sábado, 26 de novembro de 2011

1126- Mundial de Jovens da FIDE chegando ao fim



Amigo Maia,
Mundial da Juventude da FIDE 2011 - Caldas Novas - Brasil! Beleza de evento que vai chegando ao fim e definindo seus campeões por cada categoria!!
Uma festa gigante do xadrez mundial acontecida em nosso país, revelando e formando jovens talentos, numa luta magnífica que eu pude presenciar e ajudar a acontecer.  Foi e é muito gratifiante poder ter colaborado para o êxito desta competição e creio que é um sentimento compartilhado por todos que suaram a camisa literalmente para atender cada detalhe necessário.
Para conhecer alguns de seus grandes números, estamos falando de 1.102 jovens enxadristas inscritos e um número ainda maior de acompanhantes (pais, técnicos, dirigentes, equipe organizadora) beirando um total próximo de 2.700 pessoas de alguma forma envolvidas com o evento, que produzirá um total de cerca de 4.860 partidas em suas nove rodadas. Estamos falando de perto de 550 jogos por rodada, todos com relógios digitais, peças e tabuleiros de boa qualidade, planilhas duplas de papel térmico que dispensa carbono, salão perfeito e equipe arbitral adequada e bem distribuída, e ainda 16 dos principais jogos com transmissão on line e impressionante audiência mundial. E no quesito transporte (na chegada e na saída) o número de perto de 3.400 pessoas transportadas entre Brasília ou Goiânia a Caldas Novas mostram a dimensão logística desse mega evento.
Falando um pouco agora da competição em termos técnicos, nesta sexta-feira aconteceu a oitava rodada (penúltima) e alguns campeões já foram praticamente conhecidos. No sub 18 - open, o GM armênio Samvel Ter-Sahakyan (no. 1 na lista de rating) confirmou sua força e carimbou o primeiro lugar com uma rodada de antecedência, com 7,5/8, um ponto à frente de seus seguidores mais próximos. Na outra ponta, no sub-8 open, o jovem norteamericano Awonder Liang também fez 7,5/8 e está também um ponto à frente dos seus seguidores. Já no feminino, temos o perfeito desempenho de 8/8 da russa Aleksandra Goryachkina no sub 14, e da também russa Alexandra Obolentseva no sub-10, com 7,5/8 e pelo menos um ponto de vantagem para as demais.
No caso dos brasileiros e brasileiras, a luta tem sido difícil, mas valorizada a cada partida. Temos de preparar melhor nossos representantes, é certo, mas nada tira o brilho de participação de cada um deles, que viveram (vivem!) momentos únicos que levarão pelo resto de suas vidas em seus corações e mentes. No momento temos alguns destaques por mencionar, ainda por acontecer a nona rodada, que são os desempenhos da pernambucana Ramyres Coelho no feminino sub 14, que após um começo claudicante encontrou forças para ir em frente e tem 6/8 (2 pontos a mais que sua expectativa de rating indica!) e joga no tabuleiro 3 na nona rodada (!!), o desempenho da atual campeã feminina CBX Artemis Pamela Guimarães (5/8) no duro sub 16 feminino, da Agatha Nunes no sub 12 fem com 5/8, do Garoto Enzo Fontes no sub 8 open com 5/8 e vários outros valorosos lutadores brazucas com 4,5/8 em diversas categorias.  
E vale citar os três patrocinados pelo Movimento Convergência, Natácio Bezerra, Eduardo London e Lucas Guimarães.  Valeu e muito para cada um deles o aprendizado e a percepção de que estar aqui é uma ótima oportunidade de evolução técnica.  Agradeço o empenho e dedicação de cada um deles na competição e que levem esses momentos únicos pela vida a fora ! Souberam aproveitar a oportunidade propiciada.
E vale passar os olhos nos emparceiramentos do evento, via consulta no site www.chess-results.com, onde há também farta publicação de partidas do torneio, em cada categoria (ver link específico no site citado).  Para ver as partidas on line a partir das 10 horas deste sábado, clicar em www.wycc2011.com e  em seguida no segundo link disponibilizado de partidas on line.
Para finalizar, um detalhe do acaso com o qual fui novamente premiado.... Passava eu perto de uma das saídas do palco onde ficam as 16 partidas on line quando vi surgir à minha frente, caminhando em direção a seus compatriotas um pouco afastados, a quem abraçou com emoção, o GM armênio que tinha acabado de vencer sua partida, praticamente conquistando o torneio no sub 18 open ! Esperei que ele terminasse essa celebração particular e pedi para fotografá-lo... 
A primeira dele como campeão! Mesmo com sua emoção algo contida, dá para perceber sutilmente nas fotos a enorme felicidade do GM campeão, mesmo após dura luta e natural cansaço resultante. Certamente mais um top GM a caminho....
Realmente valeu a pena ter vindo a este mundial!!
Segue o link das fotos citadas abaixo! Curta cada uma delas!  Tem até foto do hotel onde fiquei, com sua infraestrutura e até belos cavalos para passeio bem perto!  Documentei tudo. Um real privilégio poder estar aqui.
Vejam as fotos AQUI! 404 fotos!! tiradas durante a oitava rodada dos sub 8, 10, 12 e 14. Minha particular homenagem a cada um(a) desses(as) jovens enxadristas de diversas nacionalidades, mas com o denominador comum, no qual me incluo, de imenso prazer em jogar xadrez!
E vou agora para ver a última rodada e a cerimônia de encerramento, e depois apoiar na logística de partida de cerca de 1.700 pessoas que optaram por transporte via organização do evento. Nada acontece por acaso... haja planejamento e muito trabalho para isso.
Nada acontece por acaso, pois SÓ DEPENDE DE NÓS !
Um abraço,
Mascarenhas

VEJAM AQUI IMAGENS DE CALDAS NOVAS

Tabuleiro de pedra sustentado por um pensador

Um comentário:

Reinier Freitas disse...

Boa cobertura pra quem não acompanhou como eu tá bem detalhado!!