terça-feira, 14 de dezembro de 2010

839- MAIS E-MAILS.......

Mais e-mails circulando.......

Prezados,

Lamentavelmente, nós que gostamos "muito de xadrez", nos sujeitamos a jogar estes torneios organizados pela FEXERJ.

Por mais boa vontade que se tenha com a direção da Federação, confesso que não dá mais, é um tremendo desrespeito. As condições foram as mais ruíns possíveis, quando vimos que não havia nenhum jogador da AABB Lagoa, presssenti que tinha alguma coisa diferente.
O Clube é ótimo, a localização muito boa, mas as dependencias que abrigaram o evento foi uma brincadeira de muito mau gosto. Um calor infernal, jogar num ginásio onde se pratica futebol de salão, sem uma corrente de ar. Fica difícil, mas aqui entre nós, eu gosto de xadrez, mas gosto mais de mim, portanto não dá para se aventurar em torneios que não reunam as minimas condições de infraestrutura, até relógios faltou. Muitas mesas jogaram sem o mesmo.
Agora imaginem um evento de xadrez, com premiação e tudo, sem relógios. Eu sou um capivara assumido, mas não sou masoquista. Com 55 anos cheguei a conclusão que não posso me violentar por nada, ainda mais por um hobby. Quanto à minha participação, foi sofrivel, mas confesso que produzo melhor num ambiente adequado para a prática do xadrez.

Marcos Diaz

3 comentários:

Big Alex disse...

Grande Maia,

Visitei o torneio na quarta rodada e pude confirmar alguns dos fatos que mencionaram no email. Realmente vi relógios que não funcionavam um após o outro, até que sem ter o que se fazer, as partidas continuavam sem o mesmo...Várias mesas estavam vazias. Ao lado do ginásio, no campo society, rolava uma alegre pelada de domingo cujos gritos de gol ecoavam no ginásio. Ao final da rodada, jogadores eufóricos analisavam em alto volume suas partidas. Enfim acredito que a Convergência daria mais atenção aos detalhes em um evento deste porte.

amasca disse...

Maia,

faço esse comentário abaixo dirigido ao nosso amigo Marcos Diaz, mas ele serve para todos nós e principalmente para os atuais dirigentes de xadrez em clubes de nosso Estado, que devem avaliar em que precárias condições competitivas têm submetido seus atletas.

Senhores dirigentes de clubes, atentem que o fundamental é a qualidade e desenvolvimento ofertados aos praticantes de xadrez e não efêmeros benefícios políticos ou favores pontuais, que nada acrescentam no médio e longo prazo.

Atletas, cobrem postura de seus diretores nesse sentido ! A melhoria técnica de vocês e sua satisfaçào e conforto pessoal nas futuras competições depende disso. É um direito inquestionável de cada um de nós em ter qualidade nos serviços a nós disponibilizados.

Isso posto, vamos à mensagem ao Marcos Diaz !

Marcos,

essa desconsideração (ou melhor, incapacidade organizacional) da atual direção da FEXERJ vem de anos e ninguém tomava uma atitude concreta até surgir o Movimento Convergência no início deste ano.

Considero um total abuso submeter tanta gente a tanto sofrimento e desorganização, tudo em prol de marcar presença política e dizer que fez o maior evento do ano (fala sério hein ?). E olha que você não abordou todos os pontos que eu já recebi por emails (p. ex. atrasos no primeiro dia, levando a 3a. rodada a terminar por volta da meia noite. Para o pessoal da baixada e demais cidades algo mais distantes deve ter sido maravilhoso...).

O que a grande maioria das pessoas não percebe (ou que recebe pequenos favores para não criticar, típica política do cabresto, bem feudal, bem oligárquica) é que a única forma de acabarmos com isso é fortalecermos um movimento alternativo bem estruturado, não participarmos em hipótese alguma desses eventos sadomasoquistas e lutarmos pelo poder de todas as formas.

Quando essa ficha caiu para mim, deixei de jogar eventos da FEXERJ, apenas o mínimo essencial (p. ex. 1 ou 2 partidas no interclubes) para manter a filiação ativa.

Mas esse processo é muito difícil, pois exige persistência, planejamento, recursos pessoais, tempo e visão. LUTA ! Derrubar o poder constituído nunca foi fácil, nem será no presente caso.

Mas por tudo que você disse, eles perderam mais do que ganharam em termos de imagem diretiva, pelo que ofereceram como o melhor evento do ano.

A Convergência não é 100% perfeita, mas temos como uma forte premissa buscar o máximo de qualidade possível nos nossos eventos e quando ela não é atingida, revemos a parceria. O foco é o prazer dos jogadores e não a ascensão dos seus líderes.

Por simples comparação, você estaria muito mais feliz hoje se ao invés de ir a este fatídico torneio, tivesse jogado uns pings com seus amigos a tarde toda de sábado e de domingo na Praça Cerzedelo Correa! Algo fundamentalmente está errado...

As pessoas precisam entender isso, mas a multidão é cega, surda e muda.... Conduzida como uma boiada....

E fala sério, hein ? Nessas condições críticas e ainda ter de aturar discurso de prefeito de Quatiz... Ninguém merece.

Por fim, sobre seu desempenho. Na verdade ele não é o aspecto mais fundamental, para pessoas como eu e você e muitas mais, que já temos boa noção de nossos limites. O fundamental é o prazer de estar num contexto que se ama, ser parte de um todo harmônico e ser feliz com isso. Com conforto e infra de primeira...

Abraços e relaxe !

Mais eventos Convergentes virão por aí para amainar seu desgaste !

Mascarenhas

Big Alex disse...

Segue um pequeno vídeo do evento: http://www.youtube.com/watch?v=6_Vf4x_GCr0