segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

838- E-MAIL DE DAVID BORENSZTAJN

O conhecido enxadrista David Borensztajn enviou mail para a lista da Gloriosa ALEX, relatando suas impressões sobre o evento do qual participou no último final de semana. Compartilho com meus leitores.

Alexanos
Fui, finalmente, ao C.Popular.
No 1º dia, sábado, a 1A rodada começou com pouco mais de uma hora de atraso, ou seja, lá pelas 16:30, em meio a um calor infernal e muita balbúrdia, discursos etc.
Emparceiraram o MI Limp, embora eu tenha ouvido dizer que ele não iria.
Coube a mim "enfrentá-lo", ou seja, ganhei por wo, o que me fez ficar mais 2 horas e pouco esperando para jogar de verdade, isso lá pelas 19:00hs.
Joguei com um peruano, Chauca, ganhei e comuniquei que não iria jogar a 3a rodada, pois estava ali desde as 14hs e já eram praticamente 21:00h e não tenho mais saúde nem saco para sair de um torneio, naquelas condições à meia noite. Fui embora, embora com 100%
de aproveitamento.
No domingo, as coisas melhoraram um pouco. Muitos desistiram de aparecer, pois moram longe (veio gente de Caxias, S.J.Meriti e outros lugares que devem ter chegado em casa de madrugada no sábado).
A 4a rodada começou praticamente na hora.
Resumo da ópera: fiz 3 pontos e ganhei o prêmio de melhor veterano.
Revi muitos amigos antigos e me surpreendeu o pequeníssimo número de classe A que jogaram o torneio (27 se contarmos o Limp). Num trovão da ALEX aparece mais gente...
O B e o C foram muito concorridos.
Outro detalhe curioso é que o pessoal da própria AABB não jogou, apesar de lá estarem.
O infantil foi meio fracasso, já que realizado agora, não poderia contar com divulgação nas escolas, as quais, como se deveria ter presumido e antecipado, já estão de férias...
Só a cidade de Quatis veio com o próprio prefeito que fez discurso e trouxe a criançada de ônibus.
Sábado e domingo que vem, no Tijuca, acontecerá o C.Carioca (não irei).Para quem quiser, veja o folder no site da Fexerj.
Vi, pois , que após 8 anos e meio parado, tudo continua como dantes no quartel de Abrantes.
Atrasos, péssimas condições de jogo, falta de silêncio nos finais das rodadas e cositas así.
Nada demais no cenário do xadrez brasileiro.
David.

2 comentários:

Kleber Victor disse...

É Lamentável que essas barbaridades continuem a ocorrer em nosso Estado. Torneios com 3 rodadas por dia em ginásios sem a mínima estrutura, atrasos gigantescos acarretando o término das rodadas e o retorno à residência quase de madrugada p/ quem mora longe, falta de material de jogo e por aí vai...
Os problemas se repetem e a preocupação maior parece ser com o retorno político e não com o bem estar dos jogadores.
Mas enquanto os jogadores não marcarem posição e reivindicarem melhores condições de jogo e continuarem a jogar torneios desse tipo, essa situação não vai mudar.
Eu não me presto mais a isso, mas quem continua a jogar aceitando essas condições absurdas de jogo, contribui p/ que isso se perpetue...

amasca disse...

Maia,

ao ler esses emails e em particular esse último texto do kleber, vem à minha mente um texto bem similar dele uns 2 ou 3 anos atrás em seu blog sobre outro fatídico evento ocorrido no Satélite Clube (Tijuca), onde faltou até planilha e o árbitro não aparecia !

Dois exemplos idênticos do contínuo descaso da atual gestão da FEXERJ para com o que deveria ser ser objetivo no. 1 => satisfação dos enxadristas do estado com a prática de xadrez, principalmente em eventos oficiais. E veja bem, chamaram esta última prova da maior prova do ano... Meu Deus, que descalabro !!

E é fácil constatar que apenas palavras duras, com críticas e explicações detalhadas dos erros cometidos, não modifica o fato gerador. Tudo continua na mesma.

Isso pode ser verdade na parte da gestão atual da FEXERJ nesses anos todos, mas há algo novo que hoje os assombra tanto, que acredito piamente que no momento gastam mais tempo tentando entender e buscando respostas às ações desse ser pouco compreendido a princípio e que hoje certamente é odiado mais e mais a cada minuto, do que em suas próprias açoes diretivas à frente da FEXERJ.

Falo do Movimento Convergência.

Hoje há alternativa, alternativa de grande qualidade e poder de realização e que literalmente varreu de seu caminho qualquer tentativa de diminuí-la, sufocá-la ou desqualificá-la.

Nesse movimento não há espaço para agressão gratuita, discursos falaciosos ou justificativas inacreditáveis. Há fatos concretos, muitos acertos e alguns erros (que nos servem de ajustes de rota) frutos de muito trabalho de muitos, o resultado gerado não pertence apenas a poucos e todos crescem em seus sonhos e objetivos. E fortíssima divulgação.

E avançamos !!

Fico imensamente feliz de ter entrado de corpo e alma nessa luta há exatos 290 dias !

Hoje há alternativa, de qualidade, em boa frequência e crescente, e a massa de manobra, composta pelos enxadristas do Estado, querendo eles ou não, silenciosamente vai fazendo suas escolhas.

Falta pouco para esse ciclo nefasto ter fim... e eles sabem disso.

Sigamos com nosso trabalho, pois não temos tempo a perder com falácias.

O resto, é conversa mole prá boi dormir, para o pasto seguir com o mesmo dono e do jeito que ele quer.

Grande abraço,
MF Alberto Mascarenhas