segunda-feira, 28 de novembro de 2011

1128- Última resenha do Mundial pelo Masca!


Amigo Maia,

Boas visões e reflexões na despedida do Mundial de Jovens da FIDE 2011 encerrado neste sábado em Caldas Novas, que desejo compartilhar com você e seus leitores.

Tarde de domingo, aeroporto de Goiânia lotado de enxadristas no retorno para suas casas, vejo crianças da Índia e dos EUA super animadas e felizes jogando xadrez no chão do salão de embarque, sinal de como foi bom o evento! Estava com minha esposa e com a companhia do Eduardo London e seu pai Bernard aguardando nosso voo para o Rio quando recebi deles um arquivo com algumas fotos do Dudu tiradas durante o torneio.  Fui vendo-as no notebook e toda uma história muito legal foi se desenhando em minha mente...

Lembrei-me que conheci o Dudu na 1ª. etapa do Circuito 21 da Convergência de 2010, realizada na AABB-Rio em abril de 2010. Joguei com ele no torneio e gostei muito do jogo daquele garoto bem educado e falante e torci para que ele continuasse se animando com xadrez. O tempo passou e ele seguiu jogando alguns eventos de nosso movimento, sempre com muita alegria e simpatia, onde até ganhou um brinde no 21 que ocorreu na Associação dos Auditores Fiscais no Rio neste ano, um kit de relógio de pulso e pulseiras coloridas (essa foto você mesmo publicou !)! Recentemente ele foi convidado pelo Movimento Convergência a jogar o Mundial da Juventude (no sub-14 open) com despesas pagas e aceitou.

E quanta evolução desde aquele 21 da AABB-Rio... Melhorou seu jogo, interessou-se mais por xadrez e, principalmente, soube aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Movimento Convergência! Veja isso nas fotos! Aulas com o GM ucraniano Goloschapov (ELO 2580) durante o evento,

amizade que até rendeu um lauto almoço em churrascaria (!),

 interação com outros enxadristas estrangeiros, nacionais (ver foto com o mineiro Chiari)

e com o grupo “Convergente” (Lucas Guimarães e Natácio Bezerra),
seriedade e preparação em cada um seus jogos e uma alegria contagiante a cada bom resultado.

Presenciei isso (e vibrei com ele e seu pai!) quando de sua vitória num difícil final de 4 torres, cuja partida merece ser vista.
O arremate é bem legal e a técnica para ganhar esse final não era trivial. Sua alegria ao final desta partida vale todo o esforço de vinda e de luta dele neste torneio. Ele fez 4/9 (+2,-3, =4) e confirmou seu bloco FIDE. Seu ELO sai na próxima listagem!  Parabéns Dudu!!


Ver todas as fotos AQUI

Mas ainda tem mais...  Chegando ao Rio, na área de desembarque encontro com a WIM Regina Ribeiro, carioca de origem e cidadã honorária de Blumenau, pelo  reconhecido trabalho como desenvolvedora de programas educativos de xadrez em Santa Catarina para crianças e jovens e que estava em Caldas Novas também. Ela fez um testemunhal incrível sobre o que presenciou por lá, que tomo a liberdade de reproduzir abaixo:

“Mascarenhas, parabéns a todos pelo trabalho e evento!  O xadrez brasileiro, no contexto mundial, é um antes e outro depois desse belo evento. Vivi outros similares pelo mundo e posso afirmar isso!”

Nos abraçamos e cada um seguiu seu caminho, certos de que sem trabalho árduo e consistência em nossos atos, nada acontece.

SÓ DEPENDE DE NÓS!!

MF Alberto Mascarenhas

Nota de Maiakowsky: segue abaixo o mail de agradecimentoi do Bernard, pai do Eduardo:

Caro Mascarenhas,

Não tenho palavras para agradecer a oportunidade única que vocês proporcionaram ao meu filho Eduardo. Nas palavras dele, foi uma experiência que ele vai levar para o resto da vida! 
Muitas vezes olhamos o esforço de um grupo de apaixonados pelo xadrez, como você e o Movimento Convergência,  para revitalizar e motivar os jovens e nos parece uma empreitada Quixotesca onde os moinhos de vento parecem invencíveis. Mas ao participar de um evento deste porte, com 79 países, mais de 1.100 crianças, centenas de jogos simultâneos, chego a conclusão de que o esforço vale a pena! Parabéns, sei que não foi fácil e que a sua dedicação bem como a de outros voluntários foi fundamental para o sucesso deste mundial.

Um grande abraço,
Bernard

Um comentário:

XADREZ CARIOCA disse...

Caros Maia e Masca,

queria agradecer em nome da AABB-Rio o apoio dado pelo Movimento Convergência aos dois atletas do clube:Dudu e Natácio. Ficamos orgulhosos dos esforços deles e tb do Davi Holanda, o nosso terceiro representante no Mundial. Eles vieram cheios de gás para se dedicarem aos treinamentos e participarem de torneios.

Muito obrigado mesmo!!

Abraços,

AMORIM