segunda-feira, 12 de outubro de 2009

384- Explicando o Helpmate II (final) e Congresso de Solucionismo

H. Forsberg, 1936.

a) Diagrama b) N Ta6 c) N Ba6 d) N Ca6 e) N Pa6 h≠2

Um pouco mais sobre as notações que aparecem amiúde nos problemas. O diagrama acima (1ª posição de helpmate apresentada no ótimo livro de John Nunn, "Solving in Style") consta de 5 problemas em um só! Depois de resolver a posição do diagrama, substitua a peça em a6 por torre negra ( na notação: b) N Ta6= problema "b", coloque uma torre negra em a6. Em inglês: b) B Ra6= black rook a6), depois por bispo, depois por cavalo, depois por peão. Cada uma das 5 peças negras em a6 constitue um helpmate em 2 diferente para resolver.
Este é um problema bastante pedagógico para se começar a resolver helpmates. Para resolver cada helpmate o solucionista tem que visualizar uma série de posições de mate contra o rei negro e checar se as mesmas podem ser atingidas pelo número exigido de lances (1-negras jogam, brancas jogam; 2-negras jogam, brancas dão mate). Pelo diagrama é evidente que o rei branco não participará do processo pois está muito longe. Óbvio também que em cada helpmate a peça negra que originalmente está em a6 será usada para bloquear uma casa vizinha ao rei negro na posição de mate (auto-bloqueio) com as outras casas dominadas pela gloriosa dupla torre e cavalo brancos.

Não é difícil resolver, pessoal.



Anatoly Vasylenko, 2008. Dedicado ao 52º Congresso de Composição no Rio de Janeiro. h≠2 b) Ka4-e8, c) b7-e2

Acima o diagrama que está no site oficial do
52º Congresso Mundial de Composição. Pela notação (em inglês) vemos que são 3 problemas em 1. Além do helpmate em 2 do diagrama (está implicito na notação o " a) diagrama"), temos um segundo helpmate a resolver transferindo o rei negro de a4 para e8 e um terceiro transferindo o peão negro de b7 para e2.
Esse é difícil!

Solução do helpmate em 3 da postagem anterior: 1-Ta8-f8=D; 2-Ta7-Ba2; 3-Rh7-Bxb1++ Bacana!!
====================================================================
O Congresso de Composições está espetacular!! Trabalho, trabalho e trabalho impecável da dupla Leonardo Mano e Roberto Stelling! poucas horas de sono, capacidade administrativa e, acima de tudo, operacional. Arregaçaram as mangas, movidos por uma paixão antiga e perene por uma arte que é parte integrante da vida deles. Todas e quaisquer palavras de elogio são poucas para qualificar os dois, Presidente e Vice-Presidente da UBP!! Parabéns também ao corpo de auxiliares, as meninas, todos, enfim.
Sou um cara observador, tenho os olhos de ver. Nunca presenciei na já longa estrada que tenho de xadrez um evento feito com tanto amor e dedicação. Sinto-me orgulhoso de ser congressista deste certame.
Ontem rolou o Quick Composing. Tive o privilégio de assistir o processo de criação de composição do mestre campeão brasileiro Marcos Roland. Foi dado um tema-tarefa e os craques tinham que se virar!
Hoje foi o Open Solving, 3 horas para resolver uma bateria de 12 problemas (diretos em dois, em três, em mais de três, estudos, helpmates e selfmates). Foi difícil pra caramba!! estou chateado que errei um direto em 2 (por falta de revisão adequada! não posso deixar escapar diretos em 2!!) mas muito feliz que acertei um estudo (final artístico) na íntegra. Pelos meus cálculos, 10 pontinhos para Maiakowsky, devo ficar entre a antepenúltima e última colocação!!
Amanhã é o Campeonato Mundial de Solucionismo.. Brasil com duas equipes! Se hoje foi difícil amanhã então......

Compareçam, cariocas, prestigiem!! vejam a programação.

Grande abraço!!

Nenhum comentário: