terça-feira, 15 de setembro de 2009

356- Xadrez Imaginário- Almiro Zarur

Lançamento


Xadrez Imaginário - Problemas de Xadrez
(Primeira edição, 2009)
Autor: Almiro Zarur
Número de páginas: 208 pp. Peso 301,6 gramas
Formato: 16 X 23 cm impressão off-set p/b
Lombada: 1,2 cm
Encadernação: Brochura
Preço: 45,00
Quem conhece o Xadrez somente como jogo, um mero passatempo, vai poder conhecer, neste livro, seu outro território: o fértil campo da composição. Poderá conhecer, na forma de questões, a resolver (problemas), finais de partidas imaginárias, de um jogo que, não obtido na partida real, é feito para provocar a emoção do belo. Irá conhecer, após tal gênero de problemas (“direto”), filiado ao jogo tradicional, o estranho “inverso”, em que um bando obriga o outro a vencê-lo (!); o revolucionário “ajudado”, que acaba com a habitual luta entre brancas e negras (estas ajudam aquelas ... a lhes dar mate); o fabuloso “feérico”, com peças exóticas (a “mágica”, o “tanque”, a “mobilizável”), o “lance máximo”, os “reis siameses” – a produzirem a “estrela cintilante”, o “quadrado passo a passo”, a “ampulheta”, a “reação em cadeia”. Tomará conhecimento de um grande número de temas (dual e triplo evitados, half-pin e Grinshaw, correção negra e branca, Stocchi, Ruklis, Zagoruyko) e vários tipos de problemas (o clássico e o moderno; os de mate, mate virtual, sem mate e até – “um estranho no ninho” – o anti-problema). Conhecerá o outro Xadrez quem conhece o Xadrez somente como jogo.

Almiro Zarur - Almiro Zarur é um dos fundadores da UBP (União Brasileira de Problemistas), entidade máxima do problema no Brasil.
Um dos editores do “Boletim da UBP”, nele colaborou com problemas e artigos apresentando idéias próprias em composição (“Problemas sem mate”, “Bloco incompleto cíclico”, “Um tema depois de outro”, “A reação em cadeia”).
Seu primeiro problema publicado, aos 21 anos, tirou 3º prêmio em torneio internacional na Espanha. E, alternando períodos de atividade e afastamento da composição, publicou em torno de 400 problemas nas revistas especializadas do mundo, com cerca de 60 prêmios e 100 menções honrosas e recomendações.
Obteve em 1992 o título de “Mestre de composição”, outorgado pela FIDE (Federation Internacionale des Echecs), entidade máxima do Xadrez no mundo.

====================================================================================

Um lançamento deveras pertinente da Editora Ciência Moderna, visto que o Rio de Janeiro sediará de 10 a 17 de outubro de 2009 o CONGRESSO MUNDIAL DE SOLUCIONISMO!! Prestigiem o evento da modalidade que é a máxima expressão da arte no jogo de xadrez!! Como diria Caetano: é lindo!!

FALTAM 25 DIAS PARA O MUNDIAL DE SOLUCIONISMO!!

Nenhum comentário: