terça-feira, 19 de abril de 2011

966- Fatos que não podem ser esquecidos pela Comunidade do Amado Xadrez do Estado do RJ


Seleciono aqui algumas frases de blogs do Xadrez do RJ durante as últimas semanas, relacionadas ao Estadual de Menores da Fexerj, FENAC da CBX, etc...

1-"Com alguns pequenos problemas, o Estadual de Menores pode ter sido considerado um sucesso. Sim, houve um atraso no início do torneio, no segundo dia quase faltou planilha ( fato que foi resolvido com prontidão pelo Sérgio Dias), também a não publicação do resultado do qual falei lá em cima (até o momento) são fatos que precisam ser corrigidos. Mas o que eu quero dizer aqui, é que apesar deste pequenos deslizes, tudo transcorreu de uma forma bastante agradável e o melhor, foi registrado na CBX e com isso deu ao campeão de cada categoria o direito de alimentação e hospedagem no campeonato brasileiro. " (Blog do CXTR-postagem de 30/03/2011). Grifos meus.

2-"Olá Maia, sou o André pai da Duda e do Cadu, isso muito me preocupa,pois a Duda foi Campeã sub 12 feminino,nós ja fizemos todo o registro junto a organização do torneio, e já consta o nome da Duda ( Eduarda Oliveira de Freitas ) como jogadora oficial, nós fomos agraciados por uma pessoa maravilhosa que nos deu a quantia exata p/ eles poderem participar desse belo evento, no momento não disponho de dinheiro adicional para pagar a diferença, caso esse inconveniente ocorra, como devo proceder???
Atenciosamente,
André Luis" (Comentário de André Luis Gueiros de Freitas, pai de 2 atletas que participaram do FENAC. Comentário em 04/11/2011 na postagem nº 951 deste blog)

3-"Cabe agora aos dirigentes da Fexerj, e aos dirigentes do TTC, CXP, JTC e Paraty, por não terem cobrado a responsabilidade e a execução do pagamento das taxas junto à CBX, para que não se tenha em 2011 o mesmo descalabro que aconteceu em 2010..., já vi esse filme antes e o final é triste, quem perde são as crianças que tem seus sonhos frustados pela incompetência dos dirigentes." (Enxadrista Kleber Victor, em 05/04/2011, comentário na postagem nº 951 deste blog)

4-"Meu caro MF Eduardo Maia,sou eu Patrick Monnerat. A primeira confusão que acho que você fez sem notar é que o primeiro André que te escreveu é o André Luís Freitas, pai da campeã sub-12 Eduarda Freitas, o segundo, aquele que reclamou da agressividade se referindo a mim (espero apenas que não seja mais um fake), não é o mesmo, até porque o André Luís, pai da Duda me conhece e sabe que eu não sou nem um pingo agressivo. Agora com relação ao silencio constrangedor ou algo parecido é mais um ataque sem cabimento que vocês estão fazendo a mim. Veja só a incoerência de vocês, se me posicio e critico a Federação sou traíra e se não venho ao seu blog fazer um comentário criticando a Federação estou me escondendo e sendo conivente com algo errado. Então, já que é importante para vocês, deixa eu me posicionar: quem me disse e também disse a todos que o torneio estaria inscrito na CBX foi a própria Federação através de seu vice-administrativo Marcelo Einhorn, se tem pendências tomara que sejam resolvidas a tempo, se não for, sinto muito, vai ser péssimo para os atletas que têm este direito, mas deixa eu dizer para todos que não sabem, eu não faço parte da Federação. As coisas erradas que ela faz são de total responsabilidade dela, não minha. Também espero como todos vocês que a Federação resolva a tempo o que tiver que ser resolvido."(Presidente do CXTR em 05/04/2011. Comentário na postagem nº 951 deste blog. Grifos meus).

5-"Prezados,
Conf. art. 10ºdo Regulamento de Torneios da CBX, o prazo máximo para envio dos documentos necessários é de duas semanas, a contar da data do término do torneio. Curiosamente, ningúem mencionou este prazo.
Conf. me informou o Sr. Marcelo Einhorn, a taxa já foi paga e já estão sendo remetidos os documentos exigidos pelo regulamento da CBX.
Porém, parece-me que outras Federações não enviaram a documentação também (corrijam-me se eu estiver enganado).
E antes que digam alguma coisa, não estou defendendo a FEXERJ, apenas estou divulgando os FATOS." (Marco Castro Coutinho-Diretor Financeiro da FEXERJ em 05/04/2011, comentário na postagem nº 951 deste blog. Grifos meus.).

6-"Caros leitores,
tomei a liberdade de deletar os comentários de quem não conheço ou não se apresentaram devidamente.
Senão a discussão que é objetiva e construtiva (Política, com p maiúsculo!) se torna agressiva e não permitirei isso aqui neste espaço.
Porém, as indagações dos comentários deletados são pertinentes e, assim, as reproduzo, mui respeitosamente:
a) caro rubro-negro Marco Coutinho, você como Diretor-Financeiro da Fexerj (portanto, não precisa se justificar que não está defendendo a Federação, porque também é Federação, assim como os Sr. Barata, Sr. Einhorn, Sr. Reinaldo Veloso, Sr. Sergio Dias, etc. não tomou conhecimento do pagamento da taxa? precisou de ser informado pelo Sr. Vice-Administrativo? O mesmo Sr. Vice-Administrativo lhe informou também se serão pagos os cadastros de todos os jogadores do certame?)
b)Sr. Patrick, não lhe foi informado antes do certame a necessidade de se cadastrar os jogadores de Três Rios na CBX?
Fraterno abraço." (Comentário meu na postagem nº 951 em 05/04/2011. Grifos meus.)

7-"MF Eduardo Maia, deixa eu perguntar para ver se eu entendi: Para o torneio valer cadastro na CBX todos os jogadores que disputaram o Estadual devem estar cadastrados na CBX? Mesmo aqueles que não disputarão o Brasileiro? Se sim, com certeza eu não sabia e nem teríamos como disputar o Estadual com a grande maioria dos jogadores daqui, para você ter uma idéia a inscrição de R$10,00 na Fexerj já era difícil para nossos jogadores de escola pública quem dirá a taxa CBX. Se for realamente necessário o cadastro de todos os jogadores acho até que nem a própria direção da Fexerj saiba." (Patrick Monnerat, presidente do CXTR, comentário em 05/04/2011 na postagem nº 951. Grifos meus.).

8-"Com certeza não me foi informado, mas se for realmente necessário que todo jogador que vá disputar o Estadual esteja cadastrado na CBX, para que o torneio dê o direito ao campeão de cada categoria a estadia e alimentação no brasileiro, inviabilizaria que nossos atletas pudessem jogar o Estadual. Dos 14 atletas que levamos 7 eram de escolas públicas e não tinham dinheiro nem para pagar os R$10,00 da inscrição no torneio da Fexerj(conseguimos a inscrição destes atletas através do pagamento pelo diretor da Escola deles que tirou do próprio bolso)." (Patrick Monnerat, presidente do CXTR, em 05/04/2011, comentário na postagem nº 951. Grifos meus).

9-"Boa noite Maia,
Como desfruto de boa amizade junto ao Gleison lá de Catanduva, entrei em contato com ele para saber se existe alguma pendência que prejudique a algum atleta carioca e ele me respondeu que até o presente momento não recebeu nenhum documento da CBX que indicasse qualquer tipo de problema.
Como estamos falando de política com "P" maiúsculo, desejo manifestar meu descontentamento com a atitude do Sr. AI Antonio Bento, pois não acho correto que ele relate questões sigilosas sem critério algum. Neste caso não se trata de defender a federação e sim de utilizar de dados previlegiados para atacar a federação e ao que tudo parece até aqui, de forma equivocada.
Fraterno Abraço." (David Gomes, dirigente do CXP, em 05/04/2011, comentário na postagem nº 951 deste blog.)

10-"Patrick, respondendo a sua pergunta objetiva: sim, todos os jogadores que participaram têm que pagar suas anuidades, estando em dia com o cadastro.
Pode parecer leonino como você mencionou (situaçãoes econômicas das crianças)mas lembre-se que 30% do que é arrrecadado na CBX com anuidades é devolvido para as Federações (ou seja, se a CBX arrecadar esse ano R$ 10.000,00 com anuidades de jogadores do RJ, ela restitui R$ 3.000,00 para a Fexerj). O que a Fexerj faz com essa grana, ninguém sabe. A prestação de contas é algo surreal (quem presta contas e quem aprova!).
Você é novo mas teve uma assembléia em Mendes em 2005 onde a Oposição propôs que os recursos oriundos de inscrições de torneios escolarem fossem revertidos integralmente para despesas com o Xadrez Escolar.
E mais, há na CBX uma lista de cadastros isentos. Presumo que a entidade avalie solicitações para isenção de cadastro de crianças e jovens com baixo poder aquisitivo. Tudo é questão de vontade e iniciativa. A questão é que a Federação está há anos com picuinhas contra a CBX, o que nos prejudica sobremaneira, pois ela que deveria ser a intermediária entre a CBX e a comunidade fluminense, não cumpre bem esse papel.
Agora eu gostaria de discutir esse modelo de Campeonato Estadual por Idades.
Para que fazer um certame único com 100 participantes e daí tirar os representantes para o Nacional? pra dizer que fez um torneio com 100 participantes! Um certame único para no resto do ano as competições escolares ficarem exclusivamente a cargo dos esforços locais.
Por que não regionalizar efetivamente as competições escolares dentro de um calendário organizado (tendo como alvo final a indicação de seus representantes para o Nacional)?
Por exemplo, divida o Estado em 8 regiões (Metropolitana, Costa Verde, Médio Paraíba, Centro-Sul Fluminense, Serrana, Baixada Litorânea, Norte Fluminense e Noroeste Fluminense). Então, se estimularia a competições por idades dentro do próprio município. Os melhores de cada município jogariam o respectivo Regional (Regional do Norte Fluminense, por exemplo) e aí, sim, os melhores de cada Região jogaria uma Final que indicaria os representantes do Estado no Nacion
al, sendo que seria opção (porque é uma opção) registrar a final na CBX ou não.
Do jeito que se faz, parece que a competição é um fardo, que se faz só para cumprir o calendário (igual ao Interclubes). Não há e nunca houve a menor preocupação técnica na formação de jogadores, nas pedagogias utilizadas,etc. A Fexerj nunca se preocupou em ser fomentador do Xadrez de base no RJ, de integrar municípios e regiões num projeto estruturado. É exequível? sim, é! basta ter VONTADE!

Quanto ao comentário do David, estou em completo desacordo. O AI Antônio Bento sempre observou os limites éticos ao responder quaisquer demandas da comunidade enxadrística brasileira. Ele é o único indicado a esclarecer se há pendências ou não e não o organizador do certame. E não há qualquer caráter sigiloso (??) nas informações por ele prestadas.
Fraterno abraço." (comentário meu na postagem nº 951 em 05/04/2011).


11-"
Reputo como um fato lamentável a postura da Federação de xadrez do nosso Estado em relação a atletas classificados para um grande evento de âmbito nacional. Concordo com o Maia em relação á questão do mero e formal cumprimento do calendário pela FEXERJ,pois ela não tem a visão sócio-educativa e de caráter pedagógico que o xadrez representa.A disputa política com a CBX somente é prejudicial para o xadrez do nosso Estado,no entanto a figura do Sr. Antônio Bento é inatacável,está acima de quaisquer contestações por parte de quem seja,pois é um homem que sempre vivenciou o xadrez durante quase 40 anos,o conheço e posso assegurar que ele está acima destas inúteis e pueris disputas políticas." (Enxadrista Cristiano Porto do NXN, comentário na postagem nº 951 em 06/04/2011. Grifos meus).

12-"Não entendi porque faz sua observação relacionada a mim e não aos que fazem várias vezes a mesma crítica, mas tudo bem!
Eu David Gomes não sabia que teria de cadastrar a priori na CBX (pagar as anuidades) todos os meus atletas para disputar o Estadual por Idades, evento registrado naquela entidade.
Espero que a resposta resolva alguma coisa.
Fraterno Abraço!" (Dirigente do CXP, comentário na postagem nº 951 em 06/04/2011. Grifos meus).

13-"Bueno,
pelos depoimentos dos Srs dirigentes de Três Rios e Petrópolis, constata-se, lamentavelmente, a
desídia da Federação (Sr. Ricardo Barata, Sr. Marcelo Einhorn, Sr.Reinaldo Veloso e Sr. Sérgio Dias= equipe da Federação)nas devidas orientações legais aos responsáveis pelos clubes.
Fraterno abraço." (meu comentário em 06/04/2011 na postagem nº 951).

14-"A Equipe ocupa os cargos respectivamente de:
Presidente, Vice-Presidente Administrativo, Diretor de Relações Públicas, e Vice-Presidente de Comunicação da FEXERJ, pelo menos é o que consta no site da entidade. Cabe aos ocupantes dos cargos as explicações pertinentes." (Enxadrista Kleber Victor da ALEX, comentário na postagem nº 951 em 06/04/2011. Grifos meus).

15-"Prezados,
desse longo debate tiramos bons frutos, dentre eles destaco o melhor entendimento sobre custos envolvidos nos eventos conforme seu nível de hierarquia.
Para torneios FEXERJ há os custos relativos ao atleta (/clube) federado e sua inscrição propriamente dita.
Para torneios registrados na CBX, além das obrigações locais para com a FEXERJ, há taxas diversas devidas à CBX (basta consultar o site da CBX para conhece-los), o mesmo acontecendo quando passamos para o nível da FIDE.
Um dica bem básica aos jogadores: Para jogar determinado evento CBX ou FIDE, verifique antes se está em dia com a entidade mais representativa a reconhecer este evento. Ou seja, se pagou naquele ano a taxa anual da CBX (se CBX) e/ou FIDE (se CBX/FIDE).
Aos organizadores de torneios recomento incluir em seus regulamentos essa necessidade acima, a ser comprovada no ato da isncrição pelo interessado em jogar. Vai eliminar uma série de inconvenientes a posteriori.
E que os organizadores avaliem também os custos diretos sob sua responsabilidade incorridos para organizarem eventos CBX ou FIDE.
Por estas razões que a descentralização de eventos de massa (normalmente com jovens), com etapas classificatórias apenas no âmbito FEXERJ e as finais (com número bem menor de jogadores) no âmbito CBX e/ou FIDE tendem a ser mais viáveis economicamente, além de serem mais motivadoras do ponto de vista competitivo.
MF Alberto Mascarenhas" (Líder do Movimento Convergência, comentário na postagem 951 em 07/04/2011).

16-"
O ridículo é que o árbitro Marcelo Einhorn afirmou que estava tudo certo e que todos os campeões teriam direito. Além de apresentar uma péssima organização no Estadual de Menores (O que o Patrício disse É VERDADE!! E Einhorn, eu estava lá e vi o que aconteceu!) eles afirmaram em alto e bom som para que quem pudesse ouvir que a FEXERJ havia pago todas as taxas e todos campeões teriam seus direitos no brasileiro. Eu, Professor da Eduarda, Campeã do sub12 feminino, não sei porque me assustei quando cheguei em Catanduva para fazer a Homologação e percebi que nenhum atleta do RJ teria direito a hospedagem e alimentação pois a FEXERJ não havia pago nenhuma taxa e o torneio não estava válido para a CBX. Todos atletas então, tiveram que arcar com grandes despesas para permancer nos hotéis e para poder ter a alimentação. O diretor do TTC, Sérgio Dias, também havia me dito que tudo estava pago e me assegurou que a minha aluna, como qualquer outro campeão teria direito, o que mais uma vez era MENTIRA!
P.S.: Pelo menos o Sérgio Dias afirmou no salão de jogo durante o último dia do Estadual que o Sr. Barata estava atrasado e que ainda não sabiam nada de troféu (Além de ridicularizar o troféu apresentado pela FEXERJ).
É uma falta de respeito com todos os atletas que vieram jogar, mas essa é a realidade da Federação do RJ pois eu já ganhei dois estaduais de categoria e nunca tive direito a nada!!
Não entendo o desorganizado e mentiroso Sr. Marcelo me perguntar o motivo que não estava jogando o Estadual.
Igor Mourão" (Treinador de atleta no FENAC. Comentário na postagem nº 958 em 15/04/2011, início dos jogos em Catanduva-SP. Grifos meus.)

17-"Nada a reparar.
Infelizmente, esta é a tônica.
Os desavisados, que chegaram querendo sentar na janela, devem recolher os panos e sentar no fundo do ônibus para esconder estarem apoiando o status quo.
Aos pais e jogadores prejudicados, minha solidariedade, e, lhes dizer que
se sentirem prejudicados devem buscar, na justiça, a reparação do vexame a que foram submetidos pela direção da federação como indicada pelo blog, listando, nominalmente, todos que conjuraram para que o descalabro acontecesse.
Blanco" (José Blanco, advogado e presidente da ALEX. Comentário na postagem 958. Grifos meus).

18-"Pelo visto a novela a que me referi em outro comentário teve mais uma infeliz reprise..., a essa altura com tantas reprises nos últimos anos, já ganhou ares de filme de terror de 2 categoria, onde a boa fé dos pais das crianças, e os sonhos das mesmas são usados como palanque para fins políticos...

Existe limite até mesmo para a desordem! E esse "Point of no Return" foi atingido quando reiteradamente essa prática que mistura desleixo e incompetência, parece um vírus que se espalhou por toda a cúpula da entidade.
Não adianta agora chutar o "Pato Manco",como se esse fosse o único culpado..., todos os integrantes da diretoria devem assumir as suas responsabilidades!
É a velha máxima cada vez mais atual, "
Diga-me com quem andas que te direi quem és"." (Enxadrista Kleber Victor, comentário na postagem nº 958 em 17/04/2011. Grifos meus).

Bom, ordenei e estruturei os fatos para não "caírem no esquecimento". Na próxima postagem comento. Por que o silêncio coletivo?

Nenhum comentário: