quinta-feira, 29 de outubro de 2009

406- XADREZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO MORRO DA BABILÔNIA-RIO DE JANEIRO.



Xadrez ajuda crianças na escola e na vida no Morro da Babilônia
As aulas são de graça e acontecem três vezes por semana. Jogo traz não apenas melhor rendimento escolar, mas também o desenvolvimento pessoal.

As crianças do Morro da Babilônia, no Leme, estão dando um cheque mate nos problemas da escola e do dia a dia. Um projeto levou o jogo de xadrez para a comunidade. E olha que não param de chegar alunos querendo aprender a arte do tabuleiro.

Dificuldade de aprendizagem, notas baixas, no Morro da Babilônia, as crianças estão aprendendo a dar um xeque-mate em todos esses problemas. Com apenas cinco aulas, a aluna Clara já sabe usar as peças do xadrez. Ela explica direitinho como se joga com cada uma delas.

Os jogos acontecem na sede da associação de moradores do Morro da Babilônia. As aulas são de graça e acontecem três vezes por semana. Em menos de um mês de curso, o professor Wagner Peixoto admira o entusiasmo da turma da comunidade.

“Xadrez é um esporte que é individual, ou seja, você tem que tomar as decisões sozinho, ninguém vai te ajudar. Isso dá certa independência muita legal para a criança. Aqui já se pode deslumbrar talentos, em breve pode sair campeões daqui”, diz o educador.

O xadrez é um jogo que exige raciocínio lógico e concentração, ganha quem escolhe a melhor estratégia. Essa combinação de características que vai trazer não apenas o melhor rendimento escolar, mas também o desenvolvimento pessoal. A professora vê vantagens em usar a técnica no dia a dia dos estudantes.

“Ajuda eles a pensarem no outro colega. Quando tem uma certa dificuldade, através do jogo eles pensam em ter paciência, ensinar o próximo em clima de união”, aponta a professora Fernanda Bernardes.

As aulas acontecem com o apoio da unidade de Polícia Pacificadora e da associação de moradores. O capitão Felipe, comandante da UPP, arrisca uma partida com os novos jogadores e não acha o jogo fácil.

Até para quem nunca jogou antes, a novidade faz sucesso: “Eu acho legal, acho que é bom para no nosso raciocínio na escola para matemáticas e outras disciplinas”, conta um aluno.

FONTE: http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1359557-9097,00-XADREZ+AJUDA+CRIANCAS+NA+ESCOLA+E+NA+VIDA+NO+MORRO+DA+BABILONIA.html

6 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente emocionante !!!

Parabéns ao trabalho do Wagner !

Só que a menininha tá jogando o xadrez do Fischer !!!

Bom ver movimentos desse calibre. Cada um fazendo um pouco pelo outro, o mundo tem que melhorar.

Abs.
Mascarenhas

Roberto Stelling disse...

Excepcional o trabalho do Wagner, é com gente assim que se faz um país melhor!

Celso Renato disse...

O xadrez social começa a ganhar terreno aqui no Rio de Janeiro, que tem um campo vastissimo a ser explorado e um novo mercado trabalho (ensino do xadrez) a ser conquistado. O Mestre Wagner é um dos pioneiros no ensino do xadrez na "Cidade Maravilhosa"
Parabens ao Mestre Wagner!!!

Migueis disse...

Deveriamos diferenciar "xadrez lazer" [essencialmente pedagógico] do "xadrez competição". Sugeriria deixar ao Wagner, Maia, Teixeira e outros reonomados enxadristas a atarfa de formar campeões , que viriam da xadrez lazer, ministrado inicialmente por professores escolares, que, mais adeuados as funções pedagógicas, passariam noções básicas e, especialmente, ética, repeito, cidadania. Teriamos, assim, ao final de tudo, melhores pessoas, enxadristas éticos e cidadãos.
Migueis.

patricio disse...

Quanta felicidade destas crianças, pois, estão aprendendo com um Mestre Fide e com muitos títulos conquistados, inclusive o Estadual e se não me engano, o Mestre Wagner já foi Tri-estadual de xadrez.

Parabéns Amigo Wagner por mais esta realização.

Patricio

joca dedeus disse...

Grande Wagner,

Parabéns ao "baladeiro de Nova Iguaçu" - grande matéria!

Agora, este "simpático" Miguéis só pode ser carioca...não?
(...e flamenguista, sem dúvida!)


abraços,


Joca
www.xadreztorneios.blogspot.com