quinta-feira, 24 de setembro de 2009

366- Momento Maiakowsky de Música: Cavaleiro da Esperança e Teu Sonho Não Acabou - Taiguara



Vídeo: Cavaleiro da Esperança. Taiguara junto do pai, o bandeonista Ubirajara Silva.

Neto de maestro e filho do bandeonista Ubirajara Silva, Taiguara Chalar da Silva (1945-1996) nasceu em Montevidéu no Uruguai e a partir dos 4 anos radicou-se no Rio de Janeiro.
Começou a carreira nos shows do colégio Mackenzie e no Teatro de Arena, ambos em São Paulo (onde debutava Chico Buarque, da vizinha FAU) em 1964.
Depois de disputar vários festivais com músicas alheias ("Modinha" de Sérgio Bittencourt, "Não se Morre de Mal de Amor", de Reginaldo Bessa), estourou a partir de 1970 com baladas de punho próprio entre a sensualidade e a jovem rebeldia como "Hoje", "Universo do Teu Corpo", "Viagem", "Geração 70", "Teu Sonho Não Acabou", "Que as Crianças Cantem Livres".
A permissividade poética em sintonia com a era do desbunde atraiu a atenção da Censura que começou a vetar em massa suas letras, o que o levou a um auto-exílio londrino. Mas a perseguição do Regime não o impediu de gravar discos de alta densidade instrumental como "Imyra, Tayra, Ipy, Taiguara" de 1976 (com Hermeto Paschoal Wagner Tiso, Toninho Horta e Jacques Morelenbaum) e mesmo os anteriores "Taiguara, Piano e Viola" (1972) e "carne e Osso" (1981).
Nos anos 80 tornou-se discípulo político do líder comunista Luis Carlos Prestes para quem compôs "O Cavaleiro da Esperança". Empreendeu uma volta às origens em "Canções de Amor e Liberdade" (1983), misturando o bandenon do pai à harpa paraguaia e ao chamamé fronteiriço. E no CD final "Brasil Afri" rebuscou-se em "Menino da Silva" e "África Mãe".
Texto de Tárik de Souza. Fonte: www.sescpc.com.br



Vídeo: Teu Sonho Não Acabou.

Em 1990, com 25 anos, assisti a um emocionante show desse fantástico homem no Teatro João Caetano. Que saudades, velho!

Nenhum comentário: