quarta-feira, 30 de setembro de 2009

371- Recordar é Viver! Apaguem as luzes..........Kortchnoi 0 x 1 Masca!!


Oi Maia,

Como prometi, seguem o “causo” (abaixo) e a planilha (anexa) de minha vitória sobre o GM Viktor Kortchnoi, numa simultânea ocorrida no clube Hebraica (Rio de Janeiro) há mais de 30 anos (13/novembro/1978). O Magnus Carlsen nem existia ainda ! Tem assinatura do VK em destaque !! (ver espaço do lance 39 das brancas)

Vale transcrever no visor de partidas no blog, pois naquela época eu ainda anotava em descritivo e a garotada pode não entender.... (risos)

Mando agora em algébrico:

Viktor Kortchnoi 0 x 1 Alberto Mascarenhas - Simultânea na Hebraica Rio – 13/11/1978

1.d4 Cf6 2.c4 c5 3.d5 e5 4.Cc3 d6 5.e4 Cbd7 6.g3 Be7 7.f4 g6 8.Cf3 a6 9.a4 0-0 10.Bd3 Ch5 11.De2 exf4 12.gxf4 Bh4+ 13.Rd1 Te8 14.Rc2 Bf6 15.Dg2 Bxc3 16.bxc3 Df6 17.Tf1 Dg7 18.Bd2 Tb8 19.Tae1 f6 20.Cg1 De7 21.Te3 b5 22.cxb5 c4 23.Bxc4 Cc5 24.f5 axb5 25.Bxb5 Txb5 26.axb5 Da7 27.Rd1 Da4+ 28.Re2 Dxb5+ 29.Rd1 Db3+ 30.Re1 Db1+ 31.Rf2 Cd3+ 32.Rf3 Ce5+ 33.Rf2 Cd3+ 34.Re2 ?? Chf4+ 35.Rf3 Da2 (0-1)

A simultânea foi concorridíssima e com 30 tabuleiros a convite, contando com Eduardo Limp, Jerônimo Pimenta e outros fortes enxadristas locais. Foi realizada num amplo salão da Hebraica, com enorme pé direito e com muita plateia, que circulava no entorno das mesas, dispostas num formato retangular. O Korchnoi aceitou dar essa simultânea por ser o Rio de Janeiro um ponto de trânsito entre Buenos Aires, onde ele tinha acabado de jogar e ganhar um match com o GM Lev Polugaievsky, e a Suíça. Ele estava na mídia como dissidente soviético, inimigo do regime comunista, e por isso havia vários seguranças acompanhando-o no evento.

Bom, começamos a simultânea... Korchnoi mandava 1.e4, 1.d4, 1.c4, 1.Cf3 aleatoriamente. Ao meu lado, o Limp joga uma siciliana Najdorf, com Korchnoi entrando na linha mais aguda com Bg5. Passou por cima do Limp num piscar de olhos... Eu enfrentei o 1.d4 dele com aquela variante fechada da Benoni (com e5) que além de mim, o nosso amigo Mercamau também adora, para tentar jogar uma posição mais fechada e que pudesse resistir mais tempo, mas joguei muito mal a abertura....

O lance 7...g6 é um horror em termos estratégicos, e daí até o lance 20 só dava o GM melhorando a posição e eu nem conseguia sair com minhas peças da ala da dama... uma vergonha! Na cabeça dele com certeza a vitória seria questão de mais alguns lances, após romper minha tênue defesa do rei.

Aí, como uma Fênix (risos), eu renasci das cinzas e comecei a buscar contrajogo a partir de 21...b5 ! e acabei enrolando o fortão, tanto que consegui achar um perpétuo no rei com meu cavalo, a partir do lance 31...Cd3+, quando aconteceu o fato inesperado e hilário.... Tchan, tchan, tchan, tchan,,,

Pouco antes dele fazer o lance 34 (quando podia aceitar repetir posição), todas as luzes do salão se apagaram. Imediatamente os seguranças pessoais dele invadiram a parte interna do simultânea e pularam sobre ele com o objetivo de protegê-lo com seus corpos contra algum ataque inesperado. Foi uma confusão, em poucos minutos é verdade, mas que desconcentrou bastante o GM.

Já refeito (ou quase) e com o salão iluminado de novo, ele bebeu um pouco de suco de laranja e retomou as partidas. No entanto, ao chegar à minha mesa, olhou a posição com cara de desdém e capivarou feio não repetindo posição via 34.Rf2... e jogou 34.Re2 ??... que perde de imediato após 34...Chf4+. E eu aproveitei na hora !!!!!

Não é todo dia que se ganha de um vice-campeão mundial, nem que seja numa simultânea. Moral da história: As trevas sempre protegem os oprimidos !!! (ou Quando estiver perdido, apague a luz !!) (rsrsrs).

Como histórico da simultânea, se não me engano ele perdeu três das trinta partidas, empatou algumas poucas e ganhou fácil o evento! Para mim foi uma honra ter participado !! Pena que não tenho nenhuma foto. O diretor de xadrez da Hebraica à época, fugiu-me o nome, com certeza deve ter ! O Marcelo Einhorn podia ajudar nesse resgate.

Maia, você devia estimular seus 17 leitores a enviarem mais “causos” para seu blog !

Um abraço,

Alberto Mascarenhas



7 comentários:

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Masca, você não trabalhou na Light?? :)

Masca, já devo ter 1.700 leitores!!

Todos convidados a enviarem seus "causos"!

Grande abraço!

Anônimo disse...

Oi Maia,

é um prazer colaborar com seu blog !!!

Um abraço,
Masca das trevas

Marcelo disse...

Masca
O nome do diretor na epoca era Jacques Graicer, coincidentemente amigo e ex-socio do kelsen.
Eu joguei esta simultanea (um dos mais novos), tendo perdido uma Ruy Lopez após umas 4 horas de jogo (começou as 10 e terminou pra la de 4 de uma segunda). Normal para um classe C de 14 anos. Tb tenho a planilha por ele assinada e uma foto que tenho que achar (a que queria colocar no meu orkut!) em que apareço ladeado pelos saudosos Meyer Rosenfeld e Samuel Kleiner e por um dos vencedores, que chegou a dar aula lá, seu contemporaneo Fernando Pires Duarte.

Leo Mano disse...

Parabéns Masca! Uma bela partida mesmo que não tivesse o blackout.
LM

joca dedeus disse...

Parabéns!

Sempre conte estes "causos", é o que dá alma aos eventos!
Continuas jogando muito rapaz, mas se prepara para "la revancha"....não esqueci não!

sucesso!

Joca
www.xadreztorneios.blogspot.com

Anônimo disse...

Valeu Joca !

Gostei do causo da planilha pré assinada de Americana que li no seu blog !!

Sempre acontece algo inusitado !!!

Nos esbarramos por aí qualquer dia !!

Um abraço,
Mascarenhas

Toshi (Toshinobu Ishida) disse...

Olá, cheguei ao blog pelo nome do mestre Korchnoi e Hebraica Rio. Eu joguei essa partida também. Era um adolescente de fisionomia oriental. O meu resultado foi empate com ganho de "qualidade".

Toshi