sábado, 17 de outubro de 2009

388- EXALTA-SE!!

Marcos Roland (4º Commended-Rio de Janeiro 2009)
HELPMATE EM 3 b) Qa4 =>c8.
============================================================================
Ontem aconteceu o banquete de encerramento do 52º Congresso Mundial de Composições de Xadrez (que promoveu o 33º Campeonato Mundial de Solucionismo). A festa foi no Porcão-Rio´s, no Aterro do Flamengo.
Foi uma festa linda, ó pá!! Uma grande reunião da família mundial que compõe e soluciona problemas de xadrez há mais de 50 anos! foi emocionante ver como esta família torcia e aplaudia muito quando alguns dos seus membros, já veteranos, recebiam seus diplomas de titulação de mestres da composição e/ou solucionismo.
O Congresso esbanjou amor e paixão pela atividade que representa a arte no xadrez. Em 2010 será na ilha de Creta, na Grécia. Estarei lá para ver tudo de perto!
Foi uma semana de sucesso! alguns torceram contra o evento, outros quiseram atrapalhar. Mas nada impede aquilo que se faz com amor, paixão e trabalho duro! Ratifico o que escrevi já aqui: nunca vi na minha já longa jornada de xadrez um evento organizado com tanto zelo, capricho, eficiência e, acima de tudo, respeito pelas pessoas. Para mim, congressista, foi uma semana de muita satisfação. Obrigado!!
Parabéns à dupla responsável pela realização do Congresso no Rio de Janeiro: Leonardo Mano e Roberto Stelling! parabéns às meninas do staff: Carolina Guedes Ferreira Dias, Cintia Marcate Queiroz e Georgeane Andrea Oliveira Fukumura!
Durante a semana vou postando as fotos que tirei do Congresso.

Boa semana a todos!!

7 comentários:

Xadrez Opinião disse...

Estive presente e posso, igualmente, testemunhar o esforço desinteressado e apaixonado que os organizadores empreenderam para que o MUNDIAL DE SOLUCIONISMO tivesse êxito.

Poucas vezes pude ver tão poucos e tão competentes se congraçando para que o final fosse de amplo sucesso.

Parabéns ao Roberto Stelling e ao Leo Mano.

São exemplos que me espelho para melhorar até como pessoa.

Loas tb as meninas que estavam no apoio e foram imprescindíveis para que os percalços fossem superados elegantemente.

Blanco

Unknown disse...

Maia vai postanto as fotos para que eu possa guardar algumas porque, infelizmente, não tive como tirar fotos no encerramento ontem e quero muito ter algumas recordações desse evento, além das boas memórias, dos bons amigos (chefinho, chefão e chefinha) que fizemos e do trabalho em equipe, cansativo, mas muito, muito divertido!!!!
Abraços Cintia M. Queiroz

Kleber Victor disse...

Parabéns ao Roberto Stelling e ao Leo Mano, que são exemplo de dedicação e competência. A Abnegação deles prova que se pode fazer muito, mesmo com poucos recursos, desde que se tenha vontade e determinação. É um exemplo a ser seguido.

Unknown disse...

Não estive presente pois estava no Congresso da FIDE na Grécia mas pude ver através do video tudo de bom descrito pelo Maia.

Aqui comungo da alegria de ver um excelente trabalho feito pelo Mano e pelo Stelling. Dá orgulho de ser carioca e brasileiro nestes momentos
Ass GM Darcy Lima

Anônimo disse...

Oi Maia,

Realmente um excelente evento!

faço (mais) uma sugestão ao bloggeiro mor:

Que tal explicar como participar de eventos pela UBP ? Como se associar, como iniciar-se nesse mundo artístico etc e tal?

A UBP precisa aumentar suas fileiras !

Um abraço e vamos prá cima dos porcos hoje em Sampa !!

Levei uma chinelada do Bil ontem no CXG... Coisas da vida !

Como diz uma música antiga cantada pela Elis Regina...

Vivendo e aprendendo a jogar
Vivendo e aprendendo a jogar
Nem sempre ganhando
Nem sempre perdendo
mas, aprendendo a jogar (!!!!)

A la lucha pues, Gracias a la vida, que me ha dado tanto ! (Ajedrez, amigos, mi trabajo y mi familia !!)

Um abraço,
Mascarenhas

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Ola Masca,

Vou pedir ao Leo Mano, presidente da UBP, um pequeno texto para dirimir suas questões que, decerto, são dúvidas de outras pessoas.

Mengooooooooooooooooooooo!!!!!!!

Leo Mano disse...

Olá Maia e Masca,
a UBP hoje não tem sócios pagantes apesar de seu estatuto o prever. A melhor forma de colaborar com a UBP no momento é participando de suas palestras sobre problemismo e de seus torneios de solucionismo. Especial atenção ao ISC que ocorre todo mês de janeiro (no Rio de Janeiro) onde participam mais de 30 países e o CBS (Campeonato Brasileiro) que em 2010 será muito especial por comemorar os 50 anos da UBP.

Formar massa crítica de competidores locais é nosso principal objetivo hoje e nisso você (leitor) pode ajudar e muito! Nesse aspecto, RJ e SP são beneficiados por terem problemistas morando lá. Mesmo assim, existe boa quantidade de material na internet para estudar e praticar.

Existem muitos projetos em pensamento mas que só poderão ser colocados em prática paulatinamente. Quem assistiu aos eventos do congresso sentiu na pele que as competições de soluções podem ser muito mais emocionantes que o xadrez tradicional. Tanto para os competidores quanto para os espectadores! Vide o SolvingShow.
LM