sexta-feira, 9 de outubro de 2009

381- O Real e o Imaginário! Eu Acreditei!!

NOTA DA ENTIDADE OFICIAL SOBRE O POPULAR!!
Campeonato Estadual Popular
"O Popular foi transferido, por dois motivos, o primeiro que recebemos uma proposta de realização com autorização de divulgação, mas que devido a imprevisto nos informaram a desistência da mesma após ser publicado no site.
O segundo é que muitos diretores solicitaram que o final de semana antes do Interclubes ficasse livre para organização das equipes.
Emparceiramento e premiação por classe de rating Premiação mínima de R$2.000,00
Evento aberto para todas as classes de rating e idade, inclusive para não federados.
Até a próxima semana informaremos a nova data e local.
"





E Maiakowsky acreditou que o Popular ia ser no Pestana Atlântica Hotel!! até elogiei a iniciativa, vislumbrando que os craques internacionais que participarão do 52º Congresso de Composições de Xadrez pudessem jogar o certame carioca. Doce ilusão!!
Talvez a entidade oficial tenha sido também vítima de ingênua credulidade: não faltam "organizadores" de xadrez que propagam projetos delirantes de torneios cujas chances de realização só estão nas suas mentes. Nunca se sabe o que na verdade ocorreu naquilo que a nota chamou de "imprevisto". E na verdade não queremos saber.
Agora dizer que atendeu a pedidos de diretores para que ficasse livre o final de semana anterior ao interclubes para organização das equipes???

MEU DEUS!!

MY GOD!! (tenho muitos leitores internacionais!!)

Bueno, de concreto e REAL é que amanhã é o início oficial do Congresso citado. Convido os cariocas a prestigiarem o abnegado trabalho de Leonardo Mano e Roberto Stelling. Prestigiem a máxima expressão da arte no xadrez. Na terça e quarta-feira, 9:30h, ocorre o 33º Campeonato Mundial de Solucionismo, competição por equipes (o Brasiiiiiiiil virá com duas!)!!
Os craques estrangeiros chegam amanhã e como o Popular no Pestana foi um tremendo micão, eles têm a opção dos animados pings no Clube Recreativo do Posto Seis !!

Bom fim de semana a todos! Bons sonhos!!

5 comentários:

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Maia,

tudo como dantes num tal quartel...

Sorte a vc e aos outros brasileiros no mundial de solucionismo.

AMORIM

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Caro Amorim,

muito obrigado. Decerto o Congresso exclamará!!
E o ?? de outubro é "hours-concours", não acha? :)

Grande abraço!

Maia.

Anônimo disse...

Oi Maia,

resolva tudo e algo mais no campeonato mundial !!

Poucos conseguem jogar um campeonato mundial... Já pensou nisso ?? Que legal, hein ??

Quando puder, explique em seu blog o que significa a terminologia de problemas de xadrez. Por exemplo, no site da competição tem um problema em homenagem ao evento, feito na Ucrania, identificado com h#2 e outras cositas más. Quem entende isso ??

Imagino que h#2 seja helpmate in 2 moves, mas o resto, babau, não decifrei. Mas as outas cositas más, até agora não compreendi.

Tentei achar no site alguma explicação sobre terminologia de problema (além dos clásicos "direto", äjudado" e ïnverso" e também fiquei sem resposta...

Vanos esclarecer isos !!

E Mengão 2 x 1 no Sampa !! Só faltou você por os gols no blog !!
Mengào rumo à Libertadores !

Hoje empatei com o Carlso Evanir no IRT CXG. Partida sem muita confusào....

Um abraço e espero ver vocês no Pestana !! Vou lá prestigiar nem que seja por pouco tempo.

Mascarenhas

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Olá Masca,

na verdade se eu resolver os mates diretos em 2 no tempo estipulado (geralmente são três diretos em 2 em vinte minutos)já atingirei minha meta estabelecida.
A competição é muito mas muito difícil e meus objetivos são aprender o máximo que puder e curtir o evento.
Legal você ir prestigiar. Se puder, faça a gentileza de tirar umas fotos das equipes brasileiras durante alguma sessão do Mundial.
Você abordou um ponto importante: as terminologias específicas do solucionismo. Eu já havia pensado em fazer umas postagens no blog explicando algumas delas que são básicas para os iniciados na modalidade mas desconhecidas da grande massa de enxadristas competidores.Isto julgo importante para difundir a modalidade. Uma abordagem mais didática partindo de um super-iniciante no solucionismo. Também abordarei alguns temas e técnicas que são caras para a solução dos problemas. Isso com a "supervisão" fraternal dos mestres Stelling, Roland e Leo que certamente me orientarão se eu escrever alguma imprecisão.
Você me animou e hoje vou postar um #3, ou seja, um helpmate (em português: ajudado) em três, muito legal que tem no ótimo livro do Nunn, "Solving in Style".

Mengão: como o Pet tá jogando!! com o Adriano acho que vai dar G4!!

A sua partida com o Evanir foi iluminada? :) Evanir é um excelente jogador e um grande cara!

Apareça no Pestana amanhã. Vai ter uma composição de Quick Composing: é proposto um tema aos compositores que, limitados por um tempo específico, têm que compôr problemas com valor agregado para o solucionismo (por exemplo, se não tiver presente o princípio da economia na função das peças a composição perde valor). É muito interessante ver o processo de criação desses "monstros". O Brasil participará do Quick composing com Almiro Zarur e Ricardo Vieira. Está prevista para 21h mas olhe a programação.

Grande abraço!

patricio disse...

Prezado amigo Maia ! ! !

Bem, realmente vc é muito ingênuo.Como pode vc acreditar em algo bonito, para o xadrez vindo de nossa federação.Popular em um hotel em copacabana,ahahahahahah, puxa vida amigo Maia- isso só irá ocorrer no dia que o "poste fizer xixi no cachorro"

Quando se fala em popular, eu lembro do popular de 2001 em São Gonçalo, com um pagode ao lado da quadra, aonde o torneio se realizava, sendo assim acho melhor vc acreditar que o popular se realizará no Sambódromo.
Se há algo bonito no xadrez do Rio, este nome é Élcio Mourão, e por isso, o nome dele foi reconhecido, e o mesmo convidado para desenvolver um projeto enxadrístico.

Amigo Maia, eu não gosto de participar de blogs, mas se eu sou o Zelaya do Xadrez, seu blog é a embaixada brasileira e faço desta meu palco iluminado... Nesse palco iluminado só da lala(Imperatriz Leopoldinense - pertinho da antiga ALEX), xi... meu comentário acabou em samba enredo,hehe.
Bem, se o clima é de popular, então devemos terminar em samba, relembrando o popular de 2001 ao lado do pagode...

atenciosamente,


Patricio de Oliveira