar corrupção, já que o mesmo é funcionário público,e se sustentar sozinho desde os 18 anos, pois teve uma vida sofrida e de muita luta; do que esta federação que não tem transparência nenhuma, e até agora não pagou o último mês dos professores do projeto de xadrez.
Eu nunca vi tanto bandido junto, com mão no peito e emocionado em ouvir o Hino nacional.Eles respeitam o hino mas depois, se envolvem em maracutaias, mas na hora do hino é aquela pose, só falta chorar - Pura hipocrisia.
Já o Sérgio Murilo jogava ping, porém o mesmo não tem processos na justiça e tem ficha limpa no Ministério Público.
Perguntar não ofende: O que é desrespeito realmente: Jogar ping durante o hino nacional ou começar a 1ª- rodada com 2 horas de atraso?
ou Colocar o logotipo da fexerj em um bolo cujo a mesma não contribuiu com 1 centavo, sendo acordado que seria os logotipos da fexerj e do Tijuca?

atenciosamente,

Patricio de Oliveira