sábado, 10 de outubro de 2009

383- Explicando o Helpmate

h3 (Helpmate em 3). E. Masanek, 1962.


Os Helpmates (em português: mates ajudados) proporcionam grande satisfação para os solucionistas. A palavra-chave do Helpmate é
cooperação. As peças brancas e negras cooperam para o objetivo comum de dar mate ao rei negro (mas todos os lances têm que ser legais, por exemplo, um bando ou outro não pode fazer um lance deixando seu rei em xeque). Já que há cooperação, a única competição envolvida é entre compositor e solucionista!
Há uma convenção que as negras movem primeiro em um Helpmate, então um Helpmate em 2 (notação: h ≠ 2) consiste de 4 semi-lances: negras jogam, brancas jogam, negras jogam de novo e finalmente brancas jogam e dão mate. Não há especial razão das negras jogarem primeiro nos Helpmates e não em qualquer outro tipo de problema. Esta convenção é somente um daqueles acidentes históricos que ninguém quer mudar.
Há uma segunda convenção concernente ao método de anotar as soluções dos Helpmates, a qual é ainda mais confusa para o enxadrista "comum". A solução de um Helpmate em 2 é escrito 1- x y; 2- w z , onde x e w são os lances das negras e y e z são os lances das brancas. Isto é o contrário das anotações normais e o enxadrista "comum" de torneios leva algum tempo para se habituar.

Mãos à obra, ou melhor, cuca para funcionar! o diagrama acima é um Helpmate em 3 ( 1- negras jogam, brancas jogam; 2- negras jogam, brancas jogam; 3- negras jogam, brancas dão mate!). A competição é entre o compositor E. Masanek e você dileto leitor! Não há disputa mas cooperação entre peças brancas e negras. O rei negro agradece se receber o mate. A grande técnica de resolver os Helpmates é tentar visualizar possíveis posições de mate para o rei negro, as possíveis casas de mate e respectivas casas vizinhas (com bloqueio pelas peças negras e/ou domínio das peças brancas).
Uma informação para motivar o leitor: o GM holandês John van der Wiel resolveu o problema em 15 minutos!! você pode fazer melhor? dou uma dica (que dica!!) que van der Wiel não teve: na posição de mate não há bloqueio das casas vizinhas ao rei negro mas só dominação!!
Quem acertar ganha um chopp de Maiakowsky!

Bom final de semana, bom feriado!!

3 comentários:

amasca disse...

Oi Maia !

Muito boa aula, mas matar o helpmate # 3 não é biscoito não ...

E para ver porque nosso xadrez carioca anda tão caidinho, visite e divulgue o blog abaixo...

Foi uma grata surpresa achar esse blog...

http://ramyrescoelho.blogspot.com/

Ramyres Coelho !!! Não digo mais nada para não tirar a surpresa. Visitem o blog e depois me diagam algo!!

Um abraço,
Mascarenhas

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Olá Masca!
Caramba, blog bacaninha da menina! até coloquei na minha lista de links.
A aula de Helpmate terá um segundo capítulo.

Grande abraço!

Leo Mano disse...

Olá Maia. De fato existe uma consequência importante no fato das negras começarem: a participação delas é duas vezes maior que, por exemplo, no direto em 2. Isso torna os Ajudados particularmente difíceis de resolver apesar do nome da modalidade sugerir o contrário.
LM